UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PSP

24/09/2009 - 11h21

Direto da TGS: "MGS: Peace Walker" destaca co-op

AKIRA SUZUKI
Colaboração para o UOL, de Tóquio
A Konami produziu-se inteira para um jogo de PSP. Não era para menos, já que o título em questão era "Metal Gear Solid: Peace Walker", uma das mais consagradas franquias da Konami. Outro motivo que aumenta a moral do game é que tem a participação direta do criador da série , o aclamado Hideo Kojima, que escreve, produz e está a cargo do design de regras.

Foi montado uma zona de guerra bem no centro do estande da Konami, que também reservou uma parte do palco para tratar de "Peace Walker", com a presença de personalidades-chave do segundo "Metal Gear Solid" (excluindo-se os "Digital Graphic Novel"), como a atriz Yumi Kikuchi, que dubla a personagem Strangelove e fez as vezes de mestre de cerimônias do encontro que teve participação do próprio Kojima. O espaço temático foi decorado como um depósito, sendo que algumas cabines de testes ficavam dentro de contêineres.

A história de "Peace Walker" acontece em 1974, dez anos depois de "Metal Gear Solid 3" e quatro após "Portable Ops". Nesta terceira aventura de Big Boss, o cenário é a Costa Rica, um país sem exército que precisa da força militar sem fronteira criada por Snake e Major, composta de soldados que abdicaram do sentimento de nacionalismo. Trata-se, aqui, do grupo que originou a Outer Heaven, o grupo que Solid Snake combateu no primeiríssimo "Metal Gear", para MSX2.

Laços

Cooperação é a chave
As novas aventuras de Big Boss podem ser realizadas em partidas solo, mas o game parece revelar sua verdadeira vocação com as campanhas sendo realizadas em multiplayer cooperativo - dependendo da fase, aceita de duas a quatro pessoas. Não se trata apenas de uma vantagem numérica, mas, nessa modalidade, é permitida uma série de ações especiais. Por exemplo, se dois jogadores se aproximarem o suficiente, suas barras de energias são integradas, e, além disso, é possível trocar armas, itens e munições.

Isso é importante na medida em que cada jogador escolhe um arquétipo de Big Boss no começo da fase, com equipamentos definidos para cada configuração. A Battle Suit tem a melhor defesa, mas é mais lento e barulhento, enquanto a Sneaking Suit, bem familiar, se destaca por possuir um escudo. Já a Jungle Fatigues destaca-se pela camuflagem eficiente, em contraponto ao Naked Snake, que, sem camisa, fica bastante desprotegido, mas compensa com agilidade e armamento pesado.

Outra vantagem do modo cooperativo é a opção de formação tática, em que o primeiro da fila comanda o deslocamento da tropa, e os outros passam a segui-lo automaticamente, podendo se concentrar no ataque. O companheirismo também permite ultrapassar obstáculos altos, e até mesmo voltar ao jogo mesmo com a energia zerada, se a massagem cardíaca for completada por um dos jogadores.

Mais liberdade

Big Boss e clones no trailer da E3
Assim como o antecessor, o game possui dois modos de controle: clássico e "shooter" (em que os botões principais se convertem em um segundo direcional, para controlar a visão, como num título de tiro em primeira pessoa). Para melhorar os controles, a equipe desenvolveu uma "capinha" para os direcionais, a fim de torná-los mais precisos. Uma solução simples que podia vir de fábrica. As ações são similares ao antecessor, mas o sistema de combate CQC evoluiu: agora, pode-se arremessar vários inimigos em sequência, pressionando o botão R no momento certo. Assim, mesmo cercado, é possível colocar todos os oponentes no chão. Agora, mais um item ajuda o jogador a passar despercebido: há um balão que se livra dos soldados caídos.

Nas mãos de Kojima, até as cut-scenes ficam criativas. Não é apenas que existam dois tipos de cenas que contam as história - fica a gosto do freguês: CG ou artístico. O primeiro usa os "bonecos" do próprio jogo, enquanto o segundo é similar ao de "Portable Ops", com cenas animadas baseadas nos desenhos de Ashley Wood, que está com o traço cada vez mais parecido com o de Yôji Shinkawa, o diretor artístico do game. O jogador pode interagir nesses "vídeos", fazendo zoom (e assim revelando novas "camadas" da cena) ou até mesmo controlando certos elementos (como na cena de lançar um foguete para derrubar um helicóptero). Enfim, é mais um episódio promissor de "Metal Gear Solid".

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host