14/05/2008
da Redação
"BattleForge" é um projeto da EA Phenomic, estúdio da distribuidora na Alemanha cujos integrantes têm no currículo a série "SpellForce". Para se diferenciar em meio a imensidão de games de estratégia em tempo real ambientados em mundos de fantasia, "BattleForge" aposta em cartas colecionáveis - isso mesmo, como em um "card game".
O jogador ganha, troca e compra cartas online para formar o melhor deck possível, além de misturar e colecionar elementos das mesmas para jogar na companhia de amigos e conquistar campos de batalha online. O ousado modo cooperativo do jogo suporta partidas com até 12 participantes e inclui uma espécie de mercado online, para manter a comunidade ativa.
O enredo de "BattleForge" narra um confronto entre deuses gigantes antigos. A encrenca é grande, por isso a melhor opção é se aliar mesmo, e utilizando as forças do fogo, gelo, natureza, sombra e a misteriosa "Forge", trazer lendas de volta à vida. Assim, criam-se exércitos suficientemente poderosos para batalhas até então impossíveis de se vencer.
Na verdade, "BattleForge" se parece muito com um RTS convencional, desde a perspectiva de visão até a mecânica de jogo, que mantém ações como movimentar unidades, lutar e utilizar magias. As diferenças começam a surgir na hora de alistar as unidades, o que se dá através das cartas, que também servem para lançar feitiços, de cura ou de dano.
O game oferece uma boa dose de ação, mas a tática entra nas restrições para colocar as unidades no campo de batalha - elas precisam estar próximas de outras unidades ou no território controlado pelo jogador. Por sinal, os membros dos exércitos podem ter até quatro escalas de tamanho distintas.