UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

DS

Populous DS

12/01/2009

OTÁVIO MOULIN
Colaboração para o UOL
Clássico no bolso
Se "Sim City" foi o jogo que definiu o conceito de simulador de administrador público, "Populous", do sempre ambicioso Peter Molyneux, foi a base para os simuladores de divindades como "Actraiser" ou mesmo "Black & White". Mas isto foi há muito tempo, quando Molyneux ainda estava à frente da saudosa Bullfrog, celeiro de grandes idéias que anos mais tarde foi comprado e absorvido pela Electronic Arts. Para os neófitos, porém, há a chance de conhecer este clássico, agora no DS, que antes passou pelas mais variadas plataformas, como o Mega Drive e o Super NES.

Duelo de titãs

É preciso reconhecer que "Populous" já não era algo tão fresco na minha memória e, se este for seu caso, você pode ter a impressão de que a imagem que você guardou do jogo em sua cabeça é muito melhor do que a realidade mostra. Claro, foi um marco original e complexo para sua época, mas hoje, perto de simuladores e jogos de estratégias modernos, o clássico de Molyneux fica com um cheirinho de mofo.

As partidas partem de um princípio bem simples. Dois deuses brigam para ver quem é mesmo o maioral e, para isso, eles precisam conquistar o maior número possível de seguidores. Como fazer isso? Fácil, é só fazer um cursinho de terraplanagem, uma vez que sua a população só pode viver e se desenvolver depois de construir suas casas em terrenos retinhos. No DS, a caneta stylus ganha a função de elevar ou rebaixar o solo - que é todo dividido por uma malha - e também de desferir alguns outros comandos.

Claro, afinal, não tem graça ser uma divindade e não poder ter alguns truques na manga. Aos poucos, durante a manipulação da paisagem, seus adoradores lhe garantem poderes especiais, que você utiliza para jogar sujo. E tome magias, terremotos e outros desastres para tentar atrapalhar o seu rival a juntar mais gente, afinal, quando o fim do mundo chegar, as duas massas de fiéis virtuais se enfrentam para ver quem sobra. E quem sobrar, vence.

Ainda que pareça bastante rudimentar, "Populous DS" ainda é capaz de divertir, principalmente se você não tem muito tempo disponível. Há um bom desafio em ter que equilibrar a necessidade de multiplicar seus seguidores e a de angariar energia - é preciso parar um aspecto para investir no outro - sem que tudo fique grande ou complexo demais, o que é ótimo para partidas curtas. O pacote ainda contém uma boa quantidade de mapas temáticos, com peculiaridades e limitações bem variadas, como uma inspirada no Japão e outra no universo da Nintendo, e conta com suporte para até quatro jogadores em modo competitivo.

CONSIDERAÇÕES

"Populous DS" é um remake burocrático do clássico oitentista de Peter Molyneux, que parece voltado apenas para os saudosistas que curtiram o original. Além do suporte óbvio da caneta stylus, um modo multiplayer e algumas outras pequenas novidades estéticas e de balanceamento, é ainda o mesmo jogo de antes, que perde o brilho perto de congêneres mais modernos e complexos. Só consegue mesmo se manter atraente em partidas curtas, graças à sua simplicidade e ritmo, ou contra amigos, principalmente se eles forem veteranos das eras 8 e 16 bits.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Populous DS (DS)

    53 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Electronic Arts
    Lançamento: 1/11/2008
    Distribuidora: Electronic Arts
    Suporte: 1-4 jogadores, multiplayer online
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host