UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PSP

Ys I & II Chronicles

07/04/2011

DOUGLAS VIEIRA
Colaboração para o UOL
O passado nunca se fez tão presente na história dos consoles portáteis. Para o bem ou para o mal, diversos remakes aparecem de tempos em tempos - alguns bons, outros não. "Ys I & II Chronicles", para PSP, fica no meio do caminho por uma questão de "timing", pois as chances de o game não prender a atenção daqueles que se aventuraram anteriormente em "Ys: The Oath in Felghana" é grande.

Como o próprio nome sugere, "Ys I & II Chronicles" traz os dois primeiros episódios da série que tem o guerreiro Adol Christin como protagonista. Durante a jornada no primeiro jogo o heroi de cabelos vermelhos enfrenta diversos confrontos em busca dos livros de Ys, que revelam a chave para derrotar o mal. A aguardada batalha acontece no segundo jogo, mas é preciso paciência para chegar até ele sem pular os eventos vistos em "Ys I".

Mudar ou não?

O primeiro ponto que faz ambos os jogos parecerem um pouco ultrapassados é o sistema de batalha. Enquanto em "Ys: The Oath in Felghana" o jogador praticamente perde o dedão de tanto que aperta o botão de ataque, em "Ys I & II Chronicles" a chance de bocejar é grande: não há teclas para realizar ataques com a espada, e as batalhas funcionam com trombadas frontais, laterais e pelas costas. A situação só altera um pouco no segundo episódio, quando há o acréscimo de magias.

Outro ponto negativo, mas apenas do primeiro game, está relacionado ao sistema de evolução, que é limitado a 10 níveis. Pode parecer uma coisa banal, mas após atingir tal marca - até o seu priminho de sete anos consegue fazer isso em pouco mais de uma hora - não haverá motivos para batalhas comuns, o que diminui bastante o tempo total de jogo.

Ouça um trecho da trilha sonora


Algo interessante de se observar aqui é o salto que a série teve entre os dois games. Em "Ys II" a única coisa que permanece intacta é o sistema de batalha comum, pois o resto recebeu um belo incremento: as magias dão uma dinâmica diferente aos confrontos, o nível máximo passou para 50 e é preciso passear por diversos pontos antes de enfiar a espada na goela do vilão. Não é pouco, e faz diferença.

Uma das coisas que permanecem inalteradas, para o bem dos que curtem desafios, é o nível de dificuldade, em especial nos confrontos contra chefes. No primeiro game isso é mais acentuado, uma vez que não é possível utilizar itens em batalha. A coisa muda de figura na continuação com o uso de magias e a possibilidade de se recuperar com ervas e afins, mas nada que o faça reclamar do desafio em "Ys II" ter se transformado em uma cachoeira.

A parte sonora também merece destaque, e os novos arranjos deixam o game mais próximo de um título atual - e cá entre nós as músicas dão uma bela empolgada, em especial nas lutas contra os chefes, onde aparecem solos de guitarra, baixo e outros instrumentos que certamente o farão curtir cada momento com um fone de ouvido. Nunca é demais lembrar, as composições originais - nas versões de "Ys" e "Ys II" para PC, nos anos 80 - são de Yuzo Koshiro, lendário compositor musical aclamado até hoje pela trilha da série "Streets of Rage".

CONSIDERAÇÕES

Certos clássicos deveriam permanecer inalterados, outros precisariam de um ajuste ou outro para ficar mais interessante. "Ys I & II Chronicles" se enquadraria no segundo modelo para ficar mais dinâmico, ou deveria aparecer nas lojas antes do lançamento de "Ys: The Oath in Felghana".

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Ys I & II Chronicles (PSP)

    28 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Falcom Japan
    Lançamento: 15/02/2011
    Distribuidora: Falcom Japan
    Suporte: 1 jogador
    RegularAvaliação:
    Regular

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host