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Game Boy

Sonic Advance

19/02/2002

da Redação
Desenvolvido pela Dimps, a mesma empresa responsável por Sonic para Neo Geo Pocket Color, Sonic Advance é uma caixinha de surpresas: ele relembra os antigos Sonics do Mega Drive/Genesis, mas também introduz algumas características de Sonic Adventure, tudo em um pequeno cartucho de Game Boy Advance.

Ao começar um novo jogo, a primeira coisa que você percebe é que existem quatro personagens selecionáveis: Sonic, Knuckles, Tails e Amy. Além de trazer mais movimentos que as antigas versões 16-bits, o visual deles é o mesmo visto nos jogos do Dreamcast. Cada um desses quatro se comporta bem diferente dos demais, e tentar atravessar a mesma fase com um animal diferente acaba sendo uma experiência nova. Amy se destaca dos demais, pois não possui o famoso pulo com ataque. É impressionante o número de golpes que cada um deles ganhou (especialmente quando você pensa que o original usava apenas um botão!).

O design das fases é amplamente fundamentado nas versões clássicas 2D, só que muito maiores e menos lineares. Sim, você ainda tem enormes linhas retas para acelerações ridículas e espinhos em lugares traiçoeiros, mas desta vez é difícil encontrar um 'caminho certo'. Isso adiciona certa rejogabilidade ao título - algo muito importante, já que Sonic Advance traz apenas uma dúzia de mundos que podem ser vencidos em questão de algumas horas.

Sim, as Chaos Emeralds ainda estão escondidas em fases de bônus e ainda abrem Super Sonic (que ganha sua própria fase secreta), só que agora conseguí-las adiciona um certo grau de exploração (ao invés de simples perícia, como acontecia nos antigos jogos 2D).

A tela do GBA faz um bom trabalho em exibir inimigos e obstáculos em alta velocidade, mas a falta de contraste pode deixar algumas pessoas frustradas. A boa notícia é que ela não borra tanto quanto um televisor convencional.

Para tentar aumentar a longevidade de Sonic Advance, o cartucho traz algumas opções interessantes. Além de um modo multiplayer para um cartucho, existem mini-games multi-cartucho para quatro jogadores que são muito divertidos. Você pode apostar uma simples corrida, ver quem pega mais anéis ou fazer uma caça ao Chao - todos eles muito divertidos.

A outra surpresa é o Tiny Chao Garden. Assim como você poderia colocar seu Chao de Sonic Adventure 2 no VMU como um Tamagotchi, com o cabo de conexão GC/GBA é possível trazer seu Chao para um pequeno jardim repleto de mini-games. Diferentemente do modo sem cartucho (para quem não tem Sonic Advance), esse permite que você salve a criatura.

CONSIDERAÇÕES

Sonic Advance é um grande presente para quem tem saudades da fase clássica de Sonic, mas com algumas modernizações bem-vindas. O único problema é que, como os jogos da época, seu design supõe que você pode vencer todas as fases em uma única jogada - efetivamente encurtando a experiência. Mas se você é daqueles que quer pegar todos os segredos, vai suar para conseguir todas as Chaos Emeralds.

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    GALERIA

    Sonic Advance (Game Boy)

    20 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Sonic Team
    Lançamento: 03/02/2002
    Distribuidora: Sega
    Suporte: ND
    Outras plataformas: PS2
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

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