A Electronic Arts é a rainha de vendas dos jogos de futebol com a série "FIFA", mas ainda sofre séria concorrência na simulação de cartolagem com "Championship Manager". Mas a gigante dos games não deixa barato e continua melhorando todo ano sua série "Total Club Manager".
A edição 2004 explora diversos elementos de simulação que envolvem os jogadores, clubes e gerenciamento técnico. Você vai passar muito tempo negociando passes de atletas, mas tão importante quanto isso é garantir a popularidade da sua equipe, gerenciar recursos financeiros e melhorar o desempenho em jogo deixando todos os seus funcionários felizes.
Menus redondosA interface do jogo é bastante fácil de manusear, especialmente levando em conta o grande número de opções disponíveis. Ela também é bonita e funcional, ilustrando bem cada função para facilitar a vida do consumidor.
Mas a verdadeira diferença acontece na hora que uma partida começa. A Electronic Arts usou seus recursos para oferecer, além da tradicional narrativa em forma de texto, uma simulação 3D bastante realista do confronto. Donos de "FIFA 2004" podem habilitar a opção Football Fusion para controlar os jogadores usando o mecanismo do simulador de futebol.
Antes só do que bem acompanhado?Apesar do uso de "FIFA" não ser obrigatório ele garante que alguns aspectos da simulação não acabem ficando um pouco exagerados: ver cinco contusões em uma só partida estraga um pouco do realismo que se espera de um simulador como esses.
Infelizmente, como o mercado principal do jogo é a Europa, muitas das estatísticas priorizam os times e ligas do Velho Mundo. Mas a quantidade não decepciona, garantindo que o jogador muito o que fazer até a edição 2005 ser lançada.
CONSIDERAÇÕES
"Total Club Manager" traz valores de produção do nível que qualquer um poderia esperar da maior produtora de software do mundo. Mas as suas inconsistências e foco internacional ferem o seu potencial para o mercado brasileiro.