UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

GameCube

Legend of Zelda: Four Swords Adventures

21/06/2004

da Redação
Apesar de alguns fãs sonharem com o dia em que a Nintendo lançará um "Zelda" online, a empresa parece ter uma idéia diferente sobre o futuro da série. A experiência da cooperação começou com uma opção multiplayer na versão para Game Boy Advance de "A Link to the Past" e agora o conceito amadurece de fato na sua nova versão para GameCube.

"Four Swords Adventures" é um repeteco da trama mostrada no Game Boy: o mago Vaati rapta a princesa Zelda, mas o único jeito de derrotá-lo é com a cooperação de quatro heróis. Link, infelizmente é apenas um. Isso até ele pegar a Four Sword, uma espada que cria três cópias do jovem herói. Usando aparelhos do Game Boy Advance como controles, até quatro pessoas precisam ajudar uns aos outros para salvar o dia.

Deja vu

O visual do game é quase totalmente inspirado em "Link to the Past", lançado originalmente no SNES. Jogadores controlam os quatro Links na tela da TV, revirando florestas, cidades e cavernas. Mas quando alguém entra em uma casa, no Dark World (o mesmo do clássico do SNES) ou em uma pequena catacumba, a ação é exibida em sua tela pessoal do GBA, longe dos olhos dos demais participantes.

Quase todos os quebra-cabeças do game exigem cooperação para serem resolvidos: apertar quatro botões distantes ao mesmo tempo, juntar forças para empurrar uma pedra, arremessar um colega para atravessar um buraco ou receber informações de um outro herói em outro lugar enquanto tenta fazer algo à distância: a única maneira de completar a aventura é com a ajuda dos outros.

O objetivo das fases são simples: atravessar um mapa de seu início até o final, para então derrotar um chefe. No final da etapa os jogadores devem votar secretamente em quem mais ajudou e mais atrapalhou. Uma série de recompensas e punições por desempenho são somadas às gemas - o dinheiro do game - que cada um colecionou durante as fases e a pessoa com o maior número delas é proclamado "vencedor". Vale notar que essa denominação é um tanto forte demais: o verdadeiro objetivo do game é chegar ao final de seus muitos episódios e ser eleito vencedor não concede nenhum benefício especial.

Quatro solitários

"Four Swords Adventures" oferece uma opção para um jogador sem o uso do Game Boy Advance, permitindo que uma pessoa controle os quatro personagens em formação. O esforço é louvável, mas é certamente o elo mais fraco da corrente. A diversão do jogo está no caos e cooperação gerados em cada uma das 24 fases. Cada jogador pode carregar apenas um dos itens como bumerangues e martelos de cada vez, gerando brigas e exigindo discussão dos participantes. E isso sem entrar na discussão de quando os jogadores começam a brigar e se bater entre si pelos mais diferentes motivos ("EI! Essa gema era minha!!! Toma isso!").

CONSIDERAÇÕES

"Four Swords Adventures" explora o aspecto mais social possível de um game multiplayer: exigir comunicação entre seus participantes - algo que a Nintendo mostrou dominar em diversos produtos. Sim, os gráficos não são típicos de um game dessa geração e a exigência de usar Game Boy como controle para multiplayer pode limitar o uso para muitos (apesar do game trazer um cabo de conexão em sua embalagem). Mas tirando os empecilhos, a diversão é garantida.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Legend of Zelda: Four Swords Adventures (GameCube)

    20 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Nintendo
    Lançamento: 07/06/2004
    Distribuidora: Nintendo
    Suporte: 1-4 jogadores, conexão GC/GBA, cartão de memória
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host