UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PC

07/09/2010 - 17h24

Produtora de "Grand Chase" prepara game de luta online; leia entrevista

THÉO AZEVEDO
Enviado especial a Daegu*

Théo Azevedo/UOL

Won Lee, proprietário da KOG, em frente a um painel com fotos dos funcionários da empresa

Won Lee, proprietário da KOG, em frente a um painel com fotos dos funcionários da empresa

"Entreter ou ir para o inferno". Para Won Lee, proprietário da KOG e autor da frase, desenvolver games é coisa muito séria. Localizada em Daegu, na Coreia do Sul, a produtora é a responsável por "Grand Chase", game de ação on-line que se tornou uma verdadeira febre no Brasil, onde foi lançado em 2006 e atingiu picos de 21 mil jogadores simultâneos.

Fundada em 2.000, a KOG, com cerca de 200 funcionários, não chega a figurar entre as maiores desenvolvedoras de MMOs na Coreia, onde o gênero é sucesso absoluto. Não que isso importe: na verdade, Lee já recusou propostas da ordem de centenas de milhares de dólares para vender a empresa. "Não quero nenhum investimento de fora. Bons jogos levam tempo para ficar prontos e, se alguma grande companhia comprasse a KOG, haveria pressão para lançar os games rapidamente".

Pressa é algo que a KOG definitivamente não tem: "Fighters Club", que entra em fase de testes na Coreia ainda em 2010, está há cinco anos em desenvolvimento. O game, cujo estilo lembra os clássicos "Final Fight e "Streets of Rage", já tem lançamento garantido no Brasil, através da Level Up!, provavelmente em 2011.

Além disso, a coreana ainda trabalha em um MMO de corrida, que lembra "Need for Speed", processo que já acumula dez anos de esforços e duas tentativas mal-sucedidas. Por fim, envolto em uma boa dose de mistério, há um RPG on-line ainda em estágios iniciais de produção - o que, a julgar pela filosofia de trabalho da KOG, significa que é bom não contar em ver o jogo tão cedo.

São as próximas investidas de uma companhia que têm a cara de seu fundador e proprietário, onde os game designers de equipes diferentes ainda assim dividem experiências semanalmente - diferentemente do que costuma acontecer em muitas empresas do ramo.

No escritório da KOG, Won Lee concedeu a seguinte entrevista ao UOL Jogos:

UOL Jogos - No ramo dos MMOs, são poucas as empresas que obtêm sucesso no lançamento de um segundo game. A KOG, com "Grand Chase" e "Elsword", é uma das exceções. Por quê?
Won Lee:
Como normalmente os jogadores se acostumam com o primeiro jogo, o desenvolvedor se vê em uma situação difícil para o projeto seguinte: explorar um gênero completamente diferente - e no qual a empresa não tem experiência alguma - ou investir em algo de estilo similar ao que já existe? Em ambos os casos, falhar é muito fácil.

A KOG foi pioneira em games on-line de combate, numa época em que diziam ser impossível fazê-los, por causa da qualidade das conexões - games de ação exigem muita precisão, diferente de RPGs, por exemplo. Fomos bem-sucedidos na empreitada, algo que muito me orgulha, pois desenvolver MMOs leva tempo. Trabalhamos com ciclos de dez anos de produção completa e sempre tentamos fazer algo diferente e inovador em nossos títulos.

UOL Jogos - Com ciclos de produção tão longos, como manter a equipe engajada e unida?
Lee:
Temos mesmo que cultivar uma boa relação entre nós. Por isso organizamos uma série de atividades conjuntas: costumamos tomar café-da-manhã no escritório e, todo ano, vamos esquiar. Já é uma tradição da KOG e, da última vez, fomos a Nagano, no Japão. Não posso falar que somos líderes em desenvolvimento de jogos, mas posso afirmar que somos líderes no esqui (risos). Também temos um time de futebol, mas somos muito ruins (risos).

Além disso, a KOG tem uma biblioteca com publicações diversas sobre game design, além de compilações de material que envolveu o desenvolvimento dos nossos jogos. De vez em quando, temos aulas dentro da empresa, nas quais convidamos desenvolvedores famosos para lecionar. São formas de garantir a união e a performance da equipe.

KOG
Théo Azevedo/UOL
Onde fica: Daegu, Coreia do Sul
Fundação: 2.000
Funcionários: 200, sendo 180 dedicados ao desenvolvimento
Games: "Grand Chase", "Elsword" e "Fighters Club"


UOL Jogos - Você já pensa em uma sequencia para "Grand Chase" ou acha que o game ainda tem vida longa?
Lee:
Pergunta difícil (risos). Pensamos, sim, em uma sequência, mas nossa prioridade no momento é entreter os jogadores de "Grand Chase". Lançar continuações ou versões diferentes poderia ser mais rentável, mas não quero chatear ou desapontar os jogadores atuais, que são a nossa prioridade. Vamos seguir aperfeiçoando e acrescentando novos conteúdos a "Grand Chase". Eu prometo.

