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A História do Videogame


2007

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PlayStation Home: no serviço online nos moldes de "Second Life", usuário pode locomover-se e fazer amigos pelos inúmeros ambientes virtuais
O lançamento do PlayStation 3 na Europa, em 23 de março, foi o primeiro acontecimento marcante de 2007. Fraca, a recepção no Velho Continente não teve as filas e confusões registradas nos Estados Unidos e Japão, onde o console estava disponível desde o ano anterior. Porém, nos meses seguintes a situação do PS3 melhorou na região, estimulada pela campanha de marketing da Sony, que investiu US$ 6 milhões.

Coube à Sony, aliás, a notícia de maior relevância da Game Developers Conference, em San Francisco, em março, ao anunciar o PlayStation Home, comunidade virtual para a rede online do PS3: nela, o jogador assume o papel de um avatar e passeia por diversos ambientes 3D, socializando-se com outras pessoas e divertindo-se com conteúdo criado pelas produtoras de game - e pela própria Sony, é claro.

O COMPOSITOR DA NINTENDO
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Na GDC 2007, Koji Kondo, responsável pelas trilhas sonoras de pérolas como "Mario" e "Zelda", fez a sua primeira aparição pública no Ocidente
Só se falava em nova geração, mas foi "God of War II" o primeiro grande lançamento do ano, para o bom e velho PlayStation 2. O velho e bom console, aliás, além de chegar a 120 milhões de unidades vendidas, passou a ser posicionado pela Sony como um concorrente do Wii, longe de encerrar carreira. Por isso, aumentou o número de jogos casuais. Títulos como "Boogie", anunciado para Wii, ganhariam versões para PS2.

Semanas depois, chegou às prateleiras um título de "Pokémon" para o DS, nas variações "Diamond" e "Pearl". Resultado? Sucesso instantâneo - mais que isso, já que em seis meses ambos venderam aproximadamente 7 milhões de cópias, ajudando a Nintendo a dobrar seus lucros no primeiro semestre do ano.

PS3 PARA CURAR O CÂNCER
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Em março, o PS3 passou a integrar o Folding@home, projeto da Universidade de Stanford, que utiliza a internet e os sistemas computacionais voluntários para decifrar a o processo de formação de diversas doenças, como câncer e Alzheimer, e assim procurar pistas para a cura desses males. Graças ao console, meses depois o programa entrou para livro Guinness como o mais poderoso sistema de rede distribuído do mundo
Em 29 de abril, chegou às prateleiras da América do Norte o Xbox 360 Elite, modelo do console na cor preta, com HD de 120GB e saída de áudio e vídeo HDMI, por US$ 479. Nos meses seguintes, Europa e Japão receberem o modelo, que é o mais caro dentre todos os disponíveis para o Xbox 360.

Em um maio sem E3, a Microsoft apertou o cerco contra a pirataria no Xbox 360, banindo da rede Live, em caráter permanente, os consoles modificados para rodar cópias ilegais de games. Uma mensagem de texto era exibida na tela avisando sobre o banimento assim que os usuários de conectava à rede.

A Blizzard escolheu Seul, capital do país onde "StarCraft" é uma verdadeira febre, para anunciar a tão esperada continuação do game de estratégia em tempo real lançado em 1998. A versão, na verdade, é quase um "upgrade" do original, mantendo as três raças - Protoss, Terran e Zerg -, mas modernizando os gráficos e acrescentando unidades inéditas.

Em junho, Ken Kutaragi deixou os cargos de presidente do conselho e executivo-chefe da divisão de games da Sony Computer Entertainment (SCEI), afastando-se de funções executivas para tornar-se presidente de honra do conselho. Engenheiro por formação, o "pai do PlayStation" foi o principal responsável pela criação do setor de videogames da Sony. Contudo, a relação da Kutaragi estava desgastada dentro da companhia, agravada pelos problemas com as performances do PSP e do PlayStation 3. Em seu lugar, assumiu Kaz Hirai.

