UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Game Boy

Boktai: The Sun Is in Your Hand

08/10/2003

da Redação
Hideo Kojima, criador de "Metal Gear", talvez seja um dos designers que mais se aproxima da definição de artista. Ele gosta de brincar com a linguagem dos jogos eletrônicos, usando diversos tipos de truque como metalinguagem para fazer o público pensar sobre esse popular hobby. Mas ao invés de se dedicar totalmente ao terceiro episódio da série "Metal Gear", ele aproveitou seu tempo para fazer algo sem precedentes: um título para Game Boy Advance que usa a luz do sol como um importante elemento.


Em "Boktai" você é Django, filho de um famoso caçador de vampiros. Tomando a pistola solar e cachecol vermelho de seu falecido pai, Django começa uma longa jornada para derrotar um morto-vivo que já causava problemas para a família há tempos. Guiado por Otenko, o espírito do Sol (na forma de um girassol narigudo voador - não pergunte), o herói deve viajar por diferentes ambientes e passar por uma jornada que revelará mais sobre sua família.

"Solvania"

Só que Gun del Sol, a arma de Django, depende da luz do Sol para funcionar - literalmente. O cartucho traz um sensor luminoso que capta certas freqüências luminosas e, assim, define a velocidade com que a arma do protagonista recarrega sua munição. Vale notar que esse sensor é bem esperto: luz de lâmpadas não acionam a recarga (com exceção de luz negra - acredite se quiser). A luz influencia inúmeros aspectos do game, desde a munição até o crescimento de plantas.

É possível jogar sem sol: todo tempo que você joga no sol é armazenado na memória do game, que enche um "banco solar" que pode ser acessado através de máquinas espalhadas pelo game. Além disso, frutas solares podem dar uma ajuda extra, e existem até bancos para fazer investimento de luz solar e empréstimos. Claro, sem a luz direta do Sol a experiência é bem mais difícil (e por isso mesmo o jogo traz as técnicas de furtividade de "Metal Gear" para evitar inimigos), mas o Sol é absolutamente imprescindível nas batalhas contra chefes.

Obra de mestre

No decorrer da aventura, Django encontra novas peças para sua arma, que permitem diferentes tipos de disparo e até tiros não-letais influenciados pelas fases da Lua (o jogo tem um relógio e calendário internos). A variedade do jogo é típica de uma obra de Kojima, trazendo surpresas tanto na trama quanto na jogabilidade. Uma lista de dezenas de itens oferecem poderes secretos que precisam ser desvendados... segredos não faltam nesse cartucho. Alguns inimigos, por exemplo, ficam invisíveis com luz, então você precisa tapar o sensor para passar de uma determinada área.

Além do aspecto de ação e furtividade que predomina em "Boktai", existe um considerável número de quebra-cabeças envolvendo a movimentação de blocos. Esse tipo de desafio clássico dos videogames é recriado das mais diferentes maneiras e ajuda a diversificar a aventura.

Idéia brilhante

No fim das contas o uso desse sensor é a estrela do dia. Pela primeira vez na história dos videogames um fator externo ao jogo é um elemento crucial na maneira como ele se comporta. Você pode estar dentro de um calabouço, procurando por uma janela para recarregar a arma... quando uma nuvem tapa o sol e você fica à mercê dos zumbis. Esse tipo de situação coloca o conceito de videogame em uma perspectiva nova - e bastante interessante. Acredite - você vai querer trapacear, tentar enganar o sensor, amar e odiá-lo.

CONSIDERAÇÕES

"Boktai" pode ser simplificado como "mais um jogo de ação", e certamente se encaixa como um competente esforço nesse sentido. Mas a luta com/contra o Sol não falha em despertar o interesse de qualquer jogador. Acima de tudo, o jogo é uma das mais interessantes experiências feitas com videogames na atualidade. Se ao menos mais criadores fossem ousados e criativos como Kojima...

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Boktai: The Sun Is in Your Hand (Game Boy)

    23 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: KCEJ
    Lançamento: 16/09/2003
    Distribuidora: Konami
    Suporte: 1 jogador
    ImperdívelAvaliação:
    Imperdível

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host