UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Avaliação de lojas de games do Brasil

08/09/2010 - 13h00

UOL Jogos avalia a experiência de compra nas lojas de games brasileiras

PABLO RAPHAEL
Da Redação
Pablo Raphael / UOL
UOL Jogos encontrou muitos games nas prateleiras, mas poucas novidades
Ser jogador de videogame no Brasil não é fácil. É um hobbie caro, principalmente para aqueles que procuram manter-se sempre atualizados, jogando os principais lançamentos dos consoles de última geração. Ainda assim, há uma demanda crescente no mercado de entretenimento digital e não são poucas as empresas que buscam atender essa clientela, de lojas especializadas até grandes redes de livrarias e lojas online. O UOL Jogos foi às ruas de São Paulo - e ao ciberespaço - para avaliar como é a experiência de compra em 13 desses estabelecimentos.

Em nossas visitas, nos deparamos com situações diversas, desde pirataria, pechinchas inesperadas e preços elevados, mesmo em jogos com mais de um ano em catálogo. Na internet, as diferenças entre as lojas não foi tão grande quanto às percebidas nas lojas físicas. Para quem já sabe o que procura e tem paciência para esperar, as lojas virtuais se revelaram a melhor opção no mercado nacional. Para o consumidor leigo que está adquirindo seu primeiro videogame, a experiência não é das melhores, com falta de informações detalhadas em sites e orientações errôneas em boa parte das lojas.


Confira o Ranking e análise das lojas físicas

Foram observados três critérios:
  1. Exposição dos produtos na loja, em vitrines, prateleiras ou balcão;
  2. Se há algum tipo de demonstração disponível, exibição de vídeos ou a possibilidade de experimentar o jogo antes de comprar;
  3. Limpeza e iluminação do ponto de venda.


Exposição Demonstração Limpeza e iluminação
Fnac
InfoBom
InfoTem
InfoBom
Saraiva
InfoBom
Tem
InfoMédio
UZ Games
InfoMédio
InfoTem
InfoBom
House Games
InfoMédio
InfoNão tem
Bom
Sony Style
InfoRuim
InfoNão tem
InfoBom
Revolution
InfoMédio
InfoTem
InfoMédio
InfoMédio
InfoTem
InfoMédio
Cultura
InfoRuim
Não tem
InfoBom
Rock Laser
InfoRuim
Não tem
InfoRuim
Legendas
Bom Bom Médio Médio Ruim Ruim Tem Tem Não tem Não tem Info Mais informações
Foram feitas aos vendedores das lojas visitadas três perguntas com o intuito de verificar a qualidade do atendimento e da orientação ao consumidor, principalmente ao público leigo. Eis as perguntas:

  1. Qual o "Rock Band" mais recente?
  2. O Wii só tem jogos "de movimento"?
  3. O que significa o selo de 6 meses na capa de "StarCraft II"?

*Na Sony Style, as perguntas foram substituídas por outras referentes ao PlayStation 3 e seus jogos:

  1. Meu PS3 é importado dos Estados Unidos. Ele roda DVDs nacionais? E Blu-rays?
  2. Vocês já tem o "Gran Turismo 5"?
  3. Quando chega o controle PlayStation Move?
1 2 3
UZ Games
InfoAcertou
InfoAcertou
InfoAcertou
Sony Style
InfoAcertou
InfoAcertou
InfoAcertou
Saraiva
Acertou
Acertou
InfoErrou
Rock Laser
Acertou
Acertou
InfoErrou
Revolution
Acertou
Acertou
InfoErrou
Acertou
Acertou
InfoErrou
House Games
Acertou
Acertou
Errou
Fnac
InfoErrou
Acertou
InfoErrou
Cultura
InfoErrou
Acertou
InfoErrou
Legendas
Acertou Acertou Errou Errou Info Mais informações
Foram procurados três jogos:

  1. "Mafia II" (PC, PS3 e X360), lançado em 24/08;
  2. "Kane & Lynch 2: Dog Days" (PS3, X360), lançado em 17/08;
  3. "Crackdown 2" (X360), lançado em 27/07.

