UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PC

Space Siege

17/09/2008

OTÁVIO MOULIN
Colaboração para o UOL
"Space Siege" é um jogo que foi lançado cercado por expectativas, uma vez que é uma cria de Chris Taylor e sua equipe da Gas Powered Games, os mesmos responsáveis pela premiada franquia de RPG de ação "Dungeon Siege". A promessa era criar uma experiência similar em uma nova ambientação, em um cenário futurista com a exploração de novas possibilidades e ganchos narrativos. Isto realmente ocorre, mas os problemas e certas limitações acabam deixando o novo jogo sob a sobra de seus irmãos mais famosos.

Humanidade em risco

No Século XX, a humanidade trava uma devastadora guerra contra a raça alienígena Kerak, que pode custar sua própria existência. À bordo de uma das naves coloniais humanas, a ISCS Armstrong, está o engenheiro das forças armadas Seth Walker, que acaba se tornando uma figura essencial no conflito quando os tais aliens atacam a embarcação subitamente.

Walker toma frente na defesa, não só graças a seu treinamento militar, mas também ao seu conhecimento em robótica. Juntando peças e entulhos durante sua jornada, ele pode criar e aperfeiçoar robôs de ataque chamados de HR-V para ajudá-lo durante as missões ou aumentar o poder se suas próprias armas.

Robôs em guerra
Mas este não é o único meio de empregar o intelecto do herói e os recursos encontrados pelo caminho. O soldado pode também construir e aplicar implantes cibernéticos em seu próprio corpo. São modificações profundas que garantem vantagens em combate, como blindagem extra, por exemplo, mas trazem penalidades severas: a própria humanidade do protagonista, em um fator muito interessante na trama, que serve como um paralelo em relação ao próprio conflito entre homens e Keraks.

Mecânica simples

Como em "Dungeon Siege", a mecânica é bastante simples e intuitiva. Para controlar Walker, basicamente você só precisa de um mouse e alguns botões no teclado. Infelizmente, tamanha simplicidade tem seus problemas, uma vez que tanto a movimentação quanto a mira e tiros são realizados com o mouse Com isto, se torna praticamente impossível andar e disparar ao mesmo tempo. A intuição acaba fazendo com que você tente se mover com as teclas A,S,W,D, que mexem apenas com a câmera e muitas vezes você morrerá tentando entender o que fez de errado.

Outras funções do teclado incluem uma esquiva de ataques, pouco funcional e que nem sempre dá muito resultado, além de poderes especiais ativados pelas teclas numéricas. Estes funcionam como em RPGs online, com efeitos diferentes, como ataques a distância em alvos específicos ou danos em área ao redor do personagem. Para aumentar a variedade deste poderio extra, é possível modificá-lo à medida em que você evolui na aventura, com a alocação de pontos em habilidades específicas, como qualquer outro exemplar do gênero que se preze.

Espaço uniforme

Sob fogo intenso
A apresentação de "Space Siege" é competente e serve bem aos propósitos de seu enredo e de sua ambição. Ainda que pareça um pouco mais pesado do que deveria, os gráficos são bonitos - em especial os ótimos efeitos de luz e raios - mostrando uma boa variedade de itens que refletem na mudança de aparência do seu protagonista. Já os cenários e inimigos, ainda que mais comuns, se encaixam bem no clima da aventura espacial e fecham bem o pacote, que conta com uma trilha sonora imponente, que serve como uma boa guia para ação e pontua os eventos com eficácia.

Em todo RPG deste estilo, o design dos mapas e as escolhas que você é capaz de realizar são fundamentais para uma boa experiência. Infelizmente, este é um aspecto pouco inspirado, já que, apesar dos múltiplos caminhos e escolhas, não há nenhuma grande sensação de urgência ou perda ao ter tomado uma decisão. Você acaba podendo tomar qualquer caminho ou morrendo e ressuscitando várias e várias vezes apenas para chegar ao mesmo lugar e ver quase as mesmas coisas, sem nenhum tipo de penalidade ou arrependimento, o que dilui a emoção da jornada.

Pelo menos em partidas multiplayer, local ou pela internet, isto se torna um pouco mais envolvente. A equipe da Gas Powered preparou uma segunda versão do script para abrigar uma história modificada para o modo cooperativo, então ao jogar com amigos, todos acabam participando da história e interagindo de uma maneira mais contundente. É uma boa sacada e que aumenta o interesse pelo jogo, que no modo para um jogador, acaba não sendo tão complexo quanto pretendia.

CONSIDERAÇÕES

"Space Siege" parece ser um jogo menor da Gas Powered Games, sem o mesmo requinte e inspiração de seus jogos anteriores, como os "Dungeon Siege" ou "Supreme Commander". É um RPG de ação à moda antiga, com uma trama interessante e que ainda tem seu apelo entre os fãs do gênero. Mas sofre demais com seus controles deficientes, design de personagens bastante comum e os poucos caminhos contundentes que dá para que o jogador chegue ao final.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Space Siege (Pc)

    24 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Gas Powered Games
    Lançamento: 12/08/2008
    Distribuidora: SEGA
    Suporte: 1-4 jogadores, multiplayer online
    Configuração mínima: Processador 2.6 GHz; 512 MB de RAM; 3GB de HD; placa de vídeo ATI Radeon 9800; Nivida Geforce 6800 ou equivalente; Windows XP c/ Service Pack 2 ou Windows Vista
    RegularAvaliação:
    Regular

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host