UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PlayStation 3

Watchmen: The End is Nigh Complete Experience

31/07/2009

OTAVIO MOULIN
Colaboração para o UOL
Depois de quase duas décadas no limbo, finalmente o filme baseado na seminal minissérie de quadrinhos "Watchmen" chegou aos cinemas e com ele o jogo "Watchmen: The End is Nigh", vendido por download para Playstation 3, Xbox 360 e PC. Foi claramente anunciado como um primeiro capítulo de uma longa série, mas ao que parece a Warner resolveu encurtar seus planos e correu para finalizar um segundo e, ao que tudo indica, último episódio.

Tal segunda parte, chamada apenas de "The End is Nigh 2", chega primeiro em uma compilação em Blu-ray para Playstation 3 reunida com o primeiro game e uma edição especial do filme, em sua versão do diretor. Apesar das boas intenções da produtora, é algo que pega de jeito os fãs que já gastaram seu suado dinheiro pelo download do primeiro jogo e agora devem comprá-lo de novo para ter o que foi chamado de "The Complete Experience".

Pancadaria nos anos 70

"Watchmen: The End is Nigh" se passa quase dez anos antes da história original, explorando a parceria entre o psicótico Rorschach e o relutante Coruja pouco tempo antes da aprovação da Lei Keene, que proibiu a ação de vigilantes. Os dois começam a aventura se infiltrando na penitenciária de Sing Sing, onde está ocorrendo uma rebelião. A partir deste evento, vilões que foram apenas mencionados na graphic novel original são explorados, em um roteiro do veterano Len Wein, que foi o editor original dos quadrinhos que deram origem ao filme.

Embora Wein seja uma figura lendária no ramo dos quadrinhos - ele é o criador de figuras famosas como o Monstro do Pântano e o mutante Wolverine - e tenha seu mérito na trajetória de "Watchmen", não havia nada que pudesse fazer para transformar o jogo em algo relevante. Seu trabalho é de encomenda, ingrato por tentar dar algum peso a um game de pancadaria raso e repetitivo, se resumindo a fisgar referências e manter as personalidades dos personagens nos lugares, o que só deve ser apreciado pelos mais fanáticos pela obra.

A diferença entre os dois jogos é mínima. Na verdade, se você não jogou nenhum dos dois, não irá notar diferença de tom ou mecânica. Veteranos irão apenas observar um aumento considerável de inimigos e alguns cenários bem mais sugestivos, como os bordéis e boates de strip-tease que servem de palco para as pancadarias da segunda aventura.

Parceria de vigilantes

Um ou dois jogadores podem participar de partidas locais, escolhendo entre Rorschach e Coruja, que tem habilidades diferenciadas. O jogo funciona basicamente como "Final Fight" ou "Streets of Rage", exibindo grandes sequências de pancadaria intercaladas por alguns eventos de pouca relevância, como um minigame para abrir fechaduras que lembra "Splinter Cell".
Tudo é incrivelmente repetitivo, desde os cenários até os inimigos, o que começa a pesar logo nos primeiros minutos de jogatina. Os heróis possuem um repertório limitado e, tirando momentos em que armas brancas aparecem ou alavancas devem ser acionadas, tudo se resume a esmigalhar os botões de ação sem muita elegância ou preocupação.
Ao menos a apresentação é de alta qualidade. Todos os diálogos da dupla principal foram dublados por seus intérpretes do filme, Patrick Wilson (Coruja) e Jack Earle Haley (Rorschach), mantendo a química das telas. Os dois são acompanhados de maneira imponente por trechos da trilha original de Tyler Bates, que dá mais peso à ação.

Os gráficos são espetaculares se levarmos em conta que se trata de um jogo distribuído por download. Há alguns efeitos impressionantes que dão vida aos ambientes, como o movimento de vapores ou reflexos em poças de água, assim como a movimentação dos mocinhos, que é bastante complexa. A taxa de animação irregular, assim como alguns serrilhados em torno dos protagonistas, tira um pouco do brilho do visual, mas ainda é marcante a complexidade do trabalho para este tipo de produto.

É importante falar também sobre o disco extra encartado no pacote, o Blu-ray da versão do diretor do filme, integral, com direito a bônus e tudo mais. Como há uma questão de direitos de distribuição complicada, o Brasil não ganhará esta edição especial com 25 minutos extras de filme, portanto é uma boa pedida para os fãs mais ardorosos que gostam de colecionar de tudo. Vale lembrar que não há legendas ou dublagem em português neste disco.

CONSIDERAÇÕES

"Watchmen: The Complete Experience" é um produto interessante. Embora aqueles que já tenham comprado o primeiro jogo por download possam se sentir traídos, o pacote é um bom investimento se levarmos em conta o valor do disco Blu-ray com o filme em sua versão do diretor. Você leva um filme e dois jogos temáticos rasos, mas agradáveis. Agora, se inglês não é seu forte e você não curtiu "Watchmen", passe longe.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Watchmen: The End is Nigh Complete Experience (Playstation 3)

    11 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Deadline Games
    Lançamento: 21/07/2009
    Distribuidora: Warner Bros.
    Suporte: Cartão de memória
    RegularAvaliação:
    Regular

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host