Segundo a rede europeia de lojas ShopTo, o PSPgo teve um lançamento "morno" na região, e a ausência de jogos físicos para a plataforma impediram que pacotes promocionais incentivassem os consumidores nessa estreia.
"O PSPgo teve um início lento para a ShopTo e mantivemos nosso estoque bem limitado já considerando isso", disse Igor Cipolletta, executivo-chefe da ShopTo, ao site GamesIndustry.
"Permanecemos com o preço sugerido para o PSP go para podermos atingir nossa margem máxima de lucro considerando que não haverá mais vendas de jogos para esse formato para nós como uma varejista online".
A Sony, no entanto, insistiu que os números estão dentro das expectativas internas e que as vendas gerais do PSP aumentaram 120% logo após a estreia do PSP go na última quinta-feira (1º). As vendas do go e do PSP-3000 teriam sido equivalentes.
Apesar disso, os dados da ShopTo não indicam aumento nas vendas do último modelo do portátil com entrada UMD. "O PSP-3000 não teve um crescimento e até que títulos mais fortes sejam lançados não esperamos uma mudança significativa nesse quadro", comentou Cipolletta.
Jogos de peso"Tivemos sim uma quantidade fantástica de encomendas para o PlayStation 3 Slim e apetite do consumidor para com ele permaneceu forte com os excelentes pacotes promovendo os jogos recém-lançados como 'FIFA 10' e 'Need for Speed: Shift'", completa.
A principal diferença entre os dois novos modelos de hardware está nos jogos, afirmou Cipolletta. "Sem podermos vender jogos físicos ou acessórios com o PSPgo significa que a oferta para o consumidor é padrão e então o preço se torna um problema importante".
No entanto, algumas lojas já começaram a oferecer descontos no preço do novo portátil, apenas cinco dias após seu lançamento. Esta semana, a HMV, GAME, Play.com e a Amazon baixaram o preço para 200 libras esterlinas, 25 a menos que o sugerido.
Sem futuroJá para a Chips, maior rede de lojas especializada em jogos, o PSP vai "falhar miseravelmente". "Em minha opinião pessoal ele não terá futuro. Eu já vi várias apresentações para ver se há algo lá e para ser honesto não acho que vai a lugar algum. Eu estou 99,9% seguro de que vai falhar miseravelmente, e nesse caso vai inibir a entrada de outros consumidores em potencial para o espaço digital", comentou Don McCabe, diretor administrativo do grupo.
Essa falha, segundo ele, pode ser positiva, porém, paras lojas, que tendem a perder com as vendas de jogos caso a distribuição digital tome totalmente o lugar do comércio tradicional. "Do ponto de vista dos lojistas, o PSP go é uma boa ideia", disse ele.
"Eu ouvi alguém da Sony dizer 'isso marca nossa autoridade no espaço digital e destaca nossa intenção' e realmente o que eu acho é que eles vão amedrontar qualquer um que tentar segui-los". Um segundo problema, de acordo com McCabe, é que enquanto as distribuidoras veem uma tremenda possibilidade de crescimento nas vendas digitais, poucas conseguem ganhar dinheiro com isso.
"Todo mundo olha para a Apple e diz dois bilhões de downloads - bem, sim, mas desses dois bilhões de downloads eu diria que talvez 70% deles tenham sido gratuitos. E dentre aqueles por que eles pagaram, eles pagaram centavos por eles. A Apple tem uma história de tremendo sucesso para ela mesma, e para mais ninguém", analisou.