*Na Sony Style, foi observado se a loja conta com os principais lançamentos para PS3 no 1º semestre, pois a loja só opera com jogos exclusivos da Sony.

Mafia 2 Kane & Lynch 2 Crackdown 2
House Games
Não tem
Tem
Tem
Não tem Info
Tem
Tem
Rock Laser
Tem
Tem
Não tem
Saraiva
Não tem
Não tem
Tem
UZ Games
Não tem
Não tem
Tem
Revolution
Não tem
Não tem
Tem
Fnac
Não tem
Não tem
Tem
Cultura
Não tem
Não tem
Não tem


- Sony Style
Loja possui jogos mais recentes do PS3Info
Legendas
Acertou Tem Não tem Não tem Info Mais informações Comercializa produtos piratas Comercializa produtos piratas
Foi observado o acervo de jogos, consoles e acessórios das lojas, principalmente para as plataformas atuais: PS2, PS3, Wii, Xbox 360, PC e os portáteis DS e PSP.

Consoles Acessórios Jogos
UZ Games
Bom
Bom
InfoBom
Saraiva
Bom
Bom
InfoBom
House Games
Bom
Bom
InfoBom
Bom
Bom
Bom
Revolution
Bom
Bom
Médio
Fnac
Bom
Médio
Médio
Rock Laser
Bom
Médio
Médio
Sony Style
Bom
Ruim
Médio
Cultura
Ruim
Ruim
Ruim
Legendas
Bom Bom Médio Médio Ruim Ruim Tem Tem Não tem Não tem Info Mais informações
Foram comparados os preços praticados pelas lojas para games recém-lançados, jogos com algum tempo de prateleira, acessórios e consoles. O acessório pesquisado foi o headset para PS3, e o console foi o Wii preto, que inclui 2 jogos e o acessório Motion Plus.

*Na Sony Style, o preço apurado foi o do PlayStation 3. A loja não trabalha com acessórios.

Lançamento Catálogo Acessório Console
House Games
R$ 195
R$ 69,90 a R$ 179,90
R$ 195
R$ 749,99
R$ 185
R$ 99 a R$ 159
R$ 190
InfoR$ 790
Rock Laser
R$ 199
R$ 189
R$ 190
InfoR$ 790
UZ Games
R$ 159 a R$ 249
R$ 179 a R$ 289
Não tem
R$ 999
Saraiva
R$ 159 a R$ 249
R$ 99 a R$ 249
Não tem
R$ 990
Revolution
R$ 159 a R$ 249
R$ 99 a 280
R$ 210
InfoR$ 1.100
Fnac
R$ 249
R$ 199 a R$ 249
Não tem
R$ 999
Cultura
R$ 249 a R$ 270
R$ 240 a R$ 280
Não tem
Não tem


- Sony Style
R$ 199
R$ 119 a R$ 159
Não tem
InfoR$ 1.999


Lançamentos

Quem desejasse adquirir "Mafia II" no dia do lançamento do jogo (24/08), ficaria decepcionado: das nove lojas visitadas por UOL Jogos, apenas uma tinha o game à venda. Mesmo nas lojas on-line, o prazo de espera para a entrega variava entre uma semana e quinze dias. Outro lançamento recente, "Kane & Lynch 2: Dog Days", também não era fácil de encontrar. Até mesmo "Crackdown 2", lançado pela Microsoft no dia 27 de julho, não estava disponível em todas as lojas.

De acordo com a assessoria de imprensa da Fnac, a razão para a ausência dos lançamentos em sua rede é a distribuição. "O 'Mafia II' chegou aos estoques dos distribuidores oficiais brasileiros no dia 25 de agosto e deve estar nas lojas a partir do sábado (28). De acordo com o distribuidor oficial, o 'Kane & Lynch 2' está na aduana, aguardando entrada no Brasil", explicou Fernando Sant'Ana, assessor de imprensa da rede.

