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PlayStation 2

Siren

07/10/2003

da Redação
Imagine um jogo que misture a apresentação estilizada de "Ico" com o terror de psicológico de "Silent Hill" e de quebra traga uma mecânica inusitada como a de "Fatal Frame". A idéia pode parecer excêntrica, mas já está sendo usada no novo game dos estúdios internos da Sony, batizado de "Siren".

A história do jogo começa em uma vila pequena e pacata, ou pelo assim era até o toque de uma misteriosa sirene. O vilarejo acaba cercado por um mar de líquido vermelho-sangue, e quase todos seus habitantes são infectados pela água e transformados em zumbis assassinos - aí entra você: jogadores são colocados na pele de 10 sobreviventes em um intervalo de 10 dias.

Os elementos para elevar a tensão do jogador não são poucos. Efeitos visuais como impressões vermelhas de monstros em movimento na tela, e a ausência de armas eficientes para a defesa são alguns dos truques usados. Mas a grande novidade é o poder inquietante dos protagonistas: eles são capazes de sintonizar a mente de qualquer ser nas redondezas.

O sistema funciona de forma bastante simples. O personagem aponta para uma direção e aperta o botão L2. Estática preenche a tela, como uma TV fora de sintonia. O direcional analógico é então utilizado para ajustar a imagem até "mergulhar" na visão de um amigo ou inimigo. Dessa forma, o jogador pode usar essas informações para se orientar pela fase.

Os personagens estão normalmente acompanhados de alguém que precisa ser ajudado. Como em "Ico", você precisa escoltar essas pessoas em segurança para completar cada episódio. Uma dessas pessoas é uma garota cega. Tentar sintonizar sua mente resulta apenas em uma imagem negra com um único ponto luminoso que aponta para o seu personagem.

Se isso não for o suficiente para assustá-lo, o fato de conhecer o destino de alguns protagonistas deve ajudar. Os capítulos do game não são dispostos em ordem cronológica. É possível que você se depare com um personagem que já controlou na forma de zumbi, e assim já saiba que algo horrível aconteceu a ele, e depois vir mais uma vez a controlá-lo antes de seu fim trágico. Funciona como num filme catástrofe: você sabe que vai morrer, só não sabe quando e como.

"Siren" tenta elevar ainda mais o terror nos games. Misturando elementos da apresentação e da parte jogável, o game quer revolucionar a interatividade do pânico nos videogames.

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    GALERIA

    Siren (Playstation 2)

    74 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: SCEI
    Lançamento: 20/04/2004
    Distribuidora: SCEA
    Suporte: 1 jogador, cartão de memória
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

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