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Lançado em novembro, "Assassin's Creed" foi um dos muitos títulos exclusivos que virou multiplataforma
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Em 2007, viu-se que os jogos exclusivos estão caindo em desuso: muitas produtoras optaram por tornar-se multiplataforma, já que custa cada vez mais caro produzir um game e, comumente, lançá-lo para apenas um sistema não garante o retorno financeiro. Foi o caso da Koei, que anunciou para Xbox 360 versões de "Fatal Inertia" e "Bladestorm", até então exclusivos para PS3, seguindo o caminho traçado por "Virtua Fighter 5 e "Assassin's Creed" e "Katamari". Porém, foi o anúncio de "Devil May Cry 4" para Xbox 360 e PC que ganhou mais repercussão - fãs mais exaltados chegaram a criar um abaixo-assinado para manter o game exclusivo do PlayStation 3. Mais no final do ano, a Capcom faria o anúncio de "Lost Planet" para PS3, jogo que foi exclusivo do Xbox 360.

A Rockstar Games, acostumada às polêmicas envolvendo suas franquias controversas, como "GTA", viu "Manhunt 2", para Wii, PSP e PS2, ser banido do Reino Unido - o motivo, naturalmente, foi o exagero de violência no conteúdo, repleto de assassinatos frios e cruéis. Nos Estados Unidos, o jogo recebeu a classificação "Adults Only" ("Somente para Adultos), o que impediu a sua comercialização no país, já que Nintendo e Sony não permitem jogos com tal selo em seus consoles. Apenas em outubro "Manhunt 2" conseguiu ingressar nos EUA, só que em edição com conteúdo atenuado, classificada como "Mature" (para maiores de 17 anos). Em países como a Holanda, o game foi vendido sem cortes.

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Luzes da morte do Xbox 360 deu o que falar em 2007
Enquanto conseguiu, a Microsoft tratou problema das "Três luzes Vermelhas", que causa pane geral no Xbox 360, como algo dentro dos parâmetros normais de defeito para aparelhos eletrônicos, que oscila entre 3% e 5%. Porém, em julho a empresa de Bill Gates veio a público e expandiu para três anos a garantia do console, válida exclusivamente para a pane. Entre trocas, reembolsos, consertos e fretes, a Microsoft desembolsou uma quantia superior a US$ 1 bilhão. Paralelamente, a Microsoft tira de linha a primeira placa do Xbox 360. A partir desta data, todos passam a ser equipados com a placa do Xbox Elite, com saída HDMI e mais confiável que a original.

A E3, conhecida como o maior evento de games do planeta, viu em julho de 2007 a estréia de um novo formato: menor e com as (poucas) empresas participantes espalhadas em vários hotéis de Santa Monica, além de um ínfimo pavilhão de exposições em um hangar da cidade. Foi uma edição que, além de morna em termos de novidades, amargou problemas com as inovações da organização - muito tempo era perdido deslocando-se de um lugar a outro.

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"Rock Band" abriu a E3 2007 na conferência da Microsoft...
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...surpresa da Nintendo, "Wi Fit" foi lançado somente no Japão no final do ano...
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..."Killzone 2" foi a grande atração para PlayStation 3 na feira de jogos americana...
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... e para PC e Xbox 360, "Bioshock" superou as expecativas em agosto.
Microsoft, Nintendo e Sony promoveram suas tradicionais conferências, sendo que a da fabricante do Xbox 360 foi a mais morna de todas, enfocando os títulos exclusivos da plataforma com lançamento previsto para 2007, tais como "Mass Effect" e "BioShock"; a Big N anunciou "Wii Fit", aplicativo de malhação que acompanha um controle em forma de balança, e o tão ansiado "Mario Kart" para o console, além do Wii Zapper, acessório que transforma os controles em uma arma de fogo; a Sony, por sua vez, finalmente mostrou "Killzone 2" em ação, e anunciou o PSP Slim & Lite, modelo mais leve do portátil.