Pirataria

E até games piratas UOL Jogos encontrou pelo caminho: na loja Metrópole, na região da Santa Ifigênia, em São Paulo, o vendedor informou que "Mafia II" só estaria disponível na semana seguinte, mas rapidamente ofereceu uma "versão alternativa" para o Xbox 360. Questionada por telefone sobre o ocorrido, a gerente da loja, Adriana, primeiro negou que tivesse tal tipo de mercadoria: "Não trabalhamos com produtos alternativos, só originais". Em seguida, disse que não responderia perguntas por telefone ou via e-mail, apenas pessoalmente.

A reportagem de UOL Jogos retornou ao local alguns dias depois e conversou com a gerente da loja, que explicou que sim, trabalha com produtos piratas. "Temos jogos 'alternativos' em nossa loja, assim como todas as lojas da região também têm. Você só não vai encontrar jogos 'alternativos' onde não se vende consoles destravados, numa Fnac, por exemplo,", disse Adriana, que culpou a tributação elevada pela pirataria.

"Nós planejamos abolir essa prática aqui na loja, pois temos observado o crescimento do mercado de jogos originais, com o PS3. Mas enquanto o preço dos jogos, com as taxas e impostos elevados, estiver fora da realidade econômica, é difícil. Como alguém que ganha um salário mínimo vai pagar R$ 200 num jogo?", questionou a gerente.

Ambiente

A imagem da loja de games como um balcão e prateleiras de vídeo-locadora é coisa do passado. Com a entrada das megastores no mercado, as lojas buscam oferecer comodidade, conforto e uma experiência mais próxima ao consumidor. Boa parte das lojas visitadas opera no sistema de autoatendimento assistido, no qual o cliente pode pegar os produtos na prateleira, conferir seu preço em leitores de código de barra e ir ele mesmo ao caixa para comprar a mercadoria. Mas, caso necessite, há atendentes à postos para atende-lo.
Pablo Raphael / UOL
As maiores lojas operam em sistema de auto-serviço assistido...
Pablo Raphael / UOL
... enquanto outras ainda optam pelo atendimento no balcão.
Crédito
Algumas lojas possuem consoles para demonstrar as novidades.
Mesmo as lojas que ainda operam no formato de balcão, caso da Metrópole, Revolution Games, Rock Laser e UZ Games, oferecem demonstrações e trailers baixados das redes online dos consoles. Na Fnac, os clientes podiam experimentar os jogos "Pro Evolution Soccer 2010", "Super Mario Galaxy 2" e "Alan Wake", nos videogames PS3, Wii e Xbox 360, respectivamente.

A Sony Style, loja especializada nos produtos da Sony, dentre eles os consoles PlayStation 2 e PlayStation 3, dedica uma área pequena aos games, com os poucos títulos disponíveis trancados em uma vitrine e um PS3 que exibe trailers antigos de "Gran Turismo 5".

Já a Rock Laser, na Vila Maria, na Zona Norte de São Paulo, destoa da concorrência de forma negativa. Localizada nos fundos de uma lan-house, a loja é mal iluminada e, na terça-feira (24), quando a reportagem de UOL Jogos esteve lá, encontrou o piso sujo e com mosquitos voando ao redor das lâmpadas no teto. Era a única loja onde "Mafia II" já estava disponível.

Atendimento

O formato adotado pela maioria das lojas visitadas pressupõe certo conhecimento prévio do cliente, mas é fato que o público leigo se interessa cada vez mais pelos videogames. Assim, é de se esperar que as lojas tenham equipes qualificadas para esclarecer dúvidas e orientar o consumidor. Na prática, porém, os atendentes nem sempre estão preparados e se enganam ao tentar explicar as questões levantadas.

Quando perguntado sobre qual é o "Rock Band" mais recente, o atendente da Livraria Cultura respondeu que o game "Beatles: Rock Band" seria o mais novo, quando a resposta correta é o "Rock Band: Green Day". Na Fnac, o vendedor se confundiu com os jogos musicais e respondeu com a mistureba "Rock Band Hero 5", apontando para a caixa de "Guitar Hero 5".

