UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PlayStation 2

Gran Turismo 4

04/03/2005

da Redação
A cena de abertura de "Gran Turismo 4", uma verdadeira procissão dos mais possantes veículos sobre rodas do mundo, não deixa dúvida sobre o fervor quase religioso que a equipe da Polyphony Digital tem sobre o automobilismo. Fãs da série sabem disso, e comprarão o game cientes de estar levando um dos mais realistas e completos simuladores para os amantes do gênero.

Jornada pelo tempo e espaço

A nova edição do clássico de corrida ganha um tom quase enciclopédico, oferecendo mais de 650 veículos das últimas décadas - todos reproduzidos com uma atenção ao detalhe sem precedentes: além de trazer a potência e cores oficiais, o game traz comentários sobre a história de cada um dos modelos. Que outro jogo permite testar um Ford T (1915), um Golf IV GTi da Volkswagen e um NSX Type-R da Honda, sentindo claramente a diferença entre cada um deles, do som e potência do motor até o peso do veículo?

Mais uma vez o game é dividido em duas partes: uma opção Arcade para partidas rápidas e em multiplayer, e o verdadeiro filé, a modalidade Gran Turismo. Nessa última, jogadores deverão começar completando testes para aprender os detalhes básicos de direção, para depois investir seu dinheiro na compra de carros (é possível importar as licenças e até 100 mil créditos de "Gran Turismo 3"). Uma vez preparados, os jogadores devem competir nos diferentes eventos, que rendem dinheiro e carros. Essas recompensas podem ser investidas em novos veículos, modificações para aumentar o poder e visual das centenas de máquinas que você pode guardar em sua garagem digital.

Novos horizontes

Além de trazer pistas antigas e novas para uma lista de 50 percursos (que podem também ser traçados na mão inversa) que misturam autódromos, trechos urbanos e corridas off-road, "Gran Turismo 4" adiciona algumas novas possibilidades para os amantes dos carros, como colocar os veículos mais amados de sua coleção para sessões fotográficas. Apesar de não mostrar o interior do veículo, é possível alterar toda a configuração da câmera e sua posição, exportando o resultado para computadores ou impressoras. Não é exatamente um desafio para o jogador, mas um extra que revela exatamente o tipo de pessoa que aprecia a série.

Outra novidade é a integração do B-spec, a habilidade de participar de corridas apenas dando ordens para o computador, que dirige o carro. A modalidade certamente não traz a mesma empolgação de um simulador de cartolagem de futebol, mas se prova uma maneira menos frustrante de ganhar dinheiro para continuar destravando todas as opções do game - algo que pode potencialmente levar meses, mesmo para um jogador dedicado.

Visualmente, o jogo ganhou inúmeras melhoras. As mais claras estão na interface - uma das mais limpas, bonitas e eficientes já vistas em um videogame (mesmo que um tanto copiada do sistema operacional do computador Macintosh) - e nos cenários. O realismo dos carros agora se aplica também às pistas reais. E além de mais precisas, elas também estão muito mais detalhadas, trazendo extras como espectadores e uma equipe de pit stop. A adição de suporte digital para TVs de alta definição (em 480p e 1080i) promete derrubar o queixo dos donos desse tipo de equipamento.

Alguns arranhões na lataria

Mas se muita coisa melhorou, muitas expectativas também deixaram de ser cumpridas. O game originalmente seria o primeiro da série a oferecer multiplayer online - opção que acabou ausente na versão final. Promessas de uma inteligência artificial realista nos carros da competição também não foi implementada, seguindo a linha de motoristas robóticos. O velho truque de raspar em veículos oponentes para fazer curvas fechadas continua sendo uma ótima estratégia, apesar do game simular de maneira mais realista a sensação de impacto e oferecer penalidades arbitrárias para a prática (na forma de redução de velocidade e forçar parada nos boxes). Um antigo sonho dos fãs, a simulação de danos nos carros, também continua sem dar as caras. Além disso, inexplicavelmente, ocorrem terríveis flicks (aquelas tremidas grosseiras) em momentos aleatórios do game.

No final das contas, muita gente pode ficar decepcionada com o simples fato de que "Gran Turismo 4" não marca um grande salto em relação ao terceiro game. Sim, você ganha mais carros e gráficos melhores - mas depois dos saltos anteriores e inúmeros atrasos, é difícil não esperar mais.

O software oferece um dos melhores suportes para acessórios do mercado - além de seu suporte para impressoras, cartões para salvar fotos, televisores de alta definição, rede local e som surround (Dolby Pro Logic II), a nova edição continua sendo uma excelente simulação para volantes com retroalimentação tátil (Force Feedback) - é muito fácil gastar muito dinheiro com tudo isso e ainda sentir que foi um bom investimento... o resultado final é o mais próximo que muita gente vai chegar de dirigir esses carros.

CONSIDERAÇÕES

"Gran Turismo 4" não é um jogo para qualquer um: ter de completar 16 provas diferentes só para obter sua primeira licença é capaz de desestimular os fãs de jogos menos realistas como "Burnout" e "Need for Speed", e essa tendência não melhora com o desenrolar da experiência. Mas aqueles que buscam o simulador mais realista e completo não devem ter dúvidas em comprar esse jogo.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Gran Turismo 4 (Playstation 2)

    297 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Polyphony Digital
    Lançamento: 22/02/2005
    Distribuidora: SCEA
    Suporte: 1-6 jogadores, cartão de memória, iLink, volante; impressora USB
    ImperdívelAvaliação:
    Imperdível

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host