Logo após a E3, Peter Moore, executivo da divisão Xbox, deixou o cargo na Microsoft e foi para EA Sports. Ele ficou conhecido pela irreverência, especialmente em conferências da companhia na E3, quando tatuou os nomes de "Halo 2" e "Grand Theft Auto IV", e tocou guitarra em "Rock Band", com o pessoal da Harmonix. Em seu lugar, assumiu Don Mattrick, ex-presidente da Worlwide Studios da Electronic Arts.

A Microsoft, em agosto, baixou o preço dos três pacotes do Xbox 360, que passaram a custar US$ 279 (Core), US$ 349 (Premium), e US$ 449 (Elite). No mês de outubro, o pacote Core foi substituído pelo Arcade, que inclui controle sem fio saída HDMI e os jogos do Live Arcade "Boom Boom Rocket", "Feeding Frenzy", "Luxor 2", "Pac-Man Championship Edition" e "Uno". No Brasil, o preço do console caiu R$ 500, passando a custar R$ 2499.

A partir de agosto, o que se viu foi uma confusão, recheada de informações desencontradas, envolvendo cortes no preço e a introdução de novos pacotes do PlayStation 3 nos Estados Unidos, Europa e Japão. Primeiramente, a Sony anunciou uma redução de US$ 100 no preço do console, cujo modelo de 60GB passou a custar US$ 499, e introduziu um pacote com 80GB e o jogo "Motorstorm" por US$ 599.

Meses depois - em novembro, para ser mais exato - a Sony, além de cortar o preço do modelo de 80GB para US$ 499, colocou no mercado norte-americano, por US$ 399, um com 40GB, "capado" de várias funcionalidades - tem apenas duas portas USB, não possui leitor de cartões de memória e, principalmente, a capacidade de rodar jogos para PlayStation 2.

"BIOSHOCK", "ROCK BAND", "HALO 3" E OUTROS (2007)
MAIS VÍDEOS DA "HISTÓRIA DO VIDEOGAME"

A essa altura, a Sony já anunciara que não reporia mais os modelos de 60GB e 80GB nas prateleiras e que trabalharia apenas com o modelo de 40GB. Em abril, a empresa já havia divulgado que não produziria mais o pacote com 20GB. Assim sendo, o PlayStation 3 terminou o ano de 2007 tendo como pacote oficial o de 40GB nos EUA.

Se a Games Convention, em Leipzig, na Alemanha, foi uma feira vistosa, mas carente de novidades - muito do que foi exibido por lá já passara pela E3 -, a Tokyo Game Show teve boas notícias, principalmente para os proprietários do PlayStation 3, com o tão aguardado e especulado anúncio do DualShock 3, que volta a ter função de vibração. Também foram anunciadas novas versões de "Kingdom Hearts" para Nintendo DS e PSP e, quem passou pela TGS, que em 2007 teve quatro dias e, por isso mesmo bateu recorde de público - pouco mais de 193 mil pessoas -, pôde experimentar "Metal Gear Solid 4" e "Metal Gear Online" em primeira mão.

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"Halo 3" encerra a trilogia de Master Chief que começou no Xbox
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Embalado por uma forte campanha de marketing - a Microsoft desembolsou US$ 10 milhões em publicidade -, "Halo 3", que chegou às prateleiras em 25 de setembro, arrecadou US$ 300 milhões na primeira semana, com 3 milhões de cópias vendidas. Nos EUA, o jogo movimentou US$ 170 milhões, tornando-se o lançamento de entretenimento mais importante da história até então, superando a estréia de "Homem-Aranha 3" nos cinemas e a chegada de "Harry Potter e as Relíquias da Morte" às livrarias. No Brasil, jogo foi lançado totalmente em português.

Semanas após o lançamento de "Halo 3", a Bungie Studios anunciou a decisão de se tornar uma produtora independente e separou-se da Microsoft. Esta, contudo, manteve os direitos sobre a franquia best-seller - além de, eventualmente, garantir a possibilidade de distribuir eventuais novas propriedades intelectuais da Bungie.

