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Tetris DS

05/04/2006

da Redação
Criado pelo russo Alexey Pajitnov em 1988, "Tetris" é simplesmente de um dos jogos mais populares de todos os tempos. É muito difícil encontrar alguém que nunca tenha passado alguns minutos (ou horas) encaixando as pecinhas de maneira a formar linhas perfeitas.

Partindo do princípio que "Tetris" já foi adaptado a praticamente todas as plataformas existentes - sem falar nas inúmeras e incessantes variações - era de se esperar que o Nintendo DS também fizesse parte da lista, esperando-se que a versão tirasse vantagem dos recursos inovadores do portátil.

As peças da Nintendo

De fato, é possível utilizar a tela sensível em uma das modalidades do jogo, como será detalhado daqui a pouco, mas "Tetris DS" ainda vai além, apresentando temas baseados em grandes clássicos da era 8 bits da Nintendo, como "Super Mario Bros.", "Donkey Kong", "The Legend of Zelda" e "Metroid", da própria produtora, e de outros títulos não tão populares, como "Balloon Fight", "Excite Bike" e "Yoshi's Cookie".

É sob este clima total de nostalgia que "Tetris DS" se desenvolve, com aparições de Samus, Mario, Link e outros célebres, bem como cenas e canções de seus respectivos jogos. É um diferencial que só a Nintendo pode explorar, e o faz muito bem, ainda que, neste caso, a presença das franquias não seja das mais profundas ou criativas.

Não existe jogo mais manjado que "Tetris", por isso, cada modalidade no DS tenta inovar de alguma maneira - afinal, os mais puristas, que desejam o game em sua essência, podem encontrá-lo até de graça, na internet.

Algumas das novidades apresentadas em "Tetris DS" agem na essência da criação de Pajitnov e, na maioria das vezes, têm o objetivo de facilitar a vida do jogador. Para começar, existe uma espécie de banco de peças que possibilita "guardar" o bloco atual para uso posterior, trocando-o pelo próximo da lista. O recurso é particularmente útil quando a peça atual não serve para o contexto, já que oferece uma alternativa que pode ser de mais valia.

Outro expediente permitido é girar a peça constantemente assim que ela toca em alguma outra, evitando que se encaixe e ganhando algum tempo para pensar. Na verdade, o procedimento é útil somente em algumas situações específicas, já que em "Tetris DS" a luta contra o tempo é freqüente, então não vale muito a pena desperdiçá-lo sem razão. Uma pena que esse "truque" do giro infinito não possa ser desligado.

Ainda na linha "vamos facilitar a vida do jogador", há a "ghost piece", que mostra ao jogador, em tempo real, onde a peça será encaixada antes mesmo de cair. Com isso, fica bem mais difícil acontecer aqueles momentos de lamentação (que beiram a raiva) por ter errado no encaixe de uma determinada peça. Contudo, este auxílio pode ser desligado no menu de opções.

Encaixando-se em qualquer situação

"Tetris DS" é pródigo em termos de modalidades e até mesmo a mais comum delas, a Standard, é especial. Isso graças a Mario, já que a tela superior exibe cenas de "Super Mario Bros." e o próprio jogo é embalado pelo tema do bigodudo. O objetivo é simples: formar linhas exatas de blocos, eliminando-as. A velocidade da queda das peças acelera progressivamente, então é preciso aproveitar para fazer a maior pontuação possível.

O Push Mode, por sua vez, pressupõe obrigatoriamente um oponente, pois a meta é "empurrá-lo" para fora da tela, eliminando pelo menos duas linhas de blocos por vez. Porém, é bom ficar esperto, pois o adversário tenta fazer o mesmo com você. Como é possível presumir, nesta modalidade o ritmo é bastante intenso.

Já o Touch Mode tira vantagem da tela sensível do DS, exibindo nela um amontoado de blocos que pode ser movimentado. Com o auxílio da stylus, é preciso movimentá-los, encaixando-os para formar as famosas e desejadas linhas, eliminando a pilha bagunçada. Aqui, os momentos mais bacanas ficam por conta dos combos, muitas vezes involuntários e inesperados, já que nem sempre é possível prever com exatidão o que vai acontecer após a queda da fileira superior de peças.

No Puzzle Mode, com Mario e Yoshi, são apresentadas situações específicas que devem ser solucionadas através de um número limitado de blocos, exibido na tela inferior. Após escolher o desejado, ele cai automaticamente e, se a decisão tomada for errada, nada resta a fazer senão tentar novamente (ou desistir?).

O Mission Mode, muito desafiador, baseia-se em objetivos. Por exemplo: eliminar duas fileiras com um determinado bloco, o que deve ser feito sem muita demora ou precipitações, pois senão o game pune o jogador com pilhas extras de blocos.

Finalmente, o Catch Mode, devidamente tematizado com "Metroid", é uma das modalidades que mais chama a atenção e se diferencia do "Tetris" habitual, até invertendo algumas das regras. Ao invés de controlar as peças que caem, você comanda um bloco na tela inferior, sendo necessário rotacioná-lo para encaixar os blocos.

Como se não bastasse, cada uma das modalidades têm níveis de dificuldade diferentes e algumas até oferecem subvariações. Enfim, um verdadeiro banquete para aqueles que admiram "Tetris".

É Tetris!

Infelizmente, toda a riqueza de variedade do single-player fica por lá. No multiplayer, que suporta até dez participantes via conexão sem fio ou através da própria rede do portátil, a Nintendo Wi-Fi Connection, as alternativas são bem mais modestas, limitando-se aos modos Standard, Mission e Push.

Ao menos, no Standard Mode, por exemplo, os famosos itens de Mario (principalmente "Mario Kart") ajudam a apimentar um pouco mais a disputa contra os adversários de carne e osso, com efeitos similares aos conhecidos - a estrelinha, por exemplo, deixa você imune às investidas adversárias por algum tempo, enquanto o casquinho marrom limpa duas fileiras de peças.

Mesmo que não seja muita coisa, é suficiente para levar a diversão do jogo ao multiplayer, embora outros modos pudessem ter sido transpostos de alguma forma também.

CONSIDERAÇÕES

"Tetris DS" serve com perfeição aos propósitos de um portátil, apresentando criativas variações do clássico com o toque de séries clássicas da Nintendo. É fonte para horas e mais horas de diversão, mas, no final das contas, continua sendo "Tetris". Em outras palavras, tudo se baseia em empilhar peças, o que pode acabar cansando.

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    Tetris DS (DS)

    53 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Nintendo
    Lançamento: 20/03/2006
    Distribuidora: Nintendo
    Suporte: 1-10 jogadores, multiplayer online
    RecomendadoAvaliação:
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