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A História do Videogame


2003

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No Xbox, Tecmo explora sensualidade das lutadoras de "Dead or Alive"
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No dia 16 de janeiro, a Sony comemora a marca dos 50 milhões de consoles PlayStation 2 produzidos. Na mesma data, a Microsoft inaugura o Xbox Live no Japão, mas o serviço online começa devagar, com menos de 10 mil assinantes. Nos Estados Unidos, a situação do Xbox é bem melhor e os lançamentos do controverso "Dead or Alive Volleyball" e do excelente "Panzer Dragoon Orta" animam os donos do console no início do ano.

Também em janeiro, a Gradiente formalizou o fim de sua parceria com a Nintendo e deixou de distribuir os videogames GameCube, Game Boy Advance e seus respectivos jogos no Brasil. A notícia não significou a saída dos produtos da Nintendo das lojas, que passaram a ter suporte de importadora.

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Versão atualizada do Game Boy Advance tinha luz interna frontal, bateria recarregável de Li-ion e frente dobrável
No dia 14 de fevereiro, a Nintendo despachou as primeiras 300 mil unidades do Game Boy Advance SP para as lojas japonesas. O lançamento foi um sucesso e a empresa soltou uma nota pedindo desculpas por não conseguir atender a demanda. O novo modelo do portátil chegou aos Estados Unidos em 23 de março.

Ainda em fevereiro, a Konami confirmou que o GameCube teria uma versão de "Metal Gear Solid". Detalhes do jogo, que se descobriu ser um remake do título do PSOne, foram revelados somente na E3, feira mundial de jogos, em maio.

A E3 2003 aconteceu entre os dias 14 e 16 e não causou tanto estardalhaço como sua edição anterior. A Nintendo apostou nos jogos para GameCube com conexão com o Game Boy. A Microsoft revelou "Conker: Live and Uncut" online para Xbox e mostrou mais do esperado "Halo 2". Mas a maior notícia foi da Sony, que anunciou sua entrada no segmento de portáteis com o PSP (PlayStation Portable). Na ocasião, nenhuma imagem do aparelho ou de seus jogos foi mostrada.

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Efeito de câmera lenta de "Enter the Matrix" deixou o jogo muito fácil. Nem é preciso ser o Escolhido para desviar das balas
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A continuação de Matrix estréia nos cinemas de todo o globo em maio e traz junto o game "Enter the Matrix", com versões para PC e videogames. Como o filme, o game divide opiniões, mas a média das avaliações não aprovou a iniciativa dos irmãos diretores Wachowski.

"Mario Golf" para GameCube e "Star Wars Knights of the Old Republic" para Xbox são atrações norte-americanas no mês de julho. No Japão, já no começo de agosto, a bola está com "Winning Eleven 7" para PlayStation 2, que demorou poucos dias para atingir um milhão de cópias vendidas.

A grande notícia de agosto veio da Microsoft. A empresa anunciou que rompeu o seu contrato com a nVidia e elegeu a ATI Technologies como parceira para prover o chip gráfico do Xbox 2.

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Nintendo lança "F-Zero GX" em parceria com a Sega. Além da versão para GameCube, o jogo foi lançado nos fliperamas
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"F-Zero GX" dá a largada no GameCube no dia 26 agosto. O simulador de corrida é fruto de uma iniciativa da Nintendo em buscar parceiros estratégicos para produzir jogos com os personagens da empresa. Neste mesmo mês, a Namco anunciou que iria produzir um game musical com a família "Donkey Kong" também para o GameCube.

A série milionária "Grand Theft Auto" perde sua exclusividade nos videogames da Sony. "Grand Theft Auto: Double Pack" para Xbox reúne os dois games lançados para PlayStation 2. O anúncio do game foi feito na primeira semana de setembro.

"F-ZERO GX", "PRINCE OF PERSIA" E OUTROS (2003)
MAIS VÍDEOS DA "HISTÓRIA DO VIDEOGAME"

A Nintendo reduziu o preço do GameCube para US$ 99 no dia 25 de setembro. A iniciativa colocou as vendas do console próximas ao do PlayStation 2 e deixou o Xbox em terceiro colocado nos Estados Unidos durante a semana de Ação de Graças e no Natal.

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N-Gage: celular-videogame da Nokia não emplacou
O N-Gage, o celular-videogame da Nokia, é lançado no dia 7 de outubro. O aparelho pode ser usado para rodar jogos, para telefone padrão GSM, toca MP3, funciona como rádio e tem funções de agenda. No entanto, o preço salgado (US$ 299) e design polêmico - que dificulta a troca de jogos e deixa o usuário desconfortável quando o aparelho é usado como telefone - afastam os consumidores. Promoções com o aparelho não demoraram a aparecer e empresas de marketing estimam que menos de 5 mil unidades foram vendidas no ano.

Visando as vendas do final de ano, uma enxurrada de bons títulos chega às prateleiras norte-americanas: "Mario Kart: Double Dash" (GC), "Prince of Persia" (Multi), "Beyond Good and Evil" (Multi), "Simpsons: Hit and Run" (Multi), "Grabbed by the Ghoulies" (XB) e as continuações de "Jak & Daxter" e "Ratchet & Clank", ambas para PlayStation 2, são alguns dos destaques.

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Sony mostra como será o seu videogame de bolso, o PSP. No entanto, com exceção do tamanho da tela, a versão final do portátil ficaria bem diferente
No começo de novembro, a Sony mostrou as primeiras imagens do seu portátil, o PSP. Além de jogos, o aparelho roda arquivos MP3 e arquivos de vídeo. O grande destaque fica para a tela de crystal líquido, em formato de widescreen. Além de jogos, a meta da Sony é comercializar filmes na mídia proprietária UMD, usada pelo portátil.

A próxima geração de videogames - prometida para 2005 - começa a mostrar a cara. Em dezembro, Sony anuncia que o Chip Cell, o coração do PlayStation 3, está pronto e o presidente da Nintendo afirma que o próximo videogame da empresa irá rodar também jogos do GameCube.

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