UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PSP

Pro Evolution Soccer 2009

02/02/2009

CLAUDIO PRANDONI
Colaboração para o UOL
A exemplo da série "FIFA", da Electronic Arts, o bate-bola virtual da Konami ganha uma atualização todo ano. Nesta temporada 2009 chega à quinta versão portátil para PSP e, se no passado "Pro Evolution Soccer" virou o jogo com folga sobre a concorrente, neste ano se esforça pouco e fica com um empate magro.

Messi joga no PSP
Ao contrário das edições para consoles caseiros, que apresentaram uma sensível melhora na precisão dos controles e aumento de velocidade, esta versão diminuta permanece quase intocada. A rapidez também é patente, mas não há diferenças nos comandos - o que é bom e ruim a um só tempo. Sob uma perspectiva os controles já eram eficientes o bastante para o PSP, mas em compensação se perpetua a falta de praticidade para executar dribles mais elaborados. Tudo gira em torno de rápidos toques nos botões superiores L e R, que por sua vez não são tão rápidos quanto o ritmo de partida exige.

O visual continua impressionante para um videogame portátil, mas já mostra sinais de desgaste, principalmente quando colocado lado a lado com o recente "FIFA 09". Nada a reclamar em relação à modelagem dos atletas, mas as animações são muito robóticas e artificiais, contrastando muito com a naturalidade e fluidez cada vez melhores que a EA tem conseguido com "FIFA".

Poucas inovações

Na mecânica de jogo predomina a acomodação e vale o mesmo para o conteúdo de "PES 2009". A lista de clubes licenciados praticamente não se alterou, já que de novidades temos apenas o Manchester United e o Liverpool - todos os outros times ingleses usam nomes fictícios. Se focarmos nos clubes brasileiros aí a goleada da EA é avassaladora: novamente, apenas o Internacional de Porto Alegre figura, agora um já ex-antigo campeão mundial. Aqui não há como competir com "FIFA" que se dá ao luxo de oferecer uma liga brasileira contando até com times hoje na Segunda Divisão.

Pior ainda: a tão alardeada licença da UEFA Champions League, a Liga dos Campeões da UEFA, passou longe do PSP, que não exibe sequer uma fração do tradicional torneio que é uma das principais novidades - e exclusividades - das versões maiores.

Ao menos foi incluída uma versão enxuta do Be a Pro, modo em que se assume o controle de um único atleta desde as categorias de base e deve-se guiá-lo em campo para que se torne um grande atleta, atraindo o interesse de grandes clubes e conquistando campeonatos.

Mais uma bem-vinda, ainda que tardia, adição: disputas online. Em "PES 2009" no PSP é possível jogar partidas de 5 ou 10 minutos - limitação que deve chatear os mais aficionados pelo futebol virtual que preferem embates mais cadenciados. Infelizmente o sistema é pouco prático e exige que se coloque informações de registro sempre que for jogar e um monte de menus para navegar. Aliás, problemas chatos parecidos com os que se encara para jogar "Metal Gear Online" no PSP ou mesmo PS3 - a Konami tarde em utilizar melhor as redes online.

CONSIDERAÇÕES

Se você for um fã inveterado de "Pro Evolution Soccer", daqueles que não entende como alguém pode preferir FIFA, vai passar batido pela total falta de novidade e chiar apenas pela precariedade dos modos online, Be a Pro e a falta de mais equipes. Porém, caso seja um apreciador de futebol virtual de requinte, provavelmente terá dificuldades especificamente aqui no PSP para decidir qual série lhe agrada mais.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Pro Evolution Soccer 2009 (PSP)

    17 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Konami
    Lançamento: 11/11/2008
    Distribuidora: Konami
    Suporte: 1-2 jogadores, multiplayer online, cartão de memória
    Outras plataformas: PC PS3 WII X360 PS2
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host