08/12/2008
da Redação
"Lumines Supernova" é uma edição para a PlayStation Store de um quebra-cabeça lançado originalmente em 2005 para PSP e que, rapidamente, ganhou status de cult. Criado por Tetsuya Mizuguchi, o objetivo principal é empilhar peças que surgem na tela para formar áreas quadradas ou retangulares constituídas por blocos com dimensões de, no mínimo, 2x2. O diferencial é que a música determina o ritmo de desaparecimento das construções.
Esta versão do game, que já passou até pelo Xbox 360 e por celulares, conta com cerca de 40 skins - esquemas gráficos que mudam a aparência geral das telas, cada um com efeitos sonoros e músicas próprias. Algumas já fizeram sucesso nas edições anteriores enquanto outras são inéditas, como uma feita em parceria com a produtora Media Molecule, contando com a participação de Sackboy, o astro de "LittleBigPlanet".
Além do modo principal, chamado de Challenge Mode, "Lumines Supernova" coloca à disposição muitas outras variações de sua mecânica, como o Time Attack, em que o relógio se torna o maior obstáculo, e o Mission Mode, que estipula vários objetivos a serem cumpridos durante a ação. Há também o Dig Down Mode, em que se torna necessário apagar blocos já posicionados para liberar o caminho daqueles que caem do alto da tela.
Para tornar o pacote extremamente robusto, há a possibilidade de criar sua própria trilha sonora no Sequencer Mode, que vem com vários sons pré-gravados, e também criar playlists com suas skins favoritas. Além disso, o jogo tem suporte a troféus e a conteúdo adicional por download.