UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Game Boy

Batman Begins

20/06/2005

AKIRA SUZUKI
Colaboração para o UOL
Prática cada dia mais comum nos jogos, "Batman Begins" é a mais recente produção que pega carona em um sucesso da telona e tenta faturar alguns trocados extras na telinha do Game Boy.

Esta nova aventura do morcego é muito semelhante à versão de bolso de "Splinter Cell: Pandora Tomorrow". O game para consoles de mesa já tinha tomado emprestado alguns elementos do agente Sam Fisher, mas a versão de Game Boy Advance é quase uma cópia carbono do jogo feito pela Ubisoft.

No escuro, todos os gatos são pardos

"Batman Begins" pode ser classificado como um jogo de ação com elementos de combate e de plataformas. O Cavaleiro das Trevas possui movimentos como andar, correr, pular, planar e se agarrar em bordas como no clássico "Prince of Persia" ou, mais recentemente, em "Tomb Raider".

Na hora da luta, o herói dispõe de combinações de socos e chutes, além de voadoras, rasteiras e uppercuts. Como na versão para console, ele é bastante vulnerável a armas de fogo. A solução para o problema são as batarangues, que faz com que os capangas deixem cair suas armas e fiquem paralisados por algum tempo.

O problema das partes de luta é a falta de desafios. Muitas vezes os inimigos vêm sozinhos e basta paralisar com a batarangue e golpear para passar pelo perigo. Os oponentes viram ameaça se rodear o herói, situação que nem a defesa consegue impedir o ataque dos vilões. Só resta ao jogador tentar sair da enrascada com pulos ou rolando pelo chão, mas há uma certa dificuldade nisso. A estratégia está em tentar se prevenir esse tipo de situação.

Bruce "Splinter Cell" Wayne?

"Batman Begins" começa a ficar bem similar a "Pandora Tomorrow" nas cenas de ação-furtiva. Vira e mexe, há locais nos quais o herói não pode ser visto, sob pena de retornar ao início do estágio. A solução? Esconder-se em cantos escuros, colocando o direcional para cima, exatamente como no jogo do agente da Splinter Cell.

Outra semelhança está no fato de o herói se dependurar em canos e ainda poder adotar uma postura mais horizontal, a fim de invadir locais mais estreitos. A diferença entre os dois personagens está na roupa e nas bugigangas. Batman possui um gancho que permite alcançar locais mais altos e uma série de armas secundárias que ajudarão nos combates, como uma névoa de fumaça que tira a visão dos oponentes.

A construção das fases é bem simplória e não há quase nenhum elemento de exploração. Os quebra-cabeças são apenas uma pequena procura por botões. Existem itens para colecionar, que são 15 símbolos do herói espalhados pelo jogo inteiro. Em alguns locais será necessário uma maior habilidade com os botões para usar as paredes e dominar os saltos duplos - e o vôo - com o intuíto de alcançar determinadas plataformas.

Morcego não decola

Os personagens têm boas animações, principalmente o protagonista. Todos os movimentos do Batman possuem um bom número de quadros, que garantem qualidade às animações. Os produtores preferiram usar o uniforme antigo do personagem, pelo jeito para dar mais contraste, pois, no filme, a armadura do herói é toda negra. A qualidade dos cenários também é competente.

Entre as fases são mostradas algumas cenas trabalhadas a partir do longa-metragem, método usado em quase todos os jogos vindos de produções famosas, como "Homem-Aranha 2", "Mulher-Gato" e "Van Helsing". Não houve muita preocupação com a parte sonora, que oferece apenas algumas seqüências repetidas e efeitos apenas medianos.

CONSIDERAÇÕES

"Batman Begins" é mais um jogo baseado em filme que parece feito apenas no intuito de ganhar uns trocados a mais, sem se preocupar com funcionamento o jogo em si, que é quase idêntico a "Splinter Cell: Pandora Tomorrow". "Star Wars Episode III: Revenge of the Sith" para Game Boy Advance é um exemplo de como trabalhar bem a obra original. Mas "Batman Begins" está mais para um ataque dos clones.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Batman Begins (Game Boy)

    11 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Vicarious Visions
    Lançamento: 14/06/2005
    Distribuidora: EA Games
    Suporte: 1 jogador
    Outras plataformas: GC PS2 XB
    DispensávelAvaliação:
    Dispensável

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host