UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PlayStation 3

Quantum Theory

07/10/2010

RODRIGO GUERRA
Colaboração para o UOL
Nem todo jogo precisa ser inovador ou revolucionário para fazer sucesso. Às vezes basta utilizar uma ideia que deu certo e pegar carona no sucesso dos outros. Geralmente nesses casos, algo é adicionado para criar alguma diferenciação. Entretanto, este não é o caso de "Quantum Theory", jogo da Tecmo que sugou tudo o que foi apresentado em "Gears of War", mas com notória a falta de capricho.

Teoria furada

O primeiro sinal da falta de originalidade está no protagonista, Syd, um brucutu que usa armas gigantes para destruir uma horda de mutantes que infestam seu mundo. A inspiração em Marcus Fenix é gritante. Com a exceção da arma Ripper (uma metralhadora com uma motoserra embutida) todo o resto dele está lá, como uma metralhadora estilosa e a armadura que protege o cara.

Trailer da TGS 2010
As semelhanças não param por aí: o cenário como um todo tem um estilo que parece ter vindo diretamente de Sera, o planeta que o esquadrão Delta defende em "Gears". Os inimigos seguem o mesmo padrão dos Locust, como os soldados rasos e os gigantes que lembram os Brumaks. Isso se expande para os controles, trilha sonora e até mesmo as frases de impacto dos personagens.

No geral, o difícil mesmo é não encontrar referências a "Gears of War". Na maioria dos casos a impressão que fica é que "Quantum Theory" não seja nada além de um "mod" do título da Epic.

No pouco que tenta inovar, "Quantum Theory" falha miseravelmente. No lugar de outro soldado bombado, Syd é acompanhado por Filena, uma jovem misteriosa que cruza em seu caminho em direção ao topo da Living Tower. Quando os dois se encontram pela primeira vez, acontece um desentendimento e falta só faísca sair dos olhos dele - até rola um breve combate entre os dois -, mas isso não passa de fogo de palha e logo os dois se acertam e passam a trabalhar juntos.

A Living Tower é local de origem de um material conhecido como Erosion, mancha negra que suga toda a vida do planeta Cocoon, local onde os protagonistas vivem. Foi por causa de Erosion que Syd perdeu tudo o que tinha na vida (amigos, família e companheiros de trabalho).

Sendo um soldado experiente, ele atravessa o mundo para alcançar o local onde está a origem de toda sua desgraça, acreditando que é seu dever acabar com a "torre viva". Já Filena é filha do homem que criou a torre, mas não revela seus objetivos a princípio, deixando o jogador na dúvida.

A mecânica de jogo segue o padrão de "Gears of War", usando o bom e velho esquema de correr, esconder e atirar - copiando inclusive a posição e funcionalidade de todos os botões. A equipe de desenvolvimento se focou apenas no sistema no qual Syd e Filena unem forças para acabar com os seus adversários.

Tiroteios e lutas contra chefões
O brutamontes pode arremessar a garota em direção ao inimigo para que ela use um golpes poderosíssimo para dar cabo dele ou deixá-lo enfraquecido. Geralmente isso pode ser um problema, tendo em vista que os chefes são gigantescos e podem acabar com a vida dela com apenas metade de um ataque.

Os dois também podem combinar ataques corpo a corpo, apertando botões no tempo exato para que os combos sejam executados. Só que nenhuma dessas tentavias de inovação são fortes o suficiente para manter o jogador ligado por mais do que cinco minutos.

Já o multiplayer também não ajuda na experiência de jogo, contando com os já batidos modos Deathmatch e Team Deathmatch. Porém, no final são totalmente dispensáveis, tendo em vista que é difícil encontrar adversários dispostos a perder tempo com o título.

CONSIDERAÇÕES

Em teoria, o título tinha tudo para dar certo, mas o resultado final não foi bem assim. "Quantum Theory" copiou tudo o que podia de "Gears of War", mas faltou ter um espírito próprio, algo que o destacasse e justificasse a compra. Quem ainda não experimentou o jogo da Epic Games, pode até achar a mecânica de correr, esconder e atirar divertida, entretanto a ausência de competidores nos modos online ainda é um dos fatores decisivos para deixar este título de lado.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Quantum Theory (Playstation 3)

    182 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Tecmo
    Lançamento: 28/09/2010
    Distribuidora: Tecmo
    Suporte: 1 jogador
    Outras plataformas: X360
    DispensávelAvaliação:
    Dispensável

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host