UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PC

Rollercoaster Tycoon 3

25/11/2004

da Redação
Chris Sawyer sempre se orgulhou de fazer seus jogos virtualmente sozinho. Mas seu último lançamento, "Locomotion", mostra como o público pode não estar preparado para um jogo sem um acabamento mais profissional. "Rollercoaster Tycoon 3" chega para reforçar essa noção, mostrando a diferença que uma boa camada de tinta pode fazer.

Cara nova, fórmula clássica

O mais novo episódio foi adaptado pela Frontier, que manteve o espírito básico que fez da série uma das mais vendidas para PC no mundo inteiro. Jogadores devem criar seus parques de diversão, podendo montar manualmente as montanhas-russas do título, assim como uma série de outras atrações. Além disso, é preciso colocar lojas para ganhar dinheiro com comida, mapas, balões e guarda-chuvas (entre outros), organizar finanças, promover desenvolvimento de novas tecnologias e encomendar campanhas publicitárias. Dificilmente o jogo poderia ser mais completo.

Mas mesmo o grau de simulação é apenas uma parte da experiência. Quem jogou os outros games da série sabe que parte do encanto é olhar para as criações e ver as reações desencadeadas por cada decisão. Crianças correm depois de sair da fila de um brinquedo que gostam muito, balões começam a enfeitar o parque se seu preço estiver bom, você ouve gritos de emoção se suas montanhas-russas são empolgantes - é como ter sua própria fazenda de formigas, mas com diversos brinquedos divertidos.

Esse aspecto hipnotizante volta com toda a força do game original, mas os novos gráficos 3D permitem muitas novidades que valem o investimento. Além de poder passar pelo ambiente virtual, você pode até testar os brinquedos pessoalmente! Outros toques incluem a capacidade de programar músicas (inclusive seus MP3 pessoais) para tocar em cada brinquedo, e criar elaborados shows de fogos de artifício.

Fácil como andar de carrossel

Como se tudo isso não fosse suficiente, a Frontier pode adicionar algumas melhoras merecidas nesse retoque. A interface está bem agradável visualmente (apesar de um pouco descaradamente copiada dos jogos da Maxis) e tão fácil quanto no original. Um tutorial bem mais interativo e completo ajuda os não-iniciados a aprender como gerenciar um parque e usar as ferramentas do game. A tradução para português garante que o game é imediatamente acessível a todos.

A estética do game como um todo está bem mais agradável, e a estruturação dos menus mostra que a Frontier parece ter consoles em mente - não se assuste se versões para videogames forem anunciadas em breve. A inclusão de múltiplos objetivos com diferentes graus de dificuldade por cenário reforçam isso. Jogadores menos preocupados podem acessar uma opção que não tem limite de tempo ou dinheiro. A compatibilidade com montanhas-russas e mapas do original também é um excelente extra para quem já dedicou horas aos outros episódios.

Palavras não podem descrever a emoção de ver um grande campo vazio e seu potencial para criar um verdadeiro parque de diversões dos sonhos. E ver os resultados, não apenas nas ações, mas nos pensamentos dos visitantes, não tem preço.

CONSIDERAÇÕES

"Rollercoaster Tycoon 3" é o melhor simulador de parque de diversões disponível no mercado, e um dos mais divertidos jogos de gerenciamento que já apareceram no PC. Esse é o tipo de game que pode ser usado como um instrumento educativo para crianças, mas diverte pessoas de todas as idades, sexos e gostos.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Rollercoaster Tycoon 3 (Pc)

    82 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Frontier Developments
    Lançamento: 11/2004
    Distribuidora: Atari
    Suporte: 1 jogador
    Configuração mínima: PIII 700MHz, Windows 98/2000/ME/XP, 128MB de RAM, Placa 3D com 32MB, DirectX 9.0
    ImperdívelAvaliação:
    Imperdível
    DOWNLOADS
    Tamanho: 184MB

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host