UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PlayStation 2

Final Fantasy XI

17/01/2002

da Redação
Depois de uma dezena de jogos em quatro sistemas, a Square se esforçou em evoluir a série com gráficos e músicas melhores, uso de computação gráfica e ambientes tridimensionais. A próxima barreira a ser quebrada é virtual: a série se prepara para entrar no mundo dos games multiplayer. Final Fantasy XI: Online Another World é um grande empreendimento para a Square.

O jogo será ambientado no mundo de Vana'Diel, um lugar onde raças diferentes coexistem em meio à magia e tecnologia. Supostamente, os habitantes desse lugar estariam envolvidos em uma batalha contra um Mal Ressuscitado e a coleção de cristais para impedir um grande desastre - nada exatamente inédito na série até aí.

Algumas das raças jogáveis já foram reveladas na versão beta (que um bando de japoneses sortudos já tem em mãos): Hume, Elvaan, Tarutaru, Mithra e Galka. Os Humes e Elvaan parecem ser grafias em katakana de Humanos e Elfos. Os Humes são os mais balanceados do jogo, enquanto os Elvaan são criaturas altas e de orelhas pontudas muito habilidosas em combate corpo-a-corpo. Os Tarutaru são pequenas criaturas parecidas com Playmobils e muito experientes nas artes magicas. Os Mithras são uma raça felina e exímios caçadores, enquanto os Galka são enorme e poderosos monstros.

As raças parecem ter algumas diferenças culturais interessantes. Enquanto os Tarutarus são grandes amigos e convivem com os Mithras, esses seres felinos só permitem que suas fêmeas abandonem sua terra natal (por isso, jogadores podem apenas jogar com Mithras desse sexo). Já os Galkas não se reproduzem da maneira convencional (e por isso você não precisa escolher o sexo deles). Sua raça parece utilizar um mecanismo ainda não explica de ressureição para se procriar.

Sua primeira escolha ao iniciar o jogo é escolher uma raça e, dependendo do caso, um sexo. Depois você deve personalizar seu boneco com roupas específicas, penteados e outras características físicas. A idéia é que cada jogador tenha um Avatar único. Ao cair no mundo virtual, sua próxima missão é personalizar seu heroí (ou heroína) com habilidades específicas.

Utilizando o mesmo Job System de Final Fantasy Tactics e Final Fantasy V, cada personagem poderá escolher uma profissão e com isso treinar seus segredos únicos. Você pode, por exemplo, transformar seu personagem em lutador e aprender poderosos golpes, para depois mudá-lo para mago branco e aprender algumas magias de cura - sem perder os poderes já aprendidos. Quanto mais experiência, mais habilidades seu Avatar terá.

Como alguns monstros são muito fortes, o jogo contará com um sistema para montar equipes para enfrentá-los. Cada personagem pode se unir a outros dois, formando uma Aliança (alliance). Esses três podem então se unir a outros três e formar uma Equipe (team).

Para inimigos mais poderosos, até três equipes podem se unir, permitindo um total de 18 jogadores enfrentando simultaneamente um único opontente. Ainda não se sabe com certeza se as batalhas serão em turnos ou com um sistema de ação, mas muitos acreditam que será muito parecido com Phantasy Star Online. A experiência ganha deve ser dividida de acordo. Com isso, jogadores fracos terão uma chance de subir rapidamente se conseguirem alianças interessantes.

Os famosos Chocobos farão parte do jogo, e poderão não apenas servir de montaria, mas poderão ser cruzados para manipulação genética, como em Final Fantasy VII. Outro detalhe que ainda não foi bem explicado é o sistema de conquista: cada raça, ao vencer batalhas em certas áreas, ganha pontos de conquista. Dessa maneira, certos ambientes do jogo serão 'dominados' por facções diferentes dependendo dos jogadores.

Algumas das promessas da interface de Final Fantasy XI: Online Another World são salas de chat, e-mail, serviços de mensagem, troca online de itens e, é claro, a possibilidade de aventuras multiplayer. Só que tudo isso não será de graça: é quase certo que uma taxa mensal será cobrada para poder usar essas opções.

O PlayOnline, portal da Square para jogos online, deverá permitir até 3000 jogadores de Final Fantasy XI por servidor. A versão americana do game virá pré-instalada no disco rígido do PlayStation 2.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Final Fantasy XI (Playstation 2)

    111 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Square Enix
    Lançamento: 23/03/2004
    Distribuidora: Square Enix
    Suporte: Cartão de memória, multiplayer online

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host