UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PC

30/07/2010 - 20h12

Em Xangai, feira ChinaJoy mostra novidades dos games on-line; veja fotos exclusivas

THÉO AZEVEDO
Enviado especial a Xangai*

Divulgação

Visitante testa jogo online na edição 2010 do ChinaJoy

Visitante testa jogo online na edição 2010 do ChinaJoy

Eventos como a E3 e a Tokyo Game Show já se consagraram entre os gamers por apresentarem, em primeira mão, as principais novidades dos jogos eletrônicos, mas há uma feira especializada nos MMOs, ou seja, nos jogos e RPGs on-line como "World of WarCraft" e "Perfect World".

É a ChinaJoy, que ocorre todo ano em Xangai e costuma receber 100 mil pessoas.

O UOL Jogos visitou a edição 2010 da China Joy, que acontece entre 29 de julho e 1º de agosto, ocupando cinco pavilhões do Shanghai New International Expo Center.

Lá, centenas de empresas disputam uma fatia do maior mercado de MMOs do planeta - o setor deve movimentar US$ 5,5 bilhões na China em 2012, de acordo com a Pearl Research.

No Brasil, ainda é um setor estimado em algo entre US$ 30 milhões e US$ 35 milhões, mas que cresce sob a liderança da Level-Up Games! ("Ragnarök Online", "Perfect World", "Grand Chase"), e tem estabelecida ainda a Gamemaxx ("Cabal Online"), dentre outras, além de observar a chegada de novas empresas, como Aeria Games e Gala-net.

Théo
Novidades ocidentais também aparecem na feira, como "Battlefield Online"


Na China, entretanto, jogar MMOs (Massive Multiplayer Games) faz parte da cultura dos jovens. Por isso os chineses parecem não se importar com o calor de mais de 37 graus de Xangai e abarrotam os corredores da ChinaJoy. A lotação chega a ser tanta que, em alguns momentos, a organização do evento desliga o ar condicionado para forçar a "saída" dos visitantes. Água, leques e ventiladores de mãos são obrigatórios para suportar o clima abafado.

COSPLAY NA CHINAJOY
Théo Azevedo/UOL
Expositora vestida de coelhinha...
Théo Azevedo/UOL
...outra vestida de gatinha...
Théo Azevedo/UOL
...e até mesmo abelha: variedade de fantasias não falta no evento chinês
Vale tudo para jogar em primeira mão alguns dos próximos lançamentos do mercado chinês - e são centenas -, muito embora boa parte dos chineses parece mais interessada em espiar e fotografar as belas promotoras contratadas pelas empresas justamente para chamar a atenção. Há também, claro, concursos e exibições de cosplay.

A ChinaJoy também recebe visitantes de outros continentes, que vão para Xangai em busca de novos negócios, mas a feira ainda parece bastante voltada ao público chinês. Basta dizer que praticamente todos os jogos exibidos por lá estão no idioma local. Até empresas ocidentais, como Electronic Arts e Blizzard, investem no país, com "Battlefield Online" e "World of WarCraft", respectivamente.

Mas o mercado local de desenvolvimento cresce a olhos vistos: a Perfect World, que comercializa o RPG on-line de mesmo nome, tem 5.000 funcionários, sendo 40% deles dedicados ao desenvolvimento e atualização constante do jogo, que oferece milhares de quests ("missões"). Tanto esmero levou os títulos do país a todo o planeta - "Perfect World" é, atualmente, o MMO mais popular do Brasil, com um pico de 25.000 jogadores simultâneos.

Por isso, não se surpreenda se um dos games mostrados como destaque na ChinaJoy 2010 for parar no PC de sua casa daqui alguns meses.

Théo
Com calor de quase 37 graus na feira, expositora usa leque para se refrescar


*O jornalista Théo Azevedo viajou a convite da Level Up! Games.

UOL Celular

Acompanhe as notícias do UOL no seu celular: wap.uol.com.br

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host