UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PlayStation 3

Thexder Neo

05/02/2010

OTAVIO MOULIN
Colaboração para o UOL
"Thexder Neo" é um remake distribuído somente por download do game "Thexder", cultuado jogo de tiro dos anos 80 que fez sucesso em vários computadores da época, como o MSX e o Amiga. Basicamente o novo game funciona como o antigo e apenas oferece mudança estéticas, com a aplicação de gráficos poligonais e efeitos modernos sobre a mecânica 2D tradicional e uma remixagem da trilha sonora.

O grande charme do game com certeza está na escolha do avatar do jogador. O usuário toma o controle de uma nave que vira robô (ou um robô que vira nave, que seja) e precisa invadir a base dos inimigos e destruir tudo o que encontrar. Roteiro não era o forte de jogos de ação e tiro da época e "Thexder Neo" nem se atreve a mexer com isso.

Remake do clássico de MSX
Em forma de nave, os controles ruins não permitem muito espaço para manobra e o artifício soa sempre mal desenvolvido e inconsequente. A transformação, no fim das contas, parece que só foi incluída porque na época era bacana ver coisas se transformando, como em "Transformers" ou "Macross".

Já como robô as coisas melhoram. Nesta forma o jogador é capaz de saltar e usar dois tipos de habilidades. A primeira é um escudo de força capaz de proteger dos tiros inimigos enquanto o segundo é um raio laser teleguiado que funciona como seu ataque. Só é preciso usar com cautela os dois recursos, pois os escudos são limitados e cada disparo do laser consome a própria energia do herói. É, "Thexder" pune o jogador por atacar os inimigos. É estranho pois, por padrão, o que leva o usuário a destruir inimigos neste tipo de jogo é justamente evitar que estes tirem sua vida.

Os saudosistas podem reclamar que esta é uma das grandes sacadas do game, pois somado ao fato do usuário só contar com uma vida e nenhum continue, é preciso atacar com muita cautela e saber bem onde pisa, já que os cenários também são repletos de armadilhas. Só que tal rigidez não se justifica nos dias de hoje.

Antigamente podia ser sinal de grande desafio, mas muitas vezes tal dificuldade era forçada por escolhas ruins de design, mecânica com respostas pobres ou simplesmente falta de recursos. O robô de "Thexder" é lento e desengonçado, sem poder de fogo suficiente para encarar uma luta justa contra seus oponentes. Conceitualmente pode ser o que faz do protagonista um herói de verdade, mas é um de um extremismo que nunca recompensa à altura e que torna a experiência frustrante.

"Thexder Neo" também conta suporte a multiplayer. Pena que o recurso praticamente não serve para nada. Durante nossos testes o jogo foi incapaz de encontrar jogadores online, o que quer dizer que há algo errado com a programação ou que ninguém realmente está jogando. Por fora, ainda há a opção de experimentar uma simulação da versão clássica do game e ver que realmente pouca coisa mudou.

CONSIDERAÇÕES

"Thexder Neo" é um lançamento preguiçoso que simplesmente deu novos gráficos e sons ao antigo "Thexder", sem mexer em sua mecânica ou desafio. Assim, o jogo que era difícil por conta de suas limitações de comando e design hoje parece incrivelmente antiquado e frustrante, mesmo com o verniz de modernidade e a inclusão de um modo multiplayer.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Thexder Neo (Playstation 3)

    imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Square Enix
    Lançamento: 28/01/2010
    Distribuidora: Square Enix
    Suporte: 1 jogador, cartão de memória
    Outras plataformas: PSP
    DesprezívelAvaliação:
    Desprezível

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host