Na Rock Laser, ao falar sobre o console Wii, a vendedora disse que o modelo preto tratava-se de uma edição limitada do console, quando na verdade esse não é o caso. Fábio Ricardo, gerente da loja, atribuiu o caso à falta de informação da funcionária e informou que a equipe da Rock Laser do Shopping Internacional, em Guarulhos, é mais bem preparada.

Variedade

Exceto pela Sony Style, todas as lojas avaliadas oferecem jogos para os principais consoles da atualidade: PlayStation 3, Wii e Xbox 360. A maior parte delas também tem jogos para os portáteis DS e PSP e também jogos para PC. É possível encontrar edições limitadas de jogos e uma boa diversidade de controles, volantes, guitarras e outros acessórios.

A House Games oferece o maior acervo, com games para plataformas como o primeiro PlayStation, Xbox, Game Cube e para o portátil GBA, além de jogos para os consoles atuais. Encontrar clássicos da geração atual é difícil: apenas na House "Halo 3", para Xbox 360, estava disponível. Já na Sony Style é possível encontrar os principais jogos exclusivos da Sony para o PS2 e PS3. Mas quem procurasse pelo primeiro "Super Mario Galaxy" em qualquer loja sairia de mãos vazias.

Preços

Não é fácil entender os preços praticados pelas lojas de games no Brasil: lançamentos variam entre R$ 159 e R$ 249, enquanto títulos de catálogo muitas vezes apresentam valores maiores, chegando a R$ 280. Porém, se o consumidor procurar com paciência, encontrará ofertas interessantes, como bons jogos por R$ 110 ou até menos.

Na Sony Style, os games são divididos em categorias de preço, com lançamentos saindo a R$ 199 e jogos mais antigos com preços que vão de R$ 159 até R$ 119. A Metrópole Games oferece uma alternativa para quem está em busca de renovar a coleção, com um sistema de troca de jogos. É possível até mesmo comprar os jogos "seminovos" por valores mais em conta do que os títulos novos.

Sobre o sistema de precificação, a rede Saraiva informou que sempre repassa as vantagens obtidas em negociação ao consumidor: "A Saraiva não tem uma política de catálogo para um mercado iniciante e de produtos importados, como o brasileiro, o que faz com que o preço de um produto lançado há um bom tempo esteja semelhante ao lançado recentemente", explicou Nádia Souza, assessora de imprensa da rede de lojas.

Explicação semelhante foi dada pela Fnac. "Ao contrário do que acontece nos EUA, no Brasil não há uma política de preços diferenciada para os lançamentos e produtos de catálogo por parte das publishers", disse o assessor Fernando Sant'Ana.

Lojas Online

O UOL Jogos pesquisou treze lojas online, entre elas os sites das nove lojas visitadas e quatro lojas virtuais. O site Americanas.com se mostrou de fácil navegação, com um sistema de busca eficiente. O acervo da loja é muito bom, com jogos variados para as principais plataformas. Nas lojas Ponto Frio e Submarino, a busca pelos produtos e até a navegação foram confusas, exibindo telas que não tinham relação com os produtos desejados e, no caso do Submarino, a maneira mais rápida de retornar ao que se procurava era voltar para a página inicial e realizar todo o processo novamente.

Em geral as lojas virtuais oferecem informações técnicas sobre os jogos, sinopses, algumas telas e mesmo trailers dos jogos, mas nem sempre esse é o caso. No site da UZ Games, alguns jogos têm como únicas informações o título e o preço.

Um problema comum em muitos dos sites visitados é a pouca variedade de produtos. Mesmo que os sites indiquem dezenas de produtos, muitos deles constam como esgotados ou "não disponíveis".

Confira o Ranking e análise das lojas online

Foram verificados quais dados técnicos dos produtos, além de descrições, sinopses e material informativo, como vídeos e imagens, estavam disponíveis para o consumidor.

