UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

GameCube

P.N. 03

01/10/2003

da Redação
Quando a Capcom anunciou seus cinco jogos exclusivos para GameCube, uma das principais preocupações era oferecer jogos originais - que quebravam as exigências das grandes distribuidoras - tentando não apenas escapar da avalanche de continuações que assola os consoles, mas também permitir uma maior liberdade artística para cada equipe. O primeiro produto dessa política é "P.N. 03", um jogo que parece andar na corda bamba entre design clássico de um jogo de tiro e as tentativas modernas de colocar estilo na sua fórmula.

Escola Dante de "Cool"
Seguindo o exemplo de Dante, a protagonista Vanessa Schneider é uma assassina de aluguel que jamais mostra medo perante o perigo e faz questão de exibir seu estilo com cada passo. Mas ao invés do gótico-chic do protagonista de "Devil May Cry", seu truque é agir como uma dançarina moderna, fazendo de cada movimento ofensivo ou defensivo um passo diferente. Exibir medo? Jamais!

Ela é contratada por uma figura misteriosa para acabar com um bando de robôs renegados em uma base planetária - os mesmos tipos de inimigos que mataram seus pais. A trama é passada ao jogador através de conversas entre Vanessa e seu chefe sem identidade, sempre exibida com fotos estáticas de ambos e texto sem voz (quase sempre interrompendo a ação). Além de quebrar o ritmo, essa falta de cuidado na produção é apenas uma das pequenas facetas que ferem o título.

A ironia: Movimentos robóticos

O controle de Vanessa é composto de três funções básicas: ela atira com o botão A, esquiva-se com os botões L, R e B, e pode acionar golpes especiais com combinações no direcional digital. A mecânica do game é simples: entre em uma das novas salas (que são todas entidades separadas e não influenciam umas às outras), atirar nos inimigos esquivando-se de seus tiros, e prosseguir indefinidamente, utilizando pontos ganhos para comprar novas armaduras que melhoram os poderes da heroína.

A fórmula em si não é ruim - parece quase um retorno aos dias de "Contra" e "Ninja Gaiden", exigindo grande atenção do jogador e um cuidado que algumas vezes é mais planejamento e memorização do que reflexos rápidos: Vanessa não pode atirar e se mover, seus pulos seguem duros percursos fixos, e os movimentos de esquiva não podem ser interrompidos. A idéia é decorar o comportamento dos inimigos e aproveitar o ambiente para danificá-los sem receber tiros.

Pérolas para porcos ou lavagem para um público mais exigente?

O resultado acaba sendo frustrante para a maioria do público, que espera controles cada vez mais precisos e com respostas mais rápidas. "P.N. 03" parece ir propositalmente contra isso, quase como manifesto de seus criadores. Infelizmente as pessoas que provavelmente pagam pelo game esperam algo mais imediatamente prazeroso do que trabalhoso. É verdade que o que pode ser frustrante para algum pode ser visto como recompensador para outros... mas as comuns críticas ao sistema de controle de "Resident Evil" apontam para o oposto.

Visualmente, o jogo parece também ignorar o gosto do público e tentar fazer algo próprio. Todos os ambientes são predominantemente de uma única cor, utilizando o contraste de luz para criar salas com o estereótipo ultra-moderno. O que pode funcionar no plano artístico é quase como um tapa na cara dos jogadores de videogame que acreditam em avanços tecnológicos na produção de ambientes 3D (que, de acordo com as vendas, são praticamente a totalidade dos consumidores).

"P.N. 03" pode ser visto como uma corajosa mensagem da Capcom em tentar reproduzir fórmulas antigas dos videogames clássicos com uma apresentação extremamente estilizada. Mas como a revolução da cultura Pop mostrou, para agradar as massas, o melhor é apostar na mesmice.

CONSIDERAÇÕES

O resultado final é um game curto, repetitivo, com uma produção aparentemente desleixada e cuja fórmula é baseada em elementos retrógrados (não necessariamente ruins, vale notar). Não é impossível gostar do jogo - mas parece ser uma obra feita para gostos refinados, e não para uma indústria que depende de centenas de milhares de cópias para ser considerado um sucesso.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    P.N. 03 (GameCube)

    107 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Capcom
    Lançamento: 09/09/2003
    Distribuidora: Capcom
    Suporte: 1 jogador, cartão de memória
    RegularAvaliação:
    Regular

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host