"Dementium: The Ward" levou ao DS um tipo de experiência até então exclusiva aos jogos para consoles e PC. O título chamou atenção por conta de sua mecânica de tiro em primeira pessoa combinada com uma atmosfera pesada de horror - tudo isso em um portátil que não é necessariamente conhecido por suas capacidades gráficas ou sonoras, recursos básicos para boas experiências de terror.
A continuação promete não apenas aprimorar visual e som, mas também sua mecânica de jogo. A ideia é apresentar uma genuína experiência de horror de sobrevivência, colocando o jogador em ambientes escuros e claustrofóbicos, entupidos de monstros e zumbis imprevisíveis.
Incorporando um homem cujo passado é um mistério, o jogador acorda na cela de uma prisão aparentemente normal. Antes mesmo que ele consiga entender o que aconteceu, o lugar se transforma em um prédio podre e imundo, onde humanos ganham a forma de criaturas grotescas. Em meio a viagens alucinadas entre o mundo real e o distorcido, o jogador precisa fugir e descobrir o motivo de toda essa loucura.
"Dementium II" claramente bebe da fonte de "Silent Hill", mas não apenas por sua atmosfera e enredo. O jogador é obrigado a utilizar armas de curto alcance, como uma marreta, em vez de armas de fogo, exigindo o máximo de precaução. A ação também é intercalada com quebra-cabeças e exploração. Além do maior número e variedade de oponentes em relação ao original, os criadores prometem batalhas grandiosas contra chefes.
Cada episódio concluído na modalidade principal destrava novos elementos para o modo de sobrevivência (este mais focado na ação), como salas, inimigos e armas. Portanto, quanto mais longe você for na aventura, mais desafio você terá na modalidade extra.