"Two Worlds II" é um RPG nos moldes clássicos de aventura e fantasia ao estilo "Dungeons & Dragons". O game se passa anos depois do jogo original, lançado em 2007. A aventura acontece na parte leste de Antaloor, em terras até então pouco exploradas, com grandes desertos e templos antigos cheios de mistérios.
O jogador assume o comando do herói, que começa a história aprisionado nas masmorras do castelo Gandohar. Sua aventura acaba por forjar uma parceria inusitada com os Orcs em uma jornada para destruir os seus algozes e salvar sua irmã.
O herói é criado inteiramente pelo jogador, que pode desenvolvê-lo dsitribuindo pontos de habilidade, adquirindo técnicas especiais, equipamentos e armas. São três classes distintas: mago, arqueiro e guerreiro. É possível alterar ou misturar os atributos de cada uma das classes durante o jogo.
O novo motor gráfico, chamado Grace, garante um melhor desempenho visual em comparação ao primeiro "Two Worlds", com uso de iluminação dinâmica com fontes múltiplas. Os cenários e objetos seguem leis da física real e é possível notar diferentes materiais como madeira, ferro, concreto e a interação do personagem nestes ambientes.