UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PC

11/01/2011 - 15h01

Intel e Nvidia formam acordo para encerrar processo por chips gráficos integrados

do Gamehall

Divulgação

Novo processador da Intel promete rodar jogos pesados sem uso de placas de vídeo

Novo processador da Intel promete rodar jogos pesados sem uso de placas de vídeo

A Intel e a Nvidia, duas gigantes do ramo de componentes para computadores, anunciam um acordo na qual as duas companhias vão compartilhar as patentes que envolvem o desenvolvimento de chips gráficos integrados.

Pelo acordo, a Intel terá acesso irrestrito a todas às tecnologias patenteadas pela Nvidia, principalmente no ramo de chips gráficos. Já a Nvidia terá acesso apenas aos conteúdos que a Intel está desenvolvendo na linha conteúdo restrito pela Intel que, para compensar, terá de pagar a quantia de US$ 1,5 bilhões à parceira nos próximos cinco anos.

Ainda segundo o acordo, a Nvidia está proibida de utilizar qualquer tipo de tecnologia de processadores com tecnologia X86 da Intel, mas segundo o diretor-executivo da Nvidia, Jen Hsun Huang, o foco da companhia são os processadores ARM, que assim como os chipsets x86, são utilizados em netbooks e tablets. "Chegamos a conclusão que o ARM é a mais importante arquitetura de processamento", explica Huang ao site Gamespot "ARM é o processador com a maior base instalada. Nós iremos estender as possibilidades dele com os nossos processadores gráficos", finaliza.

Desta forma, tanto a Intel, quanto a Nvidia esperam entrar de cabeça no desenvolvimento de processadores do futuro, que mesclam as funções de processamento e de placa de vídeo. As duas empresas já haviam anunciado a produção deste tipo de processador durante a Consumer Electronics Show, de Las Vegas.

Ao apresentar a nova geração de seu processador i7, a Intel afirmou que sua nova tecnologia iria "aposentar as placas de vídeo". Com discurso semelhante, a Nvidia apresentou ao público o projeto Denver, que une processador central e placa de vídeo em um único chip.

Para a Nvidia, o acordo significou também o fim de uma batalha nos tribunais, já que a intel retirou a ação judicial movida contra a empresa em 2009, devido a uma disputa de licenciamento de patentes. Para contar com a tecnologia da Nvidia, todos os processos legais contra a empresa foram retirados pela intel.

UOL Celular

Acompanhe as notícias do UOL no seu celular: wap.uol.com.br

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host