UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PlayStation 2

Virtua Fighter 4

14/01/2002

da Redação
Os aficcionados por jogos de luta são todos iguais: costumam preferir um dos 'gigantes' do gênero e desprezar os outros - seja o favorito Tekken, Soul Calibur, Dead or Alive ou Street Fighter, ninguém negou nos últimos oito anos que a Sega revolucionou o gênero com Virtua Fighter. Seja por ser o primeiro jogo de luta 3D ou por oferecer uma alternativa mais elegante para como deve ser feito um título desse estilo, a verdade é que Virtua Fighter é uma das franquias mais polidas e balanceadas do mercado.

Virtua Fighter 4 tomou os fliperamas japoneses com um estrondo, conseguindo fama não apenas pela excelente jogabilidade, mas também por ser considerado o mais bonito arcade de luta existente. Quando a versão para PlayStation 2 foi anunciada, alguns temiam que muito se perdesse na tradução - e felizmente esse não foi o caso. Os modelos 3D dos personagens chega relativamente inalterado: a impressionante musculatura continua presente, apenas um pouco simplificada, contando com a inacreditável simulação de tecido e cabelo. Os fundos continuam interativos e belos, apesar de aparecerem um pouco simplificados (alguns fundos foram 'chapados' em 2D). E tudo isso roda a suaves 60 quadros por segundo - sem perder os efeitos de deformação nas fases com areia e neve. E olha que o jogo nem está pronto ainda!

Em termos de jogabilidade, Virtua Fighter 4 se aproxima mais do segundo título da série do que do terceiro. Apesar de sua aparente simplicidade quando comparado com outros jogos de luta, VF4 é considerado um dos mais profundos do gênero. Ao invés de depender de truques para executar combos de 50 hits, a Sega conseguiu balanceá-lo com a execução de estratégias mais difíceis de se aprender. O sistema é de uma sutileza simples, porém mortalmente eficiente nas mãos de alguém treinado.

Para 'rechear' VF4 de novidades para a versão caseira, a Sega decidiu trazer o sistema de cartão magnético e adaptá-lo para o cartão de memória. No Japão, tudo indica que novos gabinetes terão portas para download de jogos salvos, mas a versão americana deve liberar segredos com a resolução de desafios internos. Donos da versão de PlayStation 2 poderão destravar acessórios para vestir e personalizar os lutadores, além de golpes mais poderosos para turbiná-los.

Além do tradicional Arcade, Training e Versus Mode, VF4 para PS2 trará um AI Mode (um modo de treino onde o computador lhe oferece sugestões para melhorar seu estilo), o 'Kumite Mode' (que não passa de uma versão melhorada do tradicional Survival Mode, que simula alguns dos maiores jogadores de VF4 japoneses) e um Replay Mode, para que você possa arquivar e rever suas melhores batalhas.

Virtua Fighter 4 é um excelente exemplo de como um clássico do arcade pode ficar ainda melhor em um console caseiro. Se a Sega caprichar nos últimos detalhes restantes, é possível que a empresa tenha o melhor jogo de luta de 2002 lançado no primeiro trimestre do ano!

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Virtua Fighter 4 (Playstation 2)

    56 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Sega-AM2
    Lançamento: 17/03/2002
    Distribuidora: Sega
    Suporte: 1-2 jogadores, cartão de memória
    ImperdívelAvaliação:
    Imperdível

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host