Navegação Acervo Informações
Americanas
Bom
Bom
InfoBom
Saraiva
Bom
Médio
InfoMédio
Fnac
Médio
Médio
InfoBom
House Games
Bom
Médio
InfoMédio
Wallmart
Médio
Médio
InfoMédio
Rock Laser
Médio
Médio
InfoMédio
Metrópole
Médio
InfoMédio
InfoMédio
Revolution
InfoMédio
Médio
InfoRuim
Sony Style
Médio
InfoMédio
InfoRuim
10º Ponto Frio
Médio
Médio
InfoMédio
11º Cultura
Médio
Ruim
InfoRuim
12º Submarino
InfoRuim
Ruim
InfoMédio
13º UZ Games
InfoRuim
Ruim
InfoRuim
Legendas
Bom Bom Médio Médio Ruim Ruim Info Mais informações


Espaço para melhorias

As lojas de videogames no Brasil estão evoluindo junto com o mercado nacional, mas conforme os consumidores se tornam mais instruídos e exigentes, é de se esperar que os estabelecimentos que os atendem ofereçam um atendimento melhor, mais opções para os clientes e um intervalo de tempo menor entre o lançamento dos novos games no exterior e sua chegada às prateleiras nacionais. Se a experiência de compra nas lojas de games não é tão ruim hoje, é preciso admitir, porém, que ainda há um grande espaço para melhorias.
Fechar
UZ Games

UZ Games

Loja avaliada:
Shop.Eldorado - Av. Rebouças, 3.970 - Pinheiros, Sub-solo - São Paulo/SP
Mais informações: www.uzgames.net
Avaliação
Ambiente posição
Atendimento posição
Lançamentos posição
Variedade posição
Ranking Geral posição
Fechar
Saraiva

Saraiva

Loja avaliada:
Shop. Eldorado, Av. Rebouças, 3.970, Pinheiros, 1º Piso - São Paulo - SP
Mais informações: http://www.livrariasaraiva.com.br
Avaliação
Ambiente posição
Atendimento posição
Lançamentos posição
Variedade posição
Ranking Geral posição
Fechar
House Games

House Games

Loja avaliada:
Rua do Seminário, 222, Centro - São Paulo - SP
Mais informações: http://www.housegames.com.br
Avaliação
Ambiente posição
Atendimento posição
Lançamentos posição
Variedade posição
Ranking Geral posição
Fechar
Sony Style

Sony Style

Loja avaliada:
Shop. Bourbon, Rua Turiaçu, 2.100, Barra Funda - São Paulo - SP
Mais informações: http://www.sonystyle.com.br
Avaliação
Ambiente posição
Atendimento posição
Lançamentos - posição
Variedade posição
Ranking Geral posição
Fechar
Metrópole

Metrópole

Comercializa produtos piratas
Loja avaliada:
Viaduto Santa Ifigênia, 66, box 410 / 412 - São Paulo - SP
Mais informações: http://metropolegames.com.br/
Avaliação
Ambiente posição
Atendimento posição
Lançamentos posição
Variedade posição
Ranking Geral posição
Fechar
Revolution

Revolution

Loja avaliada:
Shop. Butantã, Av. Prof. Francisco Morato, 2.718, Butantã - São Paulo - SP
Mais informações: http://www.revolutiongamesexpress.com.br
Avaliação
Ambiente posição
Atendimento posição
Lançamentos posição
Variedade posição
Ranking Geral posição
Fechar
Fnac

Fnac

Loja avaliada:
Av. Paulista, 901, Bela Vista - São Paulo - SP
Mais informações: http://www.fnac.com.br
Avaliação
Ambiente posição
Atendimento posição
Lançamentos posição
Variedade posição
Ranking Geral posição
Fechar
Rock Laser

Rock Laser

Loja avaliada:
Av. Guilherme Cotching, 1.808, Vila Maria - São Paulo - SP
Mais informações: http://www.rocklaser.com.br
Avaliação
Ambiente posição
Atendimento posição
Lançamentos posição
Variedade posição
Ranking Geral posição
Fechar
Livraria Cultura

Livraria Cultura

Loja avaliada:
Av. Paulista, 2.073 - São Paulo - SP
Mais informações: http://www.livrariacultura.com.br
Avaliação
Ambiente posição
Atendimento posição
Lançamentos posição
Variedade posição
Ranking Geral posição

Compartilhe:

    Receba Notícias

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host