UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PC

GT Legends

23/12/2005

da Redação
Nas décadas de 50, 60 e 70, a telemetria e a própria tecnologia, de uma maneira em geral, ainda não dominavam tanto o universo da velocidade. Era uma época em que a astúcia e principalmente a coragem do piloto ao volante fazia toda a diferença - para bem ou para mal.

Realismo e nostalgia

O simulador "GT Legends" captura justamente esses anos dourados do automobilismo, em especial as décadas de 60 e 70, levando às últimas conseqüências a oportunidade de pilotar mais de 90 carros de corrida originais, num tempo em que engenheiros tinham mais liberdade para dar asas à imaginação (e, de uma forma ou outra, aos pilotos também).

Na verdade, esta nostalgia anda tão em alta que a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) tem promovido campeonatos exclusivos para lendárias máquinas como o famoso Mini Cooper, o Corvette Stingray ou a robusta BMW CSL. Com "GT Legends", no entanto, ao invés de apenas assistir, você pode ir direto para o cockpit dos bólidos e testá-los por si próprio.

Tenha em mente que realismo é a palavra de ordem no jogo, um verdadeiro banquete para os atentos aos detalhes. Na primeira vez que o jogo é executado, antes de acelerar, é necessário definir as teclas de comando e a sensibilidade dos mesmos. Por ali, já se vê que de arcade "GT Legends" não tem absolutamente nada.

No nível Beginner (Iniciante), ainda é possível contar com todas as opções de ajudas de pilotagem, tais como marcha, embreagem e ré automáticas. Além disso, existem auxílios na direção, frenagem, tração, estabilidade e por aí vai. Com todos estes dispositivos ligados, basta pilotar como se você estivesse jogando "Need for Speed" que o jogo fará praticamente todo o resto.

Entretanto, convenhamos: "GT Legends" definitivamente não foi feito para este público. O afinco em simular com extrema fidelidade todas regulagens e comportamento dos automóveis é um convite aos entusiastas dos clássicos para experimentar a sensação de pilotar alguns deles, algo que não é muito simples de se conseguir na vida real.

Colecionando carros antigos

O modo Cup Challenge concentra a maior parte da experiência: nele, você começa com dois carros na garagem (Austin Mini Cooper e Ford Lotus Cortina, ambos da década de 60) e, à medida que ganha créditos com as vitórias, pode gastá-los com novas máquinas. Existem ainda veículos especiais para serem desbloqueados e que, posteriormente, podem ser utilizados também no modo multiplayer.

O Cup Challenge é dividido em cinco estágios e cada um deles, por sua vez, apresenta várias corridas. Para avançar, é preciso terminar as corridas, no mínimo, em 3º lugar, desbloqueando o próximo estágio - e o que foi completado, por sua vez, passa a ficar disponível nos modos Quick Race e Open Practice e também no multiplayer.

Aliás, é extremamente recomendado explorar as corridas rápidas e treinos antes de partir para o Cup Challenge ou para o próprio multiplayer. Isso não apenas para adaptar-se à sensibilidade dos controles, mas principalmente para descobrir qual o perfil e nível de dificuldade se adapta melhor a você, ao menos no início do jogo.

É um método eficiente para evitar muitas frustrações, pois "GT Legends" é minucioso em seu realismo, o que em outras palavras significa que é difícil ao extremo. Enquanto alguns preferem o bom e velho teclado, aqueles que possuem volante com Force Feedback poderão utilizá-lo, uma alternativa que não apenas torna a experiência mais interessante, mas eventualmente aumenta o nível de desafio.

De que adianta colecionar carros antigos se não há como exibi-los? Para isso, existe o menu My Garage, onde você pode apreciar cada bólido destravado, conferindo inclusive a ficha técnica com valor, peso, velocidade final, potência máxima de RPM e classe. Os carros são comprados no menu Car Dealer, onde também é possível vendê-los.

E quando você se cansar da agressiva inteligência artificial dos oponentes controlados pelo computador, basta conectar ao serviço multiplayer do game e jogar via internet com até 15 adversários de carne e osso - ao instalar o patch 1.1, este número aumenta para 36 competidores. É possível também correr via protocolo TCP/IP ou rede local.

Peso recompensador

"GT Legends" não decepcionará os que possuem um PC de última geração. Estamos falando de um jogo pesado, mas cujo visual é praticamente irrepreensível, das texturas do carro ao reflexo no espelho retrovisor, com direito a luz do Sol prejudicando a visão do piloto em dias mais claros.

Bom, você sabe como costuma funcionar a trilha sonora de simuladores de corrida: o ronco do motor é a melodia que acompanha o piloto quase o tempo todo. A boa notícia é que, assim como todo o jogo, os efeitos sonoros não descuidam do realismo, fazendo jus a cada um dos automóveis. Mas, se ainda assim você enjoar dos barulhos de motor, basta arrastar seus arquivos .mp3 para a pasta Music, no diretório do jogo, e habilitar a opção "In-Car Music" para curtir um som devidamente personalizado.

CONSIDERAÇÕES

Pode-se dizer que "GT Legends" é um dos simuladores de automobilismo mais difíceis, desafiadores e pesados de todos os tempos. Então, se você é um jogador casual, fuja dele como o diabo foge da cruz. Mas, se você é chegado em carros antigos e acha que dá conta de uma parada dessas, prepare-se para um jogo praticamente definitivo, capaz de ocupá-lo por horas e horas a fio.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    GT Legends (Pc)

    53 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: SimBin
    Lançamento: 04/11/2005
    Distribuidora: Atari
    Suporte: 1-16 jogadores, multiplayer online
    Configuração mínima: P2 1,3GHz, 512MB de RAM, Win 2000/XP, placa aceleradora 3D com 64MB, DirectX 9,0c
    ImperdívelAvaliação:
    Imperdível
    DOWNLOADS
    Tamanho: 262MB

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host