UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PC

The Elder Scrolls V: Skyrim

07/04/2011

PABLO RAPHAEL
da Redação
Revelado em dezembro de 2010, durante a premiação Video Game Awards, programa de televisão norte-americano que se tornou palco para anúncios de novos jogos, "The Elder Scrolls V: Skyrim", foi recebido com um misto de empolgação e receio pelos jogadores.

O game foi revelado em um curto vídeo, que não mostrava muito mais do que runas, imagens gravadas em pedra e o nome da região onde "Elder Scrolls V" se passa: "Skyrim". Não foram poucos os fãs que temeram que, por melhor que fosse o RPG, ele adotasse o motor gráfico Gamebryo, de "Oblivion" e "Fallout 3". Capaz de gerar enormes espaços abertos, o motor é o ponto fraco das produções da Bethesda, responsável pelos inúmeros travamentos e outras falhas técnicas que atormentam os aventureiros em seus jogos.

"Skyrim" foi revelado com esse trailer, exibido no VGA 2010


O temor não durou muito, pois, no dia seguinte ao anúncio, Nick Breckon, gerente de comunidade da Bethesda, confirmou, no twitter da produtora: "Skyrim" usa um motor gráfico completamente novo. "E é fantástico", completou, entusiasmado. Em fevereiro de 2011, vimos que Breckon não estava exagerando. Cenas de ação de "Elder Scrolls V" foram exibidas em um trailer com quase 3 minutos de duração e surgiram as primeiras imagens do RPG.

O novo motor gráfico, chamado Creation Engine, é responsável pelos cenários montanhosos, pela neve e pelas criaturas que assolam "Skyrim", assim como pelos modelos tridimensionais caprichados de seus habitantes e de todos os itens que eles carregam.

Melhor ainda, com uma equipe de arte bem maior do que a de "Oblivion", a Bethesda pôde garantir que cada caverna e masmorra do jogo serão construídas "à mão" e assim, uma dungeon nunca será igual à outra. Cada pedra coberta de runas, uma poça d'água, ossos no chão ou rabiscos sangrentos nas paredes que você ver em seus passeios por "Skyrim" não foram gerado aleatoriamente e sim, escolhidos por um artista para compor a "decoração" das masmorras.

Cenas "in game" de "Skyrim" mostram gráficos refinados

Com um visual à altura dos principais jogos da atualidade, "Elder Scrolls V" também promete muitas melhorias e inovações em suas mecânicas mais básicas, tanto na criação e evolução do personagem quanto no sistema de combate e interação social.

Surge um novo herói

Criar um personagem para uma aventura de RPG é sempre complicado. Na pressa para começar e sem saber exatamente o que vem pela frente, você acaba distribuindo pontos e pegando habilidades que nunca vai usar e quando se dá conta disso, já gastou uma dezena de horas jogando e não quer começar tudo de novo.

Ciente disso, a Bethesda desenvolveu um sistema de criação e evolução que leva em conta o que você quer fazer com o seu herói. No começo da aventura, você escolhe uma raça para o personagem, entre as dez disponíveis. Essa decisão define a aparência do herói e todo o resto depende do que você faz durante o jogo.

Se optar por usar mais armas do que magias, o herói terá mais afinidade com esse tipo de ação e assim, ao evoluir, terá mais opções de armas e movimentos à sua disposição. Com esse sistema, você pode experimentar vários estilos de jogo e optar por aquele que preferir, sem precisar retornar ao começo do jogo e criar um novo personagem.

Você também pode selecionar "perks", características únicas que alteram habilidades ou proporcionam vantagens específicas ao personagem, um sistema que veio do irmão pós-apocalíptico de "Elder Scrolls", "Fallout", mas segundo a Bethesda, os perks de "Skyrim" serão menos malucos e mais práticos, agrupados em classes que são representadas como constelações.


