UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PlayStation 3

Dead Nation

16/12/2010

PABLO RAPHAEL
Da Redação
Infestação zumbi é o nome dado ao ataque massivo de centenas de milhares de mortos-vivos, invariavelmente levando a civilização ocidental ao fim e abrindo espaço para heróis de ocasião acertar os cadáveres com um belo tiro na cabeça e salvar o mundo ou, ao menos, a própria pele. De certa forma, essa explicação resume a história e a experiência de jogar "Dead Nation".

Veja o trailer de lançamento do jogo
No game da produtora Housemarque, a mesma de "Super Stardust HD", os jogadores são sobreviventes em um mundo futurista destruído após uma infestação zumbi de proporções planetárias. Por alguma razão misteriosa, os personagens são imunes à doença que transforma as vítimas dos mortos-vivos em outros cadáveres ambulantes e por isso, lutam pelas ruas arrasadas contra hordas de zumbis famintos.

Com controles simples, onde uma alavanca direcional move o personagem e a outra controla a arma, é fácil pensar em "Dead Nation" como um jogo de tiro simples, nos moldes de "Zombie Apocalypse", "Burn, Zombie Burn" ou "Dead Ops Arcade", o divertido extra de "Call of Duty: Black Ops". É uma comparação errônea, pois o game da Housemarque é bem mais complexo do que os títulos citados e está mais para um "Diablo" com armas de fogo. A mecânica lembra os jogos da série "Alien Breed", mas com ação mais intensa e menos pausada.

Conheça os inimigos de "Dead Nation"
O ponto forte do jogo está na diversidade de armas e inimigos. A multidão de mortos-vivos é composta de vários monstros diferentes, tanto no visual quanto em suas habilidades. Zumbis bombeiros, palhaços, velhinhas malignas, gordões explosivos e bebês que cospem ácido são alguns exemplos do que os jogadores encontrarão em sua aventura. Para lidar com essas criaturas, há um arsenal que começa com rifles, submetralhadoras e escopetas, mas evolui rapidamente para armas mais exóticas, capazes de disparar raios que saltam de um zumbi para outro ou um canhão que dispara lâminas giratórias.

Também há um sistema de pontuação e placares globais, em que os jogadores têm seus pontos somados para determinar quantos zumbis sua nação destruiu. A disputa pela pontuação, aliada ao suporte para 2 jogadores, tanto lado a lado no sofá quanto em partidas online, garantem uma vida longa ao título. Para os caçadores de Troféus, há o atrativo que, assim como em "Alien Breed", "Dead Nation" é um jogo distribuído por download que oferece um cobiçado troféu de Platina.

O maior problema de "Dead Nation" é a ausência de suporte para conversas via headset durante as partidas. Como a cooperação entre os jogadores é um dos alicerces principais do game, fica difícil entender porque a produtora impossibilitou aos jogadores conversarem durante partidas online.

CONSIDERAÇÕES

Mais do que um caça-níquel lançado no embalo do sucesso de outros produtos com zumbis, "Dead Nation" é um jogo excelente e muito bem executado. O trabalho da Housemarque nos cenários e mapas de jogo e a diversidade de inimigos e a disputa pela melhor pontuação tornam a luta pela sobrevivência após a infestação zumbi muito mais divertida, principalmente com um amigo jogando ao seu lado, no sofá da sala.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Dead Nation (Playstation 3)

    30 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Housemarque
    Lançamento: 2010
    Distribuidora: Sony Computer Entertainment
    Suporte: 1-2 jogadores, multiplayer online
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host