UOL Jogos - Quais são as próximas novidades programadas para "Grand Chase"?
Lee:
A "Season 3" foi focada em uma mudança de sistemas e, por isso, acabou sendo uma atualização menor que o convencional. Para a "Season 4", posso garantir mais conteúdo e gráficos melhores. E já digo que a "Season 5" será ainda maior (risos).

UOL Jogos - Você já pensou em lançar "Grand Chase" nos consoles?
Lee:
Algumas empresas já fizeram boas propostas para levar "Grand Chase" aos consoles, especialmente à Xbox Live, através da Microsoft. Se tivéssemos mais energia ou funcionários, talvez fosse uma boa ideia, mas hoje isso não é possível.

UOL Jogos - Qual é a importância do mercado brasileiro para a KOG?
Lee:
Talvez o Brasil seja o país mais importante para a KOG. Os jogadores brasileiros são os que mais gostam de PvP (Player versus Player) e fizeram de "Grand Chase" um título líder de mercado.

UOL Jogos - Você acha que "Fighters Club" pode se dar tão bem no Brasil quanto "Grand Chase"?
Lee:
Provavelmente o Brasil será o segundo país a receber "Fighters Club", atrás apenas da Coreia do Sul. No processo de desenvolvimento do jogo sempre pensamos no jogador brasileiro. Não que seja o único país, mas é certamente o principal, já que os brasileiros gostam muito da ação de "Grand Chase". Porém, achamos que "Grand Chase" não é o bastante, especialmente para os apaixonados por games de luta. Queremos agradar quem leva o estilo a sério.

UOL Jogos - E quanto a "Elsword"?
Lee:
Pergunta difícil. Queremos lançar "Elsword" no Brasil, mas ainda não sabemos se este é o momento certo. Particularmente, não quero atrapalhar "Grand Chase", pois ambos são parecidos. "Grand Chase" já é um game antigo e, exceto no Brasil, todos os demais territórios têm registrado queda no número de jogadores. Nesses territórios, "Elsword" foi o substituto natural. Talvez "Elsword" possa ser um novo "Grand Chase" no Brasil, mas ainda não é hora.

UOL Jogos - O que esperar do joint venture entre Level Up! e KOG?
Lee:
Em primeiro lugar, acho que o relacionamento e a comunicação entre as duas empresas vão melhorar, pois formamos a Kill3r Combo juntos. Assim, poderemos oferecer aos Estados Unidos um melhor serviço.

OS GAMES DA KOG
Théo Azevedo/UOL
Grand Chase
Lançamento: 2006 (Brasil)
Visual animado, personagens carismáticos e um estilo de ação simples e objetivo fizeram "Grand Chase" cair nas graças do público brasileiro. Em outros países, o jogo já está sendo gradualmente sucedido por "Elsword", mas por aqui "Grand Chase" segue firme e forte. Atualmente na "Season 3", o game deve receber em breve nova temporada, com ajustes e conteúdos inéditos.
Crédito
Elsword
Lançamento: 2007 (Coreia do Sul)
À primeira vista, "Elsword" lembra muito "Grand Chase" e, de fato, a inspiração é clara. A diferença fundamental, entretanto, está no fato de que "Elsword" é um RPG on-line, com personagens como um espadachim, uma arqueira e um andróide.
Crédito
Fighters Club
Lançamento: 2010 (Coréia do Sul); 2011 (Brasil)
Se você era fã de clássicos como "Streets of Rage" e "Final Fight", fique de olho em "Fighters Club", que adiciona características persistentes, típicas dos MMOs - ganho de experiência, por exemplo -, à fórmula. Com gráficos em cel-shade e diversos estilo de luta, o game permitir jogar com o CPU ou com um amigo, além de vasta customização de personagens.
Crédito
MMO de corrida (sem título divulgado)
Lançamento: indefinido
Em desenvolvimento há dez anos, após três tentativas mal-sucedidas, o jogo tem carros licenciados e lembra o visual de "Need for Speed" e, por enquanto, a KOG não libera detalhes adicionais.
Crédito
MMORPG (sem título divulgado)
Lançamento: 2011 (Coreia do Sul)
Ainda mantido sob mistério, o ambicioso projeto traz para um RPG o know-how da KOG em jogos de ação: os controles funcionam através do teclado, e não do mouse. Por isso mesmo, a forma de jogar lembra "Grand Chase". De acordo com a produtora, foram três anos de experimentos até acertar a fórmula.


* O jornalista viajou a convite da Level Up! Games.

UOL Celular

Acompanhe as notícias do UOL no seu celular: wap.uol.com.br

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host