"Move Party!" é uma coletânea de minigames criados especialmente para o PlayStation Move, o controle de gestos do PlayStation 3. Sua fórmula é bastante similar a da série "Eye Toy Play", que colocavam os jogadores para preparar comida, lutar, desviar de bolhas e mais, sempre realizando movimentos com o próprio corpo. Desta vez, o jogador utiliza o controle PlayStation Move enquanto a câmera (inclusa no pacote) capta seus movimentos. A experiência é praticamente a mesma, porém desta vez os comandos são mais precisos.
No modo multiplayer,os jogadores vão alternando em turnos, enquanto competem pela melhor pontuação nos diversos minigames - ou um único jogador joga sozinho no modo solo. Em cada minigame o controle assume a forma de um objeto, ou uma série deles. No salão de cabeleireiros, por exemplo, um personagem aparece em primeiro plano na tela e o jogador, em segundo plano, recebe a missão de realizar um determinado corte de cabelo, utilizando algumas ferramentas como tesoura, lâminas automáticas e pincel para tintura. Para evitar que o jogador realize ações por acidente no jogo, o movimento só é captado enquanto ele mantém o botão T (o gatilho localizado atrás do PlayStation Move) pressionado.
No minigame de pintura, o controle se transforma em um pincel na tela, e o jogador precisa desenhar certas formas, que ganham vida e se movimentam depois de finalizados. Em outro minigame, é preciso levar os passarinhos em queda até os ninhos, localizados nos cantos da tela. Aqui, o controle ganha a forma de um ventilador, e o jogador precisa posicioná-lo no ângulo adequado em baixo das aves e pressionar o botão para ativar o ventilador, fazendo-os flutuar em direção e velocidade conforme com a posição do controle.
Tal como os jogos Eye Toy, os participantes aparecem na tela juntamente com os elementos que compõe cada minigame. Contudo, ao contrário do que acontecia nos jogos do PlayStation 2, as pessoas ao fundo não podem mais atrapalhar o jogador, pois a câmera captura apenas os movimentos do controle. O jogo possui um sistema de reconhecimento de rostos e de voz, para identificar quem é quem nas partidas.