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24/08/2009 - 17h12

Criadores de mapas poderão lucrar em "StarCraft II"

da Redação
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Durante a BlizzCon, evento particular da produtora Blizzard que aconteceu no na última sexta e sábado (21 e 22 de agosto), o chefe de design da companhia, Rob Pardo, afirmou que "StarCraft II" terá uma loja interna em que os usuários poderão distribuir ou vender conteúdo.

O StarCraft II Marketplace prevê tanto mapas gratuitos como pagos, mas os criadores não ficam com todo o valor da venda, apenas uma parte. A porcentagem não foi especificada pela Blizzard.

A ideia á atrair mais designers e criadores amadores de plataformas como o Steam, por exemplo. A comunidade de "modders" para PC é bastante ativa, e já gerou vários games de sucesso. "Counter-Strike", por exemplo, nasceu como uma modificação de "Half-Life". Jogos da Blizzard também já se transformaram em títulos famosos: "Defence of the Ancients" veio de "Warcraft III".

A companhia espera que o StarCraft II Marketplace dê longevidade ao game, preenchendo os espaços entre as expansões oficiais. Haverá anda muitos conteúdos gratuitos, similar ao que acontece com o App Store do iPhone. Mapas populares dos usuários podem receber sistema de casamento de partidas e conquistas pela Blizzard. No entanto, o StarCraft II Marketplace não deverá sair junto com o jogo, para não atrasar o game ainda mais. O game está previsto para sair no primeiro semestre de 2010.

Recriando 'StarCraft: Ghost'

Em nota relacionada, a companhia também mostrou detalhes do editor de mapas do game. De acordo com Dustin Browder, designer-líder de "StarCraft II", trata-se do "mais poderoso software do planeta". O game é de estratégia em tempo real, mas o editor permite até mesmo criar um game de tiro em primeira pessoa.

Um exemplo mostrado foi algo similar ao lendário "StarCraft: Ghost", que teve seu desenvolvimento suspenso em 2006. Além disso, a interface de usuário e o sistema de gerenciamento de itens também podem ser modificados como o usuário desejar (naturalmente, é preciso conhecimento especializado para usar os recursos mais avançados do editor de mapas).

"StarCraft II" foi anunciado na forma de uma trilogia. A primeira campanha terá como foco a raça humana, a segunda, os Zergs são os personagens centrais, e a terceira e última, os Protoss aparecem como protagonistas. Cada uma trará uma história complexa, contada através de sequências animadas, além de conteúdo diferente para o modo multiplayer, como se uma servisse de expansão para a outra.

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