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Donkey Kong: Jungle Beat

31/03/2005

da Redação
A Nintendo prega que os jogos precisam ficar mais intuitivos e simples para voltar a cativar um público que não costuma ser fã de videogames. "Donkey Kong: Jungle Beat" parece ser um exemplo interessante dessa política: jogadores devem controlar o famoso gorila da empresa... usando tambores!

Controlado pela música

O controle em forma de bongôs foi criado para o jogo musical "Donkey Konga", mas aqui eles ganham uma função nova: você literalmente vai mandar Donkey Kong andar, correr, saltar e socar inimigos apenas batucando e batendo palmas. Isso pode soar estranho, complicado e difícil. Nada disso! Qualquer um pode rapidamente aprender e jogar sem problemas (graças em parte ao excelente sistema de tutorial espalhado por todo o game).

A estrutura de "Jungle Beat" é aquela conhecida pelos fãs, lembrando especialmente o eterno "Yoshi's Island": o jogo conta com um número restrito de estágios curtos, mas cada um é virtualmente único. Para segurar o interesse do jogador, cada uma das fases recompensa você com até quatro prêmios diferentes baseados no seu placar. A idéia é tentar voltar e aumentar seus pontos até ganhar a insígnia de platina.

A mecânica geral de "Jungle Beat" é simples, mas extremamente eficiente: Donkey Kong deve completar duas fases e derrotar um chefe (o que costuma levar algo entre cinco a oito minutos). Durante o percurso ele recolhe bananas (ou "beats") que servem também de energia. Mas para atingir os fugazes 1200 beats para ganhar a insígnia de platina o jogador deve realizar combos. A idéia é fazer combinações sem tocar o chão e bater palmas que atraem bananas próximas para aumentar o total de pontos coletados. Tudo isso sem perder muita energia. A implementação é excelente, e como no clássico "Star Fox 64", oferece algo tanto para principiantes como jogadores experientes. Sem falar que o jogo oferece uma cara nova para o manjado estilo de plataforma, misturando ritmo e ação de uma maneira criativa e divertida.

Jogar até cansar

Mas o primeiro título do novo estúdio da Nintendo, com sede em Tóquio, escorrega em algumas bananas. A primeira é a duração da aventura. Sem nenhuma modalidade multiplayer, "Jungle Beat" tem perto de 20 fases com duração aproximada de seis minutos - e muitos jogadores já conseguirão metade das insígnias na primeira tentativa. É uma pena também que os geniais chefes sejam reciclados com muita freqüência. Por outro lado, a maioria não agüentará jogar tudo de uma só vez, mas não pelo tempo que leva, e sim por ficar com os braços cansados de tanto batucar e bater palmas!

Mesmo assim, "Jungle Beat" é um jogo de produção simples, mas repleto de toques fantásticos tanto no departamento sonoro quanto visual. Esses pequenos toques ajudam a valorizar o game e mostram que a Nintendo não levou o projeto na brincadeira.

CONSIDERAÇÕES

Muita gente pode julgar que os defeitos de "Jungle Beat" são sérios e não justificam sua compra, mas qualquer amante de um bom jogo, no mínimo, deve experimentar esse título pelo menos uma vez: o que faz dele uma excelente pedida para mostrar para os amigos em uma festa - sejam eles fãs da macacada ou não.

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    Donkey Kong: Jungle Beat (GameCube)

    68 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Nintendo
    Lançamento: 14/03/2005
    Distribuidora: Nintendo
    Suporte: 1 jogador, cartão de memória, controle DK Bongo
    Outras plataformas: WII
    ImperdívelAvaliação:
    Imperdível

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