Os perks de "Skyrim" são agrupados em um sistema de constelações



Não há maneira melhor de colocar as habilidades, magias, perks e equipamentos de um herói medieval do que enfrentar monstros ferozes em lutas sangrentas. A Bethesda sabe que o ponto fraco de "Oblivion" era justamente o combate e está caprichando para que "Skyrim" faça bonito quando o assunto for quebrar cabeças e derrotar criaturas fantásticas.

O sistema de combate lembra "BioShock": o herói pode carregar uma arma em uma mão e um escudo na outra, ou deixar uma das mãos livres para seus feitiços. Cada mão é controlada por um dos gatilhos do controle e assim, é fácil golpear e bloquear, por exemplo. Caso você prefira atacar com uma arma de duas mãos, dá para aparar os golpes inimigos com um gatilho e bater com o outro, ou, ao usar um arco, um gatilho tensiona a corda e o outro dispara a flecha.

Os golpes em "Elder Scrolls V" têm peso, transmitindo a sensação de rasgar o couro de um monstro ou partir os ossos do inimigo com uma maça. Para completar, "Skyrim" traz a opção de ataques finais e violentas investidas furtivas.

Os aprendizes de feiticeiro terão 80 magias para aprender. É possível lançar uma magia diferente com cada mão ou usar uma arma em uma delas e disparar suas bolas de fogo com a outra. As magias mais poderosas de "Skyrim", porém, funcionam de forma diferente: espalhados pelo jogo há três encantamentos escritos na língua dos dragões, que produzem efeitos realmente impressionantes.

No começo do jogo, seu personagem só sabe a primeira palavra do primeiro feitiço. As outras estão em runas nas paredes de dungeons mundo afora. Basta tocar em um botão para ativar a primeira palavra, capaz de desacelerar o tempo. Ao aprender novas palavras do encantamento, você segura o botão para prolongar e ampliar o feitiço.

Encontros aleatórios

Em um mundo onde o jogador pode fazer o que bem entender, desde caçar dragões até passar o dia trabalhando como lenhador, é justo que seus outros habitantes tenham os mesmos direitos. Para isso a Bethesda reformulou a Radiant IA, engine que controlava os personagens não-jogadores em "Oblivion" e deu vida própria aos habitantes do jogo.

Os homens de Riverwood, por exemplo, passam o dia cortando madeira. Os lobos dormem em seu covil, caçam suas presas quando sentem fome e seu comportamento muda conforme a ocasião. Encontre uma matilha depois que tiverem abatido o jantar e os lobos ficarão na defensiva. Agora, se você passar por eles na hora da caçada, pode muito bem virar a presa.

O mesmo sistema se aplica a todas as criaturas de "Skyrim", inclusive aos dragões. Os imensos répteis voadores não agem segundo um roteiro, diz a produtora. Eles voam por todo o cenário, caçam, dormem em suas cavernas e pousam sobre ruínas ou no meio de uma plantação. O resultado disso são encontros realmente aleatórios, garantia de que uma aventura de "Elder Scrolls V" nunca será igual à outra.


A Radiant IA dá vida própria aos dragões de "Skyrim": cuidado por onde anda!



Outra ferramenta importante de "Skyrim" é o Radiant Story, que funciona como um "mestre de jogo" em um RPG de mesa, acompanhando as ações do herói e criar consequências, reações e até mudar a posição de uma masmorra, para manter a aventura rolando. Mate um comerciante em um vilarejo e o Radiant Story vai colocar a família dele atrás de vingança. Explore uma região por muito tempo e o jogo vai mudar a posição de uma dungeon, para que você descubra algo novo.

O mundo de "Skyrim" é enorme, mas são nos pequenos detalhes de suas masmorras decoradas à mão, criaturas malignas que espreitam nas sombras e complexos sistemas de evolução, combate e feitiços que a Bethesda promete envolver os jogadores e dar a eles a chance de viver sua própria saga épica de espada, magia e dragões.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    The Elder Scrolls V: Skyrim (Pc)

    31 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Bethesda
    Lançamento: 11/11/2011
    Distribuidora: Bethesda
    Suporte: 1 jogador, cartão de memória
    Configuração mínima: Windows XP/Vista
    Outras plataformas: PS3 X360

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host