18/04/2002
da Redação
O nome Tom Clancy sempre foi sinônimo de jogos de tiro com estratégia, onde o jogador precisava gerenciar uma equipe anti-terrorista em complexas missões que exigiam muita calma e planejamento. Mas tudo isso vai mudar com seu mais novo projeto, Splinter Cell.
Seguindo carreira solo como o Commando de Renegade e Solid Snake, Sam Fischer é um dos proverbiais 'exércitos de um homem só'. Esse agente da NSA, mais especificamente do braço 'black ops' (operações não reconhecidas pelo governo) Third Echelon, foi treinado com um especialista em infiltração, capaz de neutralizar soldados à distância e penetrar em qualquer instalação militar possível e imaginável - sem deixar nenhuma espécie de rastro.
Esse homem invisível oferecerá uma experiência bastante diferente dos demais jogos de Clancy. Claro, Fischer terá de usar todo o seu moderno arsenal para penetrar em diversas bases em países como a Rússia. Visores infra-vermelho, rifles de longa distância... e até equipamento de rapel!
A marca registrada do famoso autor está presente no título: a trama promete trazer muita intriga internacional, retratando o cyber-terrorismo, agências secretas e operações sigilosas num universo geopolítico realista altamente detalhado.
O agente especial do jogo promete ser ainda mais versátil que o famoso Solid Snake. Algumas das seqüências mostradas exibiam vários truques criativos: Fischer usava óculos infra-vermelhos para ver impressões digitais em teclados de senhas, reprogramava computadores para virar alarmes contra os soldados da base e destruia câmeras à distância com seu rifle. Em outra ocasião, ele descia de rapel por uma parede, e derrubava um guarda com os pés ao entrar em uma alcova.
Splinter Cell deve usar a mais moderna versão da engine de Unreal, e já conta com efeitos visuais bastante impressionantes. Alguns dos exemplos exibidos incluiam uma lata de gasolina que, quando perfurada por uma bala, vazava um rastro de gasolina. Aos poucos, o vazamento diminuia... e quando alguém atirava no líquido... BUM! Outro exemplo colocava Fischer passando na frente de um projetor de slides, criando não apenas sombras realistas, mas exibindo a imagem do slide sobre seu corpo.
A Ubi Soft garante que Splinter Cell será exibido em versão jogável na E3, então fique de olho para novas informações em maio.