07/01/2008
da Redação
O primeiro "Star Ocean", lançado para Super Famicom (o nome do Super NES no Japão) em 1996, foi um marco. O game de estréia da produtora Tri-Ace é considerado um dos títulos com melhor som para o 16 bits da Nintendo.
Também pudera: a produtora foi formada por integrantes da Wolf Team, que fez o primeiro "Tales of Phantasia", outro game notável para o Super Famicom. Por isso, "Star Ocean" tem muito do primeiro "Tales of", mas o clima aqui é de ópera espacial, com influência de "Star Trek".
As bases de um game da Tri-Ace já estão em "Star Ocean": a produtora é conhecida por RPGs no qual os personagens podem se desenvolver de muitas formas. Aqui, além de liberar habilidades, os jogadores podem criar itens e armas.
O remake para PSP tornou o game ainda mais luxuoso. As cidades foram refeitas com cenas pré-renderizadas (não geradas em tempo real) e o mapa-múndi é em 3D agora. Há cenas de animação para contar os principais episódios da aventura. Essas animações, feitos a mão, foram produzidas pela consagrada Production I.G. (de "O Fantasma do Futuro"). Agora, os diálogos principais do enredo são dublados (no original, havia voz apenas nas batalhas).
No PSP também foram acrescentadas mais episódios particulares (tem mais que o dobro do original, segundo o fabricante). Essa é uma marca do game: nas cidades, o seu grupo pode se separar e viver cenas individuais.
Como é tradição da produtora, as batalhas têm elementos de ação, no qual o jogador pode controlar livremente o personagem.