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PlayStation 2

Fullmetal Alchemist and the Broken Angel

01/02/2005

da Redação
"A Humanidade não pode ganhar nada sem antes dar algo em troca. Para obter uma coisa, algo de igual valor deve ser perdido. Essa é a primeira lei de Troca Equivalente da Alquimia", diz uma das principais máximas do desenho "Fullmetal Alchemist". Aparentemente, a produtora Racjin e a Square Enix não levaram isso a sério, pois "Broken Angel" é um clássico caso de jogo inspirado em desenho feito com poucos recursos.

Direto do anime

O desenho conta as aventuras dos irmãos Edward e Alphonse Elric, que tentaram ressuscitar a falecida mãe usando alquimia, mas acabaram perdendo partes de seus corpos (aliás, o corpo inteiro, no caso de Alphonse, cujo espírito agora habita uma enorme armadura vazia). Eles decidem entrar em uma instituição militar do governo especializada em alquimia para encontrar a Pedra Filosofal - com o intuito de restituir seus corpos originais.

O game conta um episódio perdido da série, se encaixando na cronologia do desenho animado de mesmo nome e fazendo diversas referências a personagens importantes. No papel do alquimista Edward Elric, jogadores devem lutar contra uma série de inimigos usando artes marciais e as habilidades de transmutação do herói. Tudo isso é intercalado por diálogos escritos e animações da mesma equipe responsável pelo desenho da TV.

A ação do jogo é das mais simples: Edward anda por fases 3D atacando todos os inimigos que aparecem no caminho. Além de usar uma lâmina transmutada de seu braço metálico, o protagonista pode transformar objetos espalhados pelas fases em diversas armas: lanças, bumerangues, espadas, bombas e até metralhadoras estacionárias. É possível até transmutar o chão para criar barreiras e espetos. Além disso, ele pode dar ordens simples para o enorme e resistente Alphonse, que ajuda nas horas difíceis. Derrotar inimigos rende experiência e itens, que são usados para deixar os dois personagens mais poderosos.

Combate diluído

Mas enquanto a trama é pertinente e as cenas animadas fieis à obra original, a parte jogável deixa muito a desejar. Apesar de tentar oferecer opções diferenciadas em sua mecânica, "Broken Angel" é um jogo de luta que pode ser vencido quase que exclusivamente com o uso de seu golpe mais simples - em grande parte por culpa da burrice e falta de poder dos inimigos.

Mas os criminosos são apenas uma preocupação pequena para o jogador. "Broken Angel" traz muitos minutos de animação, mas o grosso da trama é contado com ilustrações estáticas dos personagens sobrepostas de texto sem dublagem - algo quase impensável com a fama da Square. Inimigos e ambientes são pouco detalhados e repetitivos, ao ponto de parecer um jogo de PSOne, exceto pelo uso excessivo do efeito de borrão de profundidade. Levando em conta que o personagem anda muito devagar, a ansiedade do jogador em atingir a próxima fase só piora.

CONSIDERAÇÕES

Fãs do desenho vão sofrer com as fases repetitivas e demoradas para prosseguir na trama, enquanto os demais jogadores provavelmente vão desistir logo de cara. Mesmo para quem se sente obrigado a conhecer essa parte da história da série, vale mais a pena alugar o game, considerando que ele pode ser vencido em 14 horas e não oferece extras interessantes.

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    GALERIA

    Fullmetal Alchemist and the Broken Angel (Playstation 2)

    31 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Racjin
    Lançamento: 18/01/2005
    Distribuidora: Square Enix
    Suporte: 1 jogador, cartão de memória
    DispensávelAvaliação:
    Dispensável

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