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"Super Mario Galaxy" (WII) coloca o eterno mascote nas estrelas
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Em novembro, foi a vez de "Super Mario Galaxy" chegar, para alegria dos fãs do bigodudo, afinal, desde o GameCube o personagem não recebia uma aventura. A recepção no Wii, contudo, foi morna, com 500 mil cópias vendidas na primeira semana nas lojas.

Para os fãs de games de tiro, o ano foi dos mais movimentados: além de "Halo 3", teve "Metroid Prime 3", no Wii, e o sofisticado "Crysis", para PC. Mas foram os surpreendentes "BioShock" e "Portal" (integrante do pacote "The Orange Box"), ambos títulos para PC, PS3 e Xbox 360, que roubaram a cena, conquistando os a crítica especializada e o público. Para completar, após seis anos de hiato, um novo trailer de "Duke Nukem Forever" foi divulgado.

MEGA DRIVE PORTÁTIL
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Em uma iniciativa inovadora, a Tectoy lançou uma versão portátil do Mega Drive, console que chegou às lojas japonesas originalmente em 1988 e, ao lado do Super Nintendo, consagrou a era dos 16 bits. O aparelho de bolso, que custa R$ 199, não tem entrada para cartucho, ficando restrito aos 20 jogos que vêm na memória.
No Brasil, o evento SBGames 2007, que aconteceu em São Leopoldo (RS), marcou o anúncio de um programa de apoio da Sony às universidades e produtoras do país. A idéia é habilitar estudantes e profissionais a desenvolver para a plataforma PlayStation - inicialmente, PS2 e PSP. O acontecimento foi marcante à medida que a Sony, historicamente, nunca deu muita bola para o Brasil.

Enquanto o final de ano não foi dos mais felizes para a Atari, que viu seu executivo-chefe David Pierce deixar a companhia e decidiu, na América do Norte, abandonar a produção de games, focando-se apenas na publicação e distribuição, Activision e Vivendi Games anunciaram uma fusão histórica, que criou a maior maior publisher de jogos do mundo. A nova empresa, chamada Activision Blizzard, passou a atual líder do mercado, Electronic Arts.

Foi um ano marcado pelo domínio da Nintendo, que voltou à liderança do mercado de consoles graças ao fantástico desempenho do Wii, que conquistou pessoas de todos os perfis e idades, tornando-se uma espécie de fenômeno pop - com menos de um ano no mercado, vendeu no Japão mais que o GameCube em toda a sua vida. Nos Estados Unidos, achar um Wii nas prateleiras era uma tarefa das mais árduas.

ANIVERSÁRIOS DE 2007
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O eterno "Duke Nukem Forever" reapareceu em um breve vídeo em dezembro
10 anos do anúncio de "Duke Nukem Forever"
20 anos da série "Metal Gear"
35 anos do Odyssey
Caminho semelhante traçou o Nintendo DS, cuja performance o credenciou definitivamente como uma plataforma capaz de galgar o posto de videogames mais popular do mundo, ultrapassando seu antepassado, o Game Boy. No Japão, onde o aparelho chegou a históricas 20 milhões de unidades, o DS parece evaporar das prateleiras. E bateu recorde atrás de recorde: só em 2007, foram mais de 6 milhões comercializados nos EUA.

Nunca jogou-se tanto por música quanto em 2007, graças à chegada de "Guitar Hero III" e de "Rock Band". Basta dizer que "Guitar Hero" foi a franquia mais vendida do ano e, embora pouquíssimas unidades de "Rock Band" tenham sido colocadas nas prateleiras, o título desenvolvido pela Harmonix em parceria com a Electronic Arts mostrou como tirar as bandas da garagem e colocá-las na sala de estar. Controles em forma de guitarra e bateria mudaram o jeito de interagir com os games.

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