UOL JogosUOL Jogos
UOL BUSCA

E3 - Últimas Notícias

02/06/2009 - 19h33

Sony contra-ataca com "Final Fantasy XIV"

No ano passado, um dos anúncios mais bombásticos da E3 foi o lançamento de "Final Fantasy XIII" para o Xbox 360, que até então era um título exclusivo para PlayStation 3. Em 2009, a Sony também surpreendeu com um anúncio relativo ao famoso RPG da Square Enix, dizendo que o episódio seguinte era exclusivo ao seu console.

O impacto não foi o mesmo, já que "Final Fantasy XIV" é um título online, com uma produção que parece menos sofisticada que "Final Fantasy XIII". Ambos os games estão previstos para sair em 2010.

Para os brasileiros, a notícia mais interessante foi o anúncio de que o PlayStation 2 chegaria oficialmente a estas bandas no terceiro trimestre do ano, lembrando que a companhia já produz os discos para o console e manuais e embalagens para os títulos de PSP e PlayStation 3.

A Microsoft já havia mostrado um sistema de detecção de movimentos nesta segunda (1º), bastante impressionante por sinal. A Sony fez o mesmo em sua coletiva, mas seu dispositivo, usando a PlayStation Eye, pareceu menos sofisticado que o do Xbox 360. No PlayStation 3, a câmera apenas reconhece objetos específicos, e os aplicativos também eram mais simples.

De restante, foram mostrados muitos games aguardados, principalmente para PlayStation 3, como "God of War III", que chega em março de 2010, e "MAG", previsto para 2009. Já o PSP teve finalmente revelada uma data para "Gran Turismo PSP", além de ganhar um novo "Metal Gear Solid" canônico.

'Final Fantasy XIV' leva a série de novo ao mundo online


É do Brasil!

No evento da Sony, o maestro foi Jack Tretton, presidente-executivo da Sony Computer Entertainment para os Estados Unidos. Como no ano passado, falou sobre números da família PlayStation, usando um enorme e impressionante telão. Nessa parte, anunciou o lançamento do PlayStation 2 no Brasil, no terceiro trimestre do ano.

As demonstrações ao vivo começaram com "Uncharted 2: Among Thieves", cujo demo multiplayer começa a ser distribuído nesta terça-feira. O game é bem dinâmico, incorporando elementos vindos de games como "Gears of War". A próxima demonstração foi "MAG", cujos apresentadores, da Zipper Interative, garantiram ter 256 jogadores online. O número impressiona e isso se traduz no campo de batalha, embora se perceba alguns "lags".

No tempo dedicado ao PSP, a maior novidade foi o PSP go, um novo modelo do portátil, menor e mais leve, que é composto por duas partes deslizantes. Assim, os controles podem ser guardados quando não estão em uso, tornando o aparelho mais compacto. A grande diferença é que não vem com leitor de discos UMD e os jogos são comprados por download. O modelo será lançado em 1º de outubro. Para aumentar a oferta de jogos, o kit de desenvolvimento será baixado em 80%.

Kazunori Yamauchi, presidente da Poliphinic Digital, veio para apresentar "Gran Turismo PSP", que promete ter tanto conteúdo quando as edições para consoles (800 carros, 35 pistas e 60 layout de circuitos). Já Hideo Kojima revelou "Metal Gear Solid: Peace Walker", novo game de sua famosa franquia. O portátil também terá uma edição inédita de "Resident Evil".

Big Boss e clones lutam no trailer da E3 2009


Franquias de peso e sensores

Para quem tem saudades dos clássicos para PSOne, a Sony está trazendo 50 títulos por download, encabeçados por "Final Fantasy VII". Tretton também falou de exclusividades para o console, como "Agent", um título da Rockstar (de "Grand Theft Auto IV").

A Ubisoft demonstrou "Assassin's Creed II" e afirmou que haverá armas exclusivas, que serão destrancadas ao fazer a integração com a versão para PSP da franquia. Depois de mostrar cenas inéditas de "Final Fantasy XIII", Tretton afirmou que o próximo título da franquia seria somente para PlayStation 3. "Final Fantasy XIV", um game online, vem em 2010.

Depois, foi exibido o sistema de reconhecimento de gestos através da câmera PlayStation Eye. Usa-se uma espécie caneta, que tem cores berrantes nas pontas, e com eles pode-se pintar paredes, fazer as vezes de raquete, espada, taco de golfe e arco-e-flecha. As demonstrações foram simples, mas o grau de precisão e rapidez pareceu alto. Um dos minigames imitava um título de estratégia em tempo real, cujos controles se assemelhavam a um mouse. Esse sistema está previsto para aparecer até meados de 2010.

"LittleBigPlanet" ganhará novas roupas inspiradas em obras da Disney, como "Piratas do Caribe". Já "ModNation Racers" é um título de corrida casual, em que é possível personalizar pilotos e carros, e criar as próprias pistas. O aguardado projeto de Fumito Ueda, de "Shadow of the Colossus", foi mostrando em trailer. Chama-se "The Last Guardian", mas há poucas informações sobre o título. Depois de mostrar um vídeo de "Gran Turismo 5", a Sony fechou sua apresentação com uma demonstração de "God of War III", em toda sua brutalidade em alta definição.

Veja todas as notícias da E3, feira de games que acontece entre esta terça-feira (2) e quinta, em Los Angeles, na cobertura UOL.
Mais sobre a conferência da Sony
God of War III" é anunciado para março de 2010
"ModNation Racers" é corrida maluca com customização
"LittleBigPlanet" terá fantasias de personagens Disney
PS3 tem título exclusivo da Rockstar e "Lost Planet 2"
"Assassin's Creed II" interage com "Bloodlines" para PSP
Sony mostra controle sensível a movimento para "EyeToy"
Novo "Metal Gear Solid" anunciado para PSP
RPG online "Final Fantasy XIV" vem em 2010
"Gran Turismo PSP" sai em 1º de outubro
PSP go chega em outubro por US$ 249
"MAG" vem no final do ano
Sony confirma PlayStation 2 no Brasil para 3º trimestre

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host