14/02/2005
da Redação
A série "Way of the Samurai" deu uma reviravolta. Sai o enredo livre e as lutas mais realistas e entra a ação pura e simples, mais estilo arcade. O cenário também mudou de foco: das vilas japonesas para o oeste americano, onde vigora a lei do revólver.
Nesse cenário está inserido o personagem principal, Goujiro Kiryu, um honrando samurai que acredita que a técnica da espada é superior a todas as outras formas de combate. Com essa arma, ele encara os temíveis pistoleiros do velho oeste. Como uma cena de "Star Wars", o nobre samurai pode se proteger, desviar ou até mesmo rebater os projéteis lançados por seus opositores. Nem rajadas de espingarda podem ferir o espadachim. Todos esses movimentos podem ser feitos de maneira descomplicada, ainda que movimentos mais eficientes exijam uma maior precisão por parte do jogador.
O contraste predomina em "Samurai Western", e isso dá um toque especial ao game. Como se não bastasse um japonês no meio de uma cidade fantasma, os diálogos entre nativos e o protagonista, que desencanta a falar um "inglês de sushi", paralelo ao sotaque macarrônico das produções italianas de bangue-bangue.
A agilidade do guerreiro lembra o desenho animado "Samurai X", com golpes vistosos e passadas velozes. "Samurai Western" possui também um modo cooperativo. Mas não se trata de um modo completo; o segundo jogador, um atirador, é apenas um coadjuvante de Goujiro.
No decorrer do jogo, pode-se coletar mais espadas e até mudar o estilo de luta, como o método das duas espadas. Fora isso, um sem-número de roupas, muitas delas bem extravagantes, como um penteado afro ou um uniforme branco com um violão.
"Samurai Western" já saiu no Japão, mas ainda não tem previsão de lançamento nos EUA.