Lição número 1 para produtores de jogos: quando você tem um novo console com potencial revolucionário, NÃO PORTE UM JOGO COM MAIS DE UM ANO DE IDADE FEITO PARA UM VIDEOGAME DA GERAÇÃO PASSADA!
*ahem*
Sinceramente, Winback foi lançado para Nintendo 64 em 1999, e mesmo nessa época não foi exatamente considerado um dos melhores jogos do console. Por que trazer ele para o PlayStation 2? A resposta, meus caros, é Metal Gear. Winback tenta pegar o melhor do sucesso de Hideo Kojima, adaptando-o com toques de Syphon Filter para facilitar sua produção (um clássico como Metal Gear levaria muito tempo e dinheiro para copiar fielmente).
O resultado final é um jogo que mais parece um seriado dos anos 80. É fácil imaginar Magnum ou Starsky & Hutch fazendo as mesmas manobras manjadas: dando cambalhotas e se escondendo atrás de paredes e caixas, para então virar e atirar nos inimigos. Infelizmente, esses seriados duravam 25 minutos, e não horas.
Deixe-me esclarecer uma coisa: a mecânica do jogo é boa, e os controles respondem bem. Mas a ação é tão repetitiva e simples que muitos simplesmente desistirão antes de chegar no final. O modo multiplayer para dois jogadores contra bots ajuda um pouco, mas não muito.
CONSIDERAÇÕES
Winback certamente não vai ser o clássico que seus dois inspiradores foram, mas deve servir de aperitivo até a chegada do grande Metal Gear Solid 2.