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PlayStation 3

25/09/2009 - 18h31

Direto da TGS: agora, "Gran Turismo 5" abraça novatos

AKIRA SUZUKI
Colaboração para o UOL, de Tóquio
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A série "Gran Turismo" nasceu no PSOne em 1997 com uma proposta ousada: fazer em um videogame um jogo de simulação de carros. Esses títulos com viés realista eram mais comuns no PC, e nos consoles imperava a fórmula que prega a velocidade, sem compromisso com as leis da física, caso da série "Ridge Racer". "Gran Turismo" era um jogo difícil, mas capturou mentes e corações dos jogadores e amantes de carro que aceitaram reeducar sua visão sobre games de corrida.

Enfim, o game idealizado por Kazunori Yamauchi demandava dedicação - no modo de carreira, o jogador não disputa nenhuma prova enquanto não passar dos testes de direção, que, apesar de básicos, por si só já tinham dificuldade relativamente acentuada. "Gran Turismo" é uma série que se orgulha em ser "hardcore", feito para entusiastas e apenas para eles.

Mas o mundo mudou, e hoje o público de games está mais amplo. Agora, vendo o sucesso de "Forza Motorsport" (da Microsoft), que apesar de ser um simulador traz diversos recursos para ajudar jogadores menos experientes, a produtora Poliphony Digital finalmente fez concessões mais amplas com "Gran Turismo 5".

O game traz o recurso de traçado sugerido, em que uma marcação na pista indica o melhor caminho a ser feito. Além disso, a linha-guia também traz os pontos de frenagem, informação fundamental nesse tipo de jogo. O recurso é mais simples que o visto em "Forza", mas cumpre sua função de ajudar os novatos. Além disso, há uma série de sistemas de assistência, a fim de dar mais estabilidade aos veículos. O jogo possui dois modos de simulação, o padrão, que já é bastante realista, e o Professional, que é muito mais minucioso em seguir as leis da física.

Danos, finalmente

Ferrari 458 Italia na pista
"Gran Turismo 5" também traz novidades para seu público fiel. A mais destacada é a introdução do sistema de danos, em que os carros se deformam e quebram com as batidas.

Além disso, também traz a visão de cockpit, que é o que melhor reproduz a sensação de estar dentro de um veículo. Definitivamente, é estranho e passa uma impressão desleixada uma corrida em que se mistura carros "com" e "sem" danos, mas já é um primeiro passo numa franquia que, apesar de pregar o realismo, não tinha sistema de deformação e quebra.

Em termos de mecânica de jogo, o título recupera o estilo tradicional da série, em que manobras arriscadas (girar o volante demais ou acelerar acima do recomendado) são punidas com o descontrole do veículo. O game recupera boa parte do entusiasmo dos tempos de glória, trazendo gráficos detalhados e quase deslumbrantes. Os circuitos foram reproduzidos com fidelidade, e os efeitos de luz e sombra dão refinamento ao título. Naturalmente, todas as animações são em 60 quadros por segundo, mas foram notados problemas de sincronia vertical em alguns poucos trechos, ao menos na demonstração usada na Tokyo Game Show.

Enfim, "Gran Turismo 5" retorna em grande estilo, mas, desta vez, não está correndo sozinho, já que evoluiu muito menos que o rival "Forza Motorsport". Os fãs de jogos de corrida podem comemorar a existência de dois grandes games de automobilismo, mas, na batalha de demos da Tokyo Game Show, o título da Microsoft lidera com leve vantagem, por conta da promessa de um pacote mais completo. Vale notar que o novo "Forza" está pronto, agendado para sair em 27 de outubro, enquanto "Gran Turismo 5" tem previsão de lançamento apenas em março de 2010.

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