! Okami - Wii - Análise - UOL Jogos - 22/04/2008
UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Wii

Okami

22/04/2008

OTÁVIO MOULIN
Colaboração para o UOL
Na maioria dos casos, relançamentos são simplesmente atitudes oportunistas de empresas que querem faturar novamente em cima de jogos antigos, sem fazer muito esforço. Mas "Okami" é um caso muito especial, uma vez que chegou ao PlayStation 2 quase há dois anos e até hoje é bastante cultuado, apesar de não ter se tornado um campeão de vendas.

Ele agora ganha uma segunda chance para brilhar, utilizando os controles do Wii, que mudam bastante o inovador sistema de desenho do jogo. É simplesmente a melhor opção para aqueles que esperam por uma grande aventura desde que terminaram "Zelda: The Twilight Princess".

Game arte

"Okami", idealizado pela Clover, um extinto estúdio da Capcom, coloca o jogador no papel do lobo Amaterasu, encarnação da deusa do sol. De acordo com lendas da vila de Kamiki, ela lutou ao lado de Nagi, um herói local, contra o poderoso dragão Oroichi, que exigia o sacrifício de virgens da aldeia para deixar o lugar em paz.

No passado, esta batalha acabou com a derrota do monstro, e se esperava que ele permanecesse banido para sempre, o que não aconteceu. Cem anos depois, o dragão ressuscita e uma aura de morte paira sobre a Terra. Amaterasu é chamada novamente, mas como está fraca, precisa recuperar todos os seus poderes. Com a ajuda do pequeno Issun, ela precisa reunir suas forças e derrotar Orochi.

É importante notar que tudo isto é mostrado de uma forma bastante singular, com uma forte influência estética japonesa, com traços grossos e tons pastéis. Os gráficos parecem tentar criar uma ilusão de que tudo aquilo foi criado a partir de telas e dobraduras de papel e outros materiais artísticos. Há também todo tipo de simbologia, cores e efeitos, criando uma marca única para o jogo.

Pincel de batalha

Se a apresentação já é singular, a mecânica de combates também não fica para trás. "Okami" funciona como um jogo de exploração 3D com visão em terceira pessoa, com o lobo capaz de correr, pular e dar cabeçadas. Quando ele começa a recuperar seus treze poderes, eles aparecem na forma de um pincel mágico, que pede que você trace na tela algumas formas geométricas para funcionarem.

No Playstation 2, este esquema funcionava através do direcional analógico de maneira correta, mas era um processo um tanto lento, tenso até. Desde então, muitos fãs sonhavam com uma versão para Wii que pudesse tornar este aspecto mais orgânico.

E é justamente isto o que acontece. Agora o trabalho para traçar os desenhos é muito mais ágil e preciso, o que acaba mudando o ritmo do jogo completamente. Os desavisados podem pensar que "Okami" foi criado especialmente para a plataforma da Nintendo, diante da fluidez da ação e a naturalidade como tudo ocorre.

Atacar inimigos, restaurar os cenários, resolver os quebra-cabeças, tudo está muito mais intuitivo e divertido de fazer, o que é o grande ponto positivo desta versão. O único problema com o sistema de controles parece ter ficado com a esquiva, que funciona de maneira truncada, com um tempo de resposta irregular.

Poucas novidades

Os controles podem ser novos, mas aventura é a mesma de dois anos atrás. Não há nenhum extra neste novo pacote, portanto aqueles que já conhecem o jogo devem ter poucos motivos para revisitá-lo. Um bom exemplo disto é que ainda é necessário passar pela longa introdução de treinamento, sem a possibilidade de adiantar tudo aquilo, o que já é algo que deve intimidar muita gente.

Pelo menos os produtores adicionaram suporte ao modo widescreen e ao scan progressivo, que deixam o visual bem mais limpo, ainda que os gráficos e áudio permaneçam praticamente idênticos ao do Playstation 2, o que é um tanto decepcionante.

Os novatos, contudo, não devem pensar duas vezes. "Okami" é uma épica aventura repleta de detalhes inovadores, focado mais em sua habilidade de explorar o ambiente e restaurar a natureza do que enfrentar hordas de inimigos. Além de possuir uma série de poderes bastante versáteis e muitos enigmas, o jogo ainda proporciona opções de customização para seu personagem, que pode melhorar sua barra de energia, tintas, e outros aspectos.

Há muito o que encontrar e descobrir, deixando uma forte sensação do ar de estar vagando por um mundo grandioso e repleto de perigos, algo que poucos jogos conseguem reproduzir. Os chefes também desempenham seus papéis com muita competência, criando não só combates memoráveis, mas também pontuando regiões de forma bastante sublime, com desafios que deixarão você ocupado por algo entre 30 a 50 horas.

CONSIDERAÇÕES

"Okami" é um dos jogos mais espetaculares do já fantástico acervo de jogos do PlayStation 2 e ganha uma conversão para Wii que faz ótimo uso dos sensores de movimento do console. Agora a ação é muito mais rápida, natural e precisa, deixando tudo ainda mais agradável. Pena que o pacote não tenha recebido nenhum tipo de extra ou aproveitado melhor o poder de processamento do console da Nintendo para aprimorar os aspectos técnicos do jogo, que já possui dois anos de idade. Aqueles que já terminaram a aventura em sua forma original não devem encontrar maiores atrativos para tentar novamente, mas marinheiros de primeira, principalmente os órfãos de "Zelda", não deverão se desapontar.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host