"PES 2014" terá estilo de jogo mais parecido com "FIFA", diz revista

do Gamehall

FOTORREALISTA

Reprodução
Produtor emprestou o próprio rosto para demonstrar poderio do engine

As primeiras novidades de "Pro Evolution Soccer 2014" foram mostradas na edição de abril da revista Edge e, entre tudo o que foi mostrado lá, uma coisa chama muita atenção: o game terá um motor de simulação de física, mais parecido com a utilizada no rival "FIFA".

O novo motor chama-se 'Barycentre physics' e promete oferecer partes do corpo com pesos diferentes. Com isso, a colisão dos atletas será similar à de "FIFA", exceto pelo fato de que a força do impacto será diferente de acordo com a parte do corpo atingida, além do tamanho e peso dos jogadores envolvidos.

Além disso, "PES 2014" usará um novo motor gráfico baseado no FOX Engine que, segundo a Konami, é capaz de gerar gráficos fotorrealistas. Contudo, a equipe de desenvolvimento de "PES" prefere chamá-lo simplesmente como 'New Engine', não dando importância ao título do propulsor, que promete ser muito mais versátil que o atual.

"Nosso motor novo não está limitado aos próximos anos, ele funcionará também nas plataformas da próxima geração", disse o produtor sênior do jogo, Naoya Hatsumi. "Não se trata de fazer jogos para a TV, ele pode se adaptar a qualquer plataforma, como tablets ou celulares".

A revista aponta que o time também está focado no realismo absoluto dos atletas. Na imagem acima, aliás, é possível ver o rosto de Hatsumi com uma pele detalhada, evidenciando seus poros e sobrancelhas diferenciadas. Outra novidade: as camisetas serão separadas do corpo dos jogadores, podendo mostrar leveza e até escapar quando agarradas pelo adversário.

Nova mecânica e conectividade

Na mecânica, sabe-se que o controle da bola ganhou um raio de ação três vezes maior do que o atual permitindo disputas mais dinâmicas pela posse da pelota e dificultando ainda mais seu controle.

"Antes, as fintas de corpo eram mais estéticas, agora, elas serão parte da tática", disse o produtor.

CENTRO DE GRAVIDADE

Reprodução
Outra novidade da física 'Barycentre' é o ponto de equilíbrio do jogador, que não será mais o centro do seu corpo, mas o seu pé de apoio e a linha de gravidade do atleta.

Na parte tática, será possível definir as zonas específicas de atuação do jogador, para evitar que fiquem espaços vazios em sua defesa ou até organizar contra-ataques em velocidade.

Por fim, Masuda também aposta em uma maior conectividade, que segundo ele é mais apropriada ao estilo de vida atual.

"O mercado está encolhendo, então esperamos que, se possível, possam editar os jogadores em seu telefone ou alterar formações, então, quando você voltar para o jogo, você pode iniciar instantaneamente com suas configurações favoritas".

Outra novidade da física 'Barycentre' é o ponto de equilíbrio do jogador, que não será mais o centro do seu corpo, mas o seu pé de apoio e a linha de gravidade do atleta.

O jogo mais recente da série, "Pro Evolution Soccer 2013", tem versões para PC, PlayStation 3, Xbox 360, Nintendo 3DS, PSP, PS2 e Wii. Para a edição de 2014, são esperadas versões para as mesmas plataformas, além dos consoles da próxima geração.

Lançamos agora a pergunta: o que você achou dessas primeiras novidades oficiais de "PES 2014"? Deixe sua opinião nos comentários logo abaixo e diga também o que você gostaria de ver na próxima versão do futebol da Konami.

VEJA DEZENAS DE JOGOS DE FUTEBOL
Veja Álbum de fotos

UOL Cursos Online

Todos os cursos