UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

GameCube

Billy Hatcher and the Giant Egg

10/10/2003

da Redação
Durante a última "guerra dos consoles", Nintendo, Sony e Sega prepararam seus mascotes para o grande embate do Natal de 1996. Enquanto a Nintendo colocava Mario pela primeira vez em 3D e a Sony estreava Crash Bandicoot, a Sega preferiu deixar Sonic no banco de reservas e apresentar algo totalmente novo: "NiGHTS". Apesar de ir radicalmente contra os preceitos de plataforma em 3D que os dois concorrentes tentavam estabelecer, o game era incrivelmente divertido e uma grande legião de fãs clama até hoje por uma continuação. Mas o público hardcore não amou o título e o jogo não vendeu bem. "Billy Hatcher", o mais novo jogo da equipe de "Sonic", tem as qualidades de "NiGHTS" e aposta no mesmo espírito que popularizou os personagens oníricos.

Sem senso de ridículo

Billy compartilha muitos dos tratos dos heróis criados pelo Sonic Team - ele é um jovem muito corajoso que, com a ajuda de seus amigos, luta para salvar o dia. Nesse caso, Billy deve ir até a Morning Land acabar com corvos que pretendem roubar o Ovo Gigante e criar uma noite eterna. Guiado por uma divindade galinácea, o herói ganha um uniforme de frango que dá a ele o poder de empurrar e chocar ovos.

Ao contrário da fórmula de "Super Mario 64", a ênfase de "Billy Hatcher" não está em saltos precisos em plataformas e ficar procurando objetos brilhantes escondidos, mas utilizar de maneira efetiva os ovos coloridos de cada fase para resolver um problema pré-definido. O pequeno Billy é capaz de rolar os ovos espalhados pelos ambientes e alimentá-los com frutas derrubadas por inimigos que são esmagados pelos mesmos, para então chocá-los e assim ganhar poderes e ajudantes dos mais variados tipos.

O uso dos ovos não é apenas encorajado: eles são a única maneira de Billy golpear seus oponentes, além de permitir que ele pule mais alto, use elementos especiais de cada fase e acesse a verdadeira extensão de seus poderes. Ovos, porém, são coisas frágeis, e é preciso tomar certo cuidado para que eles não se quebrem.

O mundo é oval

As fases temáticas da Morning Land são repletas de artefatos que fazem os ovos bastante úteis: anéis que os arremessam longe, rampas de montanha-russa, cercas quebráveis apenas por eles... sem contar nas muitas surpresas contidas DENTRO deles: artefatos que concedem saltos duplos, invisibilidade, animais para você montar ou usar para atacar - às vezes você se diverte apenas experimentando algumas das possibilidades.

Cada uma das sete fases do game traz cinco missões diferentes, além de três secretas que podem ser liberadas durante o decorrer da aventura. Os objetivos são bastante variados, de matar chefes até salvar galinhas, passando por diferentes tipos de mini-games e outras surpresas.

Ovos podres

Mas apesar de "Billy Hatcher" trazer quase todas as marcas registradas de excelência do Sonic Team (incluindo uma incrível batalha contra o chefão), algo exala ovo podre no jogo: falta de cuidado em pequenos detalhes. Um número alarmante de desafios do game apresentam defeitos sérios - rolar um ovo em uma rampa pode custar dezenas de vidas quando o programa não reconhece a superfície e você cai para a sua morte. A primeira fase do quinto nível sozinha é capaz de fazer o jogador arremessar o controle na parede.

Mas quem conseguir contornar os problemas de cenários terá uma experiência divertida. Claro, a mesma carência de "NiGHTS" se aplica aqui: o jogo tenta se manter relativamente simples, e fãs de títulos como "Banjo Kazooie" que esperam dezenas de golpes diferentes podem ficar um pouco decepcionados.

Os valores de produção são típicos da equipe: belos gráficos, personagens bastante carismáticos e uma trilha sonora que gruda na sua cabeça. Não chega a atingir o mesmo nível de excelência das canções de "NiGHTS", mas definitivamente não desapontam.

Passatempos e multiplayer

Uma das boas surpresas de "Billy Hatcher" é um multiplayer divertido, com três variações diferentes. Até quatro jogadores podem participar, e a variedade de ovos volta a fazer a diferença aqui. Além disso, o disco traz também alguns joguinhos interessantes para quem tem um GBA e o cabo para conectá-lo ao Cube.

CONSIDERAÇÕES

"Billy Hatcher" é facilmente reconhecido como um jogo do Sonic Team. O pedrigree é inconfundível, e apesar de seus defeitos, o game merece pelo menos um aluguel pelos fãs do ouriço da Sega.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Billy Hatcher and the Giant Egg (GameCube)

    67 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Sonic Team
    Lançamento: 23/09/2003
    Distribuidora: Sega
    Suporte: 1-4 jogadores, Cartão de memória, Conexão GBA-GC
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host