18/07/2001
da Redação
A LucasArts não deu muita sorte na área da estratégia. Depois dos sofríveis Alliance e Force Commander, a empresa pediu ajuda para especialistas no ramo: os criadores da série Age of Empires.
E assim surgiu Star Wars: Galactic Battlegrounds, o novo e primeiro jogo de estratégia 2D em tempo real baseado em Star Wars (e não, Alliance não conta como tempo real).
Seguindo alguns dos melhores exemplos da série Age of Empires, tudo indica que Battleground tomará uma aproximação histórica da trama. Por quê? Bem, segundo a lista oficial de facções selecionáveis, encontramos: o exército real de Naboo, a Federação Comercial, os Wookies, os Gungans, o Império Galáctico e a Aliança Rebelde. Os fãs da série sabem que o surgimento do Império Galáctico ocorreu com o fim do Senado e, portanto, essas facções não podem existir todas simultaneamente. Ou seja, ou o jogo desrespeita a cronologia Star Wars (o que é improvável) ou Battleground mostrará uma guerra que dura diversos anos, em diferentes períodos históricos.
Uma das grandes novidades que a LucasArts fez questão de divulgar na E3 2001 é que esse será o primeiro título da empresa a ser vendido com um editor de fases incluso: isso mesmo, com ele, você poderá criar seus próprios mapas!
No que se refere aos detalhes da jogabilidade, surpresas não faltam: com mais de 300 unidades diferentes, cada exército pode contar com até 200 tropas simultâneas - um número bem alto. A LucasArts prometeu não apenas campos de batalha variados (de campos de asteróides no espaço até cidades submarinas), mas também garantiu o diferenciamento das unidades, cada qual com seus avanços específicos: a engenhosidade dos Wookies, o poder dos Jedi e a biotecnologia dos Gungans.
E, como não podia faltar, Battlegrounds terá todo tipo de opção multiplayer. Command & Conquer que se cuide!