UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PC

Armed & Dangerous

24/12/2003

da Redação
Depois de finalizar "MDK", parte dos funcionários da Shiny se desligou da empresa para criar "Giant", um jogo de ação bastante irrevente e com uma mecânica bastante diferenciada. O mais novo projeto da companhia carrega o selo da LucasArts (nos EUA), mas o toque da equipe é simplesmente inconfundível em "Armed & Dangerous".

Ladrões honrados

Jogadores controlam Roman, filho adotivo de um ex-sábio amnésico cuja ruína é ter deixado um livro mágico cair nas mãos de um imperador malvado. O game conta com uma elaborada mitologia para desenhar uma incrível versão alternativa do que parece ser o Reino Unido depois de uma invasão romana, e o senso de humor que permeia toda a trama é um dos pontos mais fortes. Infelizmente, apenas quem for totalmente fluente no idioma inglês poderá usufruir das risadas que Roman arranca ao tentar roubar o livro de volta.

A ação do jogo é bastante simples. Você deve explorar diferentes pedaços do reino no controle do ladrão Roman atirando em tudo que se move. Algumas missões envolvem a defesa e resgate de inocentes, mas mesmo nessas horas não vão parar de voar balas para todos os lados. O protagonista é acompanhado de dois ajudantes, o homem-toupeira Jonesy e o robô amante de chá Q, que são controlados pelo computador para ajudar Roman.

É possível passar ordens simples para os dois ajudantes, mas na maioria dos casos eles fazem pouco mais do que atrair alguns tiros que poderiam estar sendo mirados em você. Entre o caos da inteligência artificial dos oponentes e a atitude casual dos companheiros, a melhor opção é simplesmente fingir que eles não existem. Mas nem por isso a ação é menos frenética ou divertida.

Humor em primeiro lugar

"Armed & Dangerous" é um game bastante simples. Além das hilárias armas especiais (um dos favoritos é a bomba Topsy-Turvy: Roman prende um saca-rolhas gigante no chão e planta bananeira... mas quando a câmera vira de cabeça para baixo, os inimigos caem para o céu!), os comandos não envolvem muito mais do que mirar e atirar. Em alguns casos você precisa plantar bombas ou resgatar camponeses, ou ganha itens especiais como uma mochila à jato ou um canhão fixo... mas não existe muito o que aprender.

Mesmo assim, o game consegue exigir do jogador algum tipo de planejamento estratégico, uma vez que os inimigos são numerosos o suficiente para obliterar Roman caso ele simplesmente tente atacar todos de frente. Com isso, a aventura consegue se manter interessante até o fim - mesmo sem muita variedade.

Produção deficiente

Talvez o maior defeito do game seja sua produção simples. Os cenários não são tão coloridos ou interessantes quanto os do planeta de "Giant", usando poucas cores e não muitos detalhes. Essa repetitividade pode decepcionar alguns. Mas pior do que isso são as cenas não-interativas: usando os mesmos modelos do game, as animações apresentam bonecos simples e cheios de defeitos, em um vídeo comprimido ao ponto da pixelação. Essa falta de cuidado acaba incomodando o usuário mais exigente.

CONSIDERAÇÕES

"Armed & Dangerous" é um divertido, porém simples, jogo de tiro. O senso de humor é um dos pontos fortes, mas infelizmente restrito apenas para quem entende inglês. Infelizmente, para o público brasileiro, esse game parece ser voltado para um grupo muito específico.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Armed & Dangerous (Pc)

    16 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Planet Moon Studio
    Lançamento: 02/12/2003
    Distribuidora: LucasArts
    Suporte: 1 jogador
    Configuração mínima: Win 98/Me/2000/XP, PIII 1GHz, CD 4X, 2GB de HD, 256MB de RAM, Placa 3D com 32MB de RAM e HT&L, DirectX 9
    RegularAvaliação:
    Regular
    DOWNLOADS
    Tamanho: 163MB

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host