Depois de trabalhar com um cronograma apertado e ser obrigado a seguir ordens bastante severas da Sierra para criar "Extraction Point" - uma das expansões de "F.E.A.R." - o pessoal do estúdio TimeGate resolveu desenvolver um novo jogo de tiro em primeira pessoa do zero, com total liberdade. O resultado é "Section 8", um game futurista com grande ênfase no aspecto multiplayer.
A base para este novo universo se concentra em um conflito interestelar entre uma espécie de federação galáctica e um exército separatista chamado de Arm of Orion. Para conter a ameaça, o governo resolve criar uma tropa de elite chamada de 8th Armored Infantry, formada pelos melhores soldados de suas especialidades e destacamentos equipados com poderosas armaduras de combate. Este conflito é o condutor da campanha principal solo do game.
Já o multiplayer deixa um pouco a história de lado para se concentrar na ação, que lembra os jogos da série "Battlefield", com o uso de veículos e várias classes de personagens com habilidades distintas. Há suporte para até 32 jogadores simultâneos, divididos em times e espalhados em grandes mapas, com objetivos dinâmicos que pipocam a todo instante na tela. Não há pontos de renascimento fixos e tudo muda de acordo com o avanço dos times para capturar pontos vitais dos cenários.
É possível comprar equipamentos e armas a qualquer momento entre os combates, com entregas realizadas de modo aéreo, para aumentar a tensão nos confrontos. As armaduras dos jogadores também possuem slots de expansão para upgrades, melhorias estas que podem mudar completamente as características fundamentais da classe escolhida, em algo